segunda-feira, 13 de março de 2017

O que têm André, Petrovic, Ruiz, Meli, Markovic que não têm Podence, Geraldes, Palhinha, Matheus e mesmo Iuri?

A frase é de Jorge Jesus na conferência de imprensa que se seguiu ao jogo em Tondela, referindo-se a Matheus e Podence, mas onde outros nomes podem ser incluídos:

"Sei que o futebol tem coisas que eles ainda não têm. Tecnicamente têm muita qualidade, mas o futebol não é só isso. Para aprenderem eles têm de jogar e errar."

A afirmação do nosso treinador não tem nada de polémica, qualquer adepto minimamente atento é obrigado a concordar com ela. Porém, quando ela é devidamente contextualizada com a política de contratações seguidas no inicio da época, e até mesmo com as afirmações que, de forma cada vez mais frequente,o treinador vai fazendo sobre a formação e prospecção, a pergunta que titula o post ganha toda a pertinência. 

Traquejo, tarimba, experiência é certamente aquilo que faltará a estes jogadores. Mas, olhando para o lote dos jogadores pelos quais foram preteridos, será que os que chegaram as tinham? 

E, admitindo que sim, será que era a adequada às especificidades requisitadas pelas competições em que iriam estar envolvidos, nomeadamente nossa Liga e a Liga dos Campeões competições que, por razões diferentes, eram as mais importantes para nós?

Uma coisa sabemos já, e que vamos aprendendo à nossa própria custa, repetindo frequentemente os mesmos erros e equívocos (e com elevados custos, diga-se): tivéssemos confiado mais na qualidade da actual geração e dificilmente as coisas teriam resultado pior. 


Isto mesmo reconhecendo, como também me parece óbvio, que não podemos estar à altura dos nossos compromissos e ambições com plantéis exclusivamente constituídos pela formação. Mesmo reconhecendo também que jogar com o Tondela não é o mesmo que jogar com FCP, SLB, SCB ou Real Madrid ou demais "tubarões".

Porque razão demos a outros (por exemplo, Markovic e até mesmo Alan Ruiz) o tempo e o espaço que não demos a Podence, Geraldes, Palhinha, Matheus e mesmo Iuri? 

Faz sentido ter jogadores emprestados (Markovic, Campbell)  e ainda por cima dispendiosos para lugares onde temos jogadores de qualidade e até em quantidade apreciável? (Gelsón, Podence, Iuri)?

Se Francisco Geraldes é um jogador "tipo João Mário" e as funções deste estão ainda por encontrar sucessor porque se mandou o jogador dar uma volta ao bilhar grande primeiro para Moreira de Cónegos e depois para a bancada?

13 comentários:

  1. Para mim, no papel, o plano fazia sentido: para abordar uma época com fase de grupo de Champions assegurada, contratam-se jogadores com experiência, e, em vez de deixar no banco os jogadores promissores, tira-se partido da nova regra dos empréstimos, e coloca-se em clubes complicados (os golos que sofremos nos últimos 2 jogos foram marcados por emprestados pelos FCP e SLB, a passe de emprestados pelo FCP e SLB e que, claro, não vão jogar contra FCP e SLB). Só que o plano falhou. Com excepção do Dost, as aquisições nada acrescentaram (e incluo o Alan Ruiz, que só parece melhor, agora, porque a equipa, globalmente, piorou). "Pior" (salvo seja): a posição ideal de Campbell e Markovic é a mesma de Gelson, que o ano passado era um "joker", e este ano evoluiu para titular indiscutível - e quem previa isto? Ou seja, acertar o totobola à 2.ª feira todos acertamos. Em especial, a imprensa, que pode optar (quando lhe interessa) por destacar o positivo - o Matheus a oferecer o golo ao Dost em Tondela - e omitir o negativo - o Matheus ignorar o lateral do Tondela deixando-o cruzar sozinho para o golo. SL! JPT

    ResponderEliminar
  2. Excelente, Leão!

