quarta-feira, 7 de junho de 2017

Entre Papas & 1º's ministros

O Sporting tem estado a assistir de cadeirinha às acusações do FCP ao SLB de ter a arbitragem (e não só...) na mão. Isto é assim mais ou menos como encontrar na rua o artista que afundou o império BES e o Oliveira e Costa ex-BPN a acusarem-se mutuamente de burlões: "és tu!" "Não, tu és muito mais!" Não deixa de ser um lindo espectáculo.

Ora, da mesma forma que não foi preciso ouvir sequer as gravações do apito dourado para toda gente perceber o que se estava a passar, não é preciso agora conhecer a correspondência do Pedro Guerra para saber quem é o dono do quintal da arbitragem. Ainda assim saúda-se o esforço feito pela máquina portista em desferir golpes certeiros e em profundidade na carapaça do "1º ministro" em exercício. 

Como Sportinguista interessa-me saber qual é a estratégia que seguiremos de agora em diante. Porque não vale a pena fazer de conta que não percebemos o que se está a passar: trata-se de uma contraofensiva para recuperar a cadeira perdida. Que, uma vez reconquistada, não contemplará espaço para mais ninguém. 

Das suas uma: ou Sporting tem uma estratégia já definida para retirar proveitos desta luta de poder ou então verá limitada a sua acção agora à difusão dos vídeos do director de comunicação do FCP (que, reitero, têm sido certeiros), eventualmente também à partilha dos posts do Dragão Diário. No futuro voltará ao lugar na bancada olhando para um lado e para outro, qual espectador de Roland Garros, enquanto a bola (leia-se os favores e jeitinhos) saltam de um campo para outro. Porque é mais fácil acreditar no Pai Natal do que na generosidade do Papa numa futura partilha de poder ou saneamento do futebol português.

14 comentários:

  1. É verdade.

    Qual a estratégia que vêem como válida?

    Pessoalmente, creio ser difícil ter uma estratégia que não suje as mãos do nosso clube. Considero que os relatórios dos árbitros serem publicados, bem como o vídeo árbitro - algo pelo qual o scp se tem batido -, foram vitórias importantes.

    Uma coisa é certa, seja qual for a estratégia, tem de passar por modificar a nossa comunicação e de passar por resistir à tentação de sequer tentar ser o herdeiro do trono. Está na hora do futebol português ver nascer a sua primeira república.

    SL

    ResponderEliminar
  2. E se, com relatórios e vídeo-árbitro, continuar a mesma rotina?
    Benfica penta-campeao...
    Sporting ou Porto fora da champions...
    Qual vai ser aí a desculpa?

    Ridículo pensar que a "zona de conforto" onde andou o porto durante décadas se possa assemelhar a estes 4 títulos do Benfica!
    Lembrar que Fcp teve este ano várias oportunidades para ser 1o , após alguns empates do SLB e não souberam aproveitar.

    ResponderEliminar
  3. A queda do FCP e o domínio do SLB coincidiram no tempo.
    A inversão da estratégia seguida por Pinto da Costa com a entrada de Lopetegui e da participação da Doyen e Alexandre Pinto da Costa nas contratações de jogadores desconhecidos por valores pornográficos e a falta de resultados, ocorreram na mesma altura em que os organismos que tutelam o futebol português tiveram os seus quadros renovados, maioritariamente por jovens com grande ambição, e disponíveis para servir quem como eles pretendesse a manutenção do poder, neste caso o Benfica.
    A somar a isto temos cursos para árbitros no SLB, jovens árbitros promovidos a internacionais com meia duzia de jogos na 1ª liga e ex-arbitros afetos ao benfica como observadores.
    Isto é "trabalho de anos" e a única forma de combater este polvo é através da transparência. Esta união do SCP e FCP, que têm interesse em remover este poder ao SLB, poderá atrair outros clubes para em conjunto tornar público os relatórios e notas de árbitros e observadores. Também é necessário tomar medidas em relação aos jogadores emprestados pelos grandes aos clubes menores(soube hoje que o SLB teve 41 nesta época!) o que desvirtua a verdade desportiva.
    Enquanto não se esvaziar este mundo de promiscuidade que é o Futebol Português, Porto e Sporting terão poucas hipóteses de ser campeões novamente...
    A propósito do quase do Porto, se o Porto recuperasse pontos ao Benfica, perderia pontos no jogo a seguir de certeza. O que teríamos era a "roubalheira" mais a descarada do que a que vimos...
    JH

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Roubalheira mais descarada que já vimos"

      Deves ser tão novinho... 😁 Ou se vires futebol há mais que 4 anos, ganha vergonha. Este perdoar do FCP da parte verde já mete nojo

      Eliminar
    2. É mentira. O Porto teve 16 jogadores emprestados, o Sporting 13 e o Benfica 12!
      O Benfica é quem tem tido o menor número de jogadores emprestados a outros clubes.
      Só agora, quando as finanças apertam e não há dinheiro para contratações e o Benfica está muito ativo porque tem dinheiro para investir é que o pânico se instala.

