quinta-feira, 12 de maio de 2016

O ferrari vermelho, o colete encarnado e o barrete verde

O spin da máquina benfiquista continua a trabalhar bem. Veja-se o caso das nomeações para a última jornada o que foi dito sobre a possibilidade da nomeação do Hugo Miguel e o que se diz agora (hoje, depois de escrito este artigo, já há gosma a escorrer sobre a matéria...). Uma atoarda lançada de forma cândida por quem sabe antecipadamente que o que está a afirmar é mentira, uma vez que ligação do árbitro à Macron não é ao nível de o tornar elegível em caso de prémio.

O mais extraordinário é que não há até agora Fontelas* de onde jorre o mínimo repúdio pelo ignóbil atentado à honorabilidade do árbitro quando se apontou a possibilidade de ele ser parte interessada no titulo do Sporting. A indignação ou falta dela, consoante quem fala, é o melhor indicador para saber de quem é a voz do dono.

O que é lamentável, apesar de não ser surpreendente, é ver que o spin rasteiro foi o suficiente para Vítor Pereira ficar em sentido. É difícil não pensar que o spin e a decisão resultaram de articulação entre as partes, tal a precisão da máquina e o seu resultado. Senão, vejamos: além de colocar um árbitro que nem sequer é internacional (Nuno Almeida) quando o podia fazer, oferece ao auxiliar Pais António o prémio de se poder juntar à possível festa no final do jogo. É que é tão descarada a tendência do "bandeirinha" que o faz ser conhecido no meio como o ferrari vermelho.

A espuma dos dias tem o dom de fazer naufragar algumas memórias, pelo que se justifica trazer outra vez à tona o nome e sobretudo o