terça-feira, 10 de janeiro de 2017

As medidas mal medidas para a arbitragem

A causa é justa mas o serviço prestado pelo Sporting na discussão dos problemas da arbitragem com a divulgação de onze medidas avulsas é inútil e ineficaz. Quer quanto à forma quer quanto ao conteúdo esta divulgação é a melhor forma de fazer muito fumo mas pouco lume, pelo que o mais natural é que não produza nenhuma alteração.

Oxalá os acontecimentos venham a desmentir a minha convicção que a divulgação das medidas no Facebook não é apenas inútil, é contraproducente, por ser uma ferramenta que o próprio Bruno de Carvalho se "esforçou" em desvalorizar por uso descuidado. Dificilmente a comunicação será entendida como mais substancial que um desabafo ou a expressão de um estado de alma. Os SMS's  poderão funcionar para efeitos de convocação de flash mobs mas dificilmente produzirão efeitos junto da formalidade e imobilismo que caracterizam os clubes profissionais e respectivas direcções.

O mesmo se aplicará ao conteúdo, cuja redacção descuidada aparenta ter ocorrido entre duas actividades distintas ou em simultâneo. E ainda que se reconheça validade e pertinência em algumas delas, esta forma de as propor, bem como a superficialidade que a caracteriza, é uma forma de as auto-desvalorizar, oferecendo assim argumentos aos que não têm qualquer interesse em mudanças. 

Se o Sporting quiser alterar uma virgula que seja aos regulamentos e ao status quo da arbitragem tem de ser consequente com a sua vontade e liderar o processo, pondo os pés no caminho, que muitas vezes encontrará enlameado e armadilhado. É preciso resiliência, porque os revezes acontecerão antes da obtenção de qualquer ganho, por pequeno que seja. Para este fim é necessário unir esforços e vontades, mesmo que a principio sejam poucos, porque a pregar sozinho o mais que se consegue é ruído. 
Alguém no seu perfeito juízo acredita que vai haver um milagre e os relatórios vão começar a ser divulgados no imediato? 

Que o cancro dos observadores, perpetuador de jeitos, favores e influências, vai  acabar amanhã?

Que as nomeações vão começar a ser marcadas por critérios de sensatez e decoro?

Que vale a pena iniciar já a aplicação do "vídeo arbitro" sem uma limpeza prévia e sem acautelar uma regulamentação que proporcione transparência no seu uso?
Para tal é preciso convocar, reunir, deliberar e seguidamente o mais difícil, que é constituir uma maioria que, em sede de votação ou influência consiga plasmar nos regulamentos as mudanças pretendidas. E embora elas sejam necessárias no imediato o horizonte temporal exequível dificilmente poderá ser outro que não a próxima época e deveria ser essa a ambição.

Ora, como é bom de ver, isto não é compaginável com a vida absorvente de um clube com actividade permanente. Nomear uma pessoa com credibilidade e reputação inatacáveis que represente o Sporting (em tempos foi aqui sugerido Jorge Sampaio para efeitos semelhantes) e que alavanque um movimento de regeneração profunda do futebol português, que vá desde os quadros competitivos até aos regulamentos, sejam de arbitragem ou não é uma das medidas possíveis.

Como facilmente se percebe este é um empreendimento tão necessário como de dificuldade extrema para se levar a efeito. Com representantes ou directamente o Sporting, pela sua índole e por necessidade de sobrevivência do seu estatuto, tem aqui um desafio tão importante e necessário como o da reestruturação financeira. São já mais de três décadas de tratamento desigual, enquanto os seus rivais dividem entre si influências e benesses.

De outra forma, e com a falta de coerência e profundidade que o Sporting tem dedicado à matéria, dificilmente será levado a sério e não terá mais atenção do que a que de um clube que só se queixa quando as coisas correm mal.

9 comentários:

  1. "Quer quanto à forma quer quanto ao conteúdo esta divulgação é a melhor forma de fazer muito fumo mas pouco lume, pelo que o mais natural é que não produza nenhuma alteração." - claro que não vai produzir nenhuma alteração. Mas o homem não consegue viver sem Facebook? Ali ele é um verdadeiro campeão! Não há reuniões da Liga onde ele pode apresentar isto? Não vai haver amanhã uma reunião entre clubes e árbitros? Existe melhor local para apresentar estas ideias do que ali? O Madeira é que tem razão quando diz que já ninguém leva a sério o Bruno de Carvalho. Isto vem de encontro à sua intervenção no Núcleo de Sportinguistas das Caldas da Rainha do fim de semana passado, onde disse que é a última vez que o Sporting terá intervenção calma e ponderada em relação aos árbitros, e isto apenas dias depois do triste espectáculo protagonizado em Setúbal, onde valeu encontrões ao árbitro, onde valeu jogadores e treinadores rodearem o árbitro, onde valeu gritaria e insultos na cara do árbitro, e para acabar em grande, onde os árbitros tiveram que ser escoltados (!) para fora do relvado. Agora imaginem que aquela intervenção não tinha sido "calma e ponderada"...