    Sem ser Dost, Beto, Coates e Bruno César, o ano de 2017 trouxe ZERO ao nível de contratações:
    Schelotto, Marvin, Douglas, Elias, Petrovic, André, Castaignos, Alan Ruiz, Markovic, Campbell, tudo gente que só trouxe prejuízo e rendimento desportivo ao nível do pior que já passou por Alvalade.
    Campbell e Markovic foi um azar. Já mostraram ser melhores. Mas as idas à selecção, pouca vontade e maus resultados, resultaram em Zero de motivação.

    O que sempre dissemos, é que a nossa formação, nomeadamente os jogadores que tanto mencionámos, não chega para Vencer todos os títulos. Nunca ninguém aqui disse que eram génios. Mas sempre soubemos que eram melhores que estes.

    No meu blog, numa das respostas aos comentários, fiz estas perguntas, que considero uma síntese daquilo que sempre defendemos.

    "- Matheus, Podence e Iuri são melhores que Oliver, Brahimi e Corona? Creio que não.
    - Matheus, Podence e Iuri são melhores que Pizzi, Salvio e Rafa? Creio que não.
    - Matheus, Podence e Iuri são melhores que A. Ruiz, Markovic e este Campbell? Creio que sim.

    Sem gastar dinheiro, estaríamos melhor. Estaríamos ao nível dos rivais? Talvez não. Mas gastar o que se gastou também não nos aproximou deles, afastou-nos."

    E tínhamos futuro.

    um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leão,

      adoro o argumento: "na pré-época as exibições dos jovens deixaram a desejar; via-se bem que ainda não se podia contar com eles; não estavam preparados; não defendiam; etc, etc".

      Por acaso na pré-época, o A. Ruiz, Petrovic e afins mostraram estar à altura do Sporting? A nossa "maravilhosa" pré-época deixou-nos assim tão esperançados devido às exibições enormes destes génios?
      Gauld nunca jogou, Matheus e Iuri entraram pouco tempo e se houve alguém que se destacou, foi o Pondence.

      Há um medo enorme em se dizer: os responsáveis pelo Sporting erram na formulação do plantel e os (péssimos) resultados estão à vista.

      Não tem mal nenhum em se assumir isso e, mesmo assim, apoiar a direcção e treinador.

      Eliminar
    2. Cantinho,

      enfim...

      Preocupante é que este duplo critério não exista apenas entre os adeptos mas também entre os responsáveis directivos e sobretudo JJ.

      Sobre a pré-época manda a honestidade que se diga que apostar num jogador não é metê-lo a jogar em equipas que não seriam as titulares e ainda por cima poucos minutos.

      Eliminar
    3. Eu sou do Benfica mas o Podence foi o melhor jogador do Sporting na pré-época.

      Eliminar
  3. A posição ideal do campbell e markovic é a mesma do Gelson já era titular e do iuri, por exemplo. O matteus deixou o lateral cruzar como fez o bruno cesar, no rio ave, por exemplo, e na pequena até o coates foi novamente ultrapassado, como foi em chaves, por ex. que é o central mais caro e está a jogar no lugar do paulo oliveira, que o jj retirou de titular na melhor defesa dos 1.os seis meses. Defesa que ele destruiu por uma mais cara e pior. Onde faltava cerebro sobra estrutura que agora falta, onde Pará o cérebro? Vai para a Turquia, assim espero.