      Mas a lei aprovada pelos clubes, permite ao Benfica e a outros clubes teoricamente emprestar 3 jogadores por clube. É só fazer as contas!

      Eliminar
  4. meu caro, acredita mesmo que o saraiva e o marques não estavam coordenados nisto?

    quanto a este caso, é uma mão-cheia de nada. provas zero, extrapolações, nomes atirados para o ar, e tudo com base... num e-mail que alguém que não tem nada a ver com o conselho de arbitragem, nem com nomeações ou avaliações, enviou a alguém que trabalha na benfica tv.

    adão mendes? a sério? se formos dar crédito a isto, então o que diremos no caso pereira cristóvão?

    comparar isto com o mundo do apito dourado é tolice.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me que o Pedro Guerra nem trabalhava na altura na BTV. Era um adepto como qualquer outro.

      Eliminar
  5. Também ando muito curioso para saber como vai ficar o caso do Vice Presidente que fazia depósitos nas contas dos árbitros.

    ResponderEliminar
  6. O Porto fez alguma denuncia? Claro que não. Porque as denuncias falsas normalmente passam facturas muito caras de volta. Eu aposto numa denuncia anónima para entreter a malta lá de cima.

    ResponderEliminar
  7. Ponto prévio: ouvir o fcp falar em esquemas de corrupção depois do país inteiro ouvir as escutas a Pinto da Costa onde flagrantemente é oferecida fruta de dormir e viagens a árbitros, é simplesmente patético.
    Além disso os factos são estes: o director do FCP (Luís Gonçalves) ameaçou o árbitro Tiago Antunes no jogo em Braga dizendo-lhe que a sua carreira iria ser curta. Este árbitro foi despromovido.
    Os super daragões andam há dois anos a ameaçar o árbitro Jorge Ferreira e o seu pai (é só lembrar a visita que fizeram ao seu restaurante e as pinturas na parede do mesmo espaço). Este árbitro acabou também de ser despromovido.
    Será que esta conversa toda não será para abafar isto? Será que alguém "engole" a treta de que o SLB manda nisto tudo?!?
    A estratégia do Sporting parece-me evidente: uma vez que se juntou aos azuis do norte, agora deverá estar ao lado destes nestas tristes cenas. Pela blogosfera leonina parece-me, pelas partilhas diárias de tudo o que os azuis dizem, que essa estratégia já está ao rubro!

    ResponderEliminar
  8. A caixa de comentários sobre este tema dominada por um qualquer anónimo benfiquista é uma bela imagem do actual estado do futebol português.

    Eles estão por todo o lado, dominam tudo, mas ninguém admite, pois não têm rosto. E como não há rosto, tudo lhes é permitido. O que não lhes seja favorável não passa de mentiras e invenções.

    É aliás, uma marca já velha do mundo encarnado, cuja principal claque tem o sugestivo nome de no name boys. Durante muitos anos faltava era um coordenador, um 1º ministro, capaz de colocar todos estes 14 milhões de orgulhosos anónimos a remar para o mesmo lado.

    E conseguiu. Já nem o mais esclarecido benfiquista, com um inédito tetra no bolso, se importa. "Os outros fizeram o mesmo...". Pois fizeram. E pelo andar da carruagem outros repetirão.

    Como diz sabiamente o povo - "pimenta no cú dos outros é refresco". O que interessa é ganhar. O resto é treta, ou tetra...

    Numa coisa os anónimos têm razão. Esta santa aliança azul e verde não cheira nada bem. Primeiro porque a moral dos azuis para falarem nestas coisas enquanto tiverem por lá o actual papa é nula, e segundo porque o nível linguístico do nosso presidente deita por terra qualquer credibilidade que as boas ideias merecem.

    Daí ser muito fácil para todos estes 14 milhões de no name boys apontarem o dedo a esta frágil aliança dizendo - "mas qual verdade desportiva? vocês só querem é o nosso poleiro!"

    A verdade é que para desmentir 14 milhões é precisa muita fruta... E a fruta está cara. O mais barato é mesmo confessar os pecados ao padre mais próximo...

    Resumindo - tudo muito bem encaminhado para o penta.

    SL

    ResponderEliminar
  9. Tinha ideia de ter lido isto num post anterior "Mas a concentração máxima deverá estar sempre focada no plano interno. Vivendo num meio hostil e com pelo menos dois rivais com maior poder nos gabinetes, o Sporting, para ser novamente vencedor, conta apenas consigo e tem, por isso, de ter um desempenho desportivo quase perfeito."
    Afinal agora parece que devemos concentrar esforços em assegurar o controlo do poder.
    Em que ficamos afinal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TW,
      eu depois de ler esse comentário fico a rir-me. Obrigado!

      Eliminar
    2. Quando não temos resposta lógica e razoável é sempre boa estratégia uma não-resposta.
      Confesso que também me ri quando li o post...

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)