    ResponderEliminar
  2. Excelente post mais uma vez e fora da caixinha de ressonância que é hoje a maioria dos blogues do Sporting. Estão todos aos saltos com as medidas mas não percebem sequer que aquilo não passa de propaganda, mal articulada e pior do que isso mal escrito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está enganado,é pior ainda: percebem e contribuem activa e conscientemente para isso.

      Eliminar
  3. O problema é que já ninguém lhe passa cartão. Eu sou sportinguista e já nem o posso ouvir. Fará outros. E entretanto lá chegaram as desculpas publicas a um dos presidentes daquele que ainda há pouco tempo era o coveiro mor do SCP. Hoje na comissão de honra. Consequente não é? Mais uma daquelas palavras que nunca constaram no léxico do Tarzan do SCP.

    ResponderEliminar
  4. Teve que ser no facebook porque a reunião é só para homens. Na Tasca é que levam o Bruno muito a sério.

    ResponderEliminar
  5. E será esta a melhor altura para o presidente do nosso clube ter essa atitude de demonstração de caminho e de frontalidade?

    ResponderEliminar
  6. O Sporting, ao longo dos tempos e com diferentes direcções, deve ser o clube que já apresentou mais propostas relativas ao funcionamento da arbitragem e nos mais variados locais e fóruns. Talvez faltasse o Facebook para ter mediatismo...

    Tenho uma aversão natural em ver comunicação oficial em redes sociais, mas entendo que por exemplo um ator desportivo (jogador, técnico, dirigente ou árbitro) o faça por uma simples razão, há censura no meio desportivo, o Presidente do Sporting não pode dizer o que entender sobre p.ex. arbitragem sem ser alvo de um castigo ou multa, já o cidadão Bruno de Carvalho pode, e deve, e só terá alguma sanção se for ofensivo para o/os visados.

    Como é que se permite isto no mundo do futebol é para mim transcendental. Como é permitido que clubes, ligas e federações limitem de forma para mim perfeitamente abusiva a liberdade de expressão de cidadão nacionais ou profissionais a exercer a sua profissão em Portugal é absurdo.

    Infelizmente o dinheiro faz este microcosmos funcionar como quiser e "obriga" a inventar e desenvolver esta nova fórmula de comunicação patética.

    ResponderEliminar
  7. É a mesma personagem que elegeu a actual direcção da liga e que há poucos meses elogiava as nomeações e o novo conselho de arbitragem. Que conseguiu afastar V. Pereira ou contribuiu bastante para isso. Mas enfim contra o Feirense já não houve gritaria nenhuma e os árbitros foram excelentes. Olha e o Spalvis são mais dois milhões e tal para o lixo? Ou é mais um Diamé, Sako, Jug, Naby Sarr ou Naldo? Boa sorte. 600 e tal milhões de passivo para um activo que não chega a metade? Vão precisar dela, Sporting Clube Sichuan. E os otários a pagarem as dívidas do BES e do BCP. Boa sorte.

    ResponderEliminar
  8. O BdC não é levado a sério , mas nada tem a ver com o facebook .

    Quando falamos de um presidente que há uns meses elogiava o estado de arbitragem , aquando alguns bons resultados ( e com alguns casos a favor ) no início da época , que agora vem , jogo após jogo , criticar árbitros por tudo e nada , então está tudo dito .

    A história é mais do mesmo . Quem vem atrás queixa-se dos árbitros , dos adeptos , do tempo , das nomeações , do estado do relvado , dos eclipes lunares , dos E.T.s , etc . Tudo serve para sacudir a água do capote e chutar para campo a própria incompetência .

    O exemplo maior disso é o último jogo . Um penalty , mal marcado é certo , aos 92´ dá direito a rodear e quase espancar um árbitro . Mas alguém se retratou e assumiu que nesse mesmo jogo ficou um penalty por marcar , também contra o Sporting aos 71´?

    O problema é esse . Se apenas fazemos barulho quando é contra nós , então é natural que ninguém dos dê muita credibilidade .

    Quanto ao resto , alguém acredita que existe alguma forma de ser nomeado ou sorteado um árbitro que não seja do Benfica ? É que , semana após semana , os árbitros escolhidos para os jogos do SCP , SLB e FCP são sempre todos do Benfica e todos tentam carregar o Benfica á vitória .

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)