    ResponderEliminar
  4. 3 jogadores que não trouxeram muito à equipa foram Elias, Markovic r Campbell. Uma pessoa honesta admite que na altura da contratação desses três também tinham boas espectativas. Não correu bem.
    É fácil agora dizer que os miúdos da formação tinham feito melhor, mas a verdade é que a pré epoca não lhes correu bem. E imaginem que tinham ficado todos e as coisas tinham corrido da mesma maneira que correram sem eles. Estávamos na mesma situação e perdíamos os jogadores para o futuro. Esta última fase de formação dos jogadores é muito importante. Jogarem com regularidade e em ambientes fora da sua zona de conforto. Voltam muito mais fortes.
    Eu também gostava de ver a equipa só com jogadores da formação. Mas quem pede isso tem que estar preparado para que os jogadores falhem e que possamos sofrer por isso. E não começar a mandar bocas e insultos da bancada que podem provocar um retrocesso na formação dos jogadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruno Ope,

      Se fossem só esses 3...

      É sempre fácil fazer o totobola à 2ª feira mas o post refere algo diferente do "os miúdos da formação tinham feito melhor". Algo que me parece mais honesto "tivéssemos confiado mais na qualidade da actual geração e dificilmente as coisas teriam resultado pior."

      Eu não tenho nenhuma obsessão por "equipas só da formação". Dependendo da qualidade das gerações é possível ter com mais ou com menos, interessam que sejam bons e à altura das ambições que o clube designa para a época. Nitidamente não foi o caso.

      Eliminar
    2. Concordo com o Bruno Ope,
      E é bom termos diferentes opiniões pois enriquece o debate.
      A pré-época mostrou que os jovens ainda não estavam a altura do pretendido. Basta rever os jogos...Iuri, na minha opinião foi a maior decepção, mas compreendo que não é fácil chegar a 1ª equipa e vestir esta camisola...Agora acho-o mais jogador e com outra intensidade.O mesmo para Geraldes e Podence. Dizer que os miúdos teriam feito melhor tem o mesmo de objetividade que afirmar que se o árbitro tivesse marcado a dupla mão de Pizzi o Sporting teria vencido o Benfica...Não é possível dizer se sim ou não e o passado já foi. Foram feitas escolhas e tenho a certeza que com o objetivo racional de ganharmos. Não correu como esperávamos e acho que esta nossa troca de opiniões, entre adeptos, é importante. Concordo que os jovens regressados voltam mais fortes e com mais vontade de mostrar valor.
      Em relação as contratações, terão de ser muito bem avaliadas. Não temos dinheiro nem Mendes/Doyen como os rivais para arriscar (ver Jovic, Saponic, Taarabt, Adrien Lopes, Imbula, etc...). Já sei que vão falar do Soares, mas só após o Porto o ter contratado e começado a fazer golos é que vi os "especialistas" a dizerem que era bom... Os "Freitas Lobos" dos blogues só aparecem com o prognóstico no fim do jogo...

      Eliminar
  5. Foi um erro de BdC/JJ mas parece-me que esse erro foi admitido dentro do clube,tanto que foi retificado em Janeiro.Agora e nao podem e repetir o erro e acredito que o nao vao fazer.Como adepto do "rival"(lol),e este caminho que realmente mete medo :) ,porque estes jogadores alem de terem muita qualidade,jogam com amor e querem crescer para depois irem para outros grandes clubes financeiramente.JJ sempre sera igual a si propio,eu durante 6 anos nunca liguei muito o que ele dizia nas conferencias de imprensa ,porque no campo e que as equipas dele falam.

    ResponderEliminar
  6. O que têm André, Petrovic, Ruiz, Meli, Markovic que não têm Podence, Geraldes, Palhinha, Matheus e mesmo Iuri?

    Sem rodeios, o conforto de JJ. E foi sempre assim. Explicações para tal? Só há duas. Confirmadas através da ligação a vários empresários que também se transferem com JJ. Como o famoso Costa Aguiar. Independentemente de acreditar pouco ou nada em putos. Por isto tudo é que JJ devia ser sempre uma das últimas opções para qualquer clube que aposta efectivamente na formação.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (88) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (95) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (64) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (8) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (12) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (21) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (37) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (20) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (24) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (22) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (3) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (5) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (1) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (3) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (95) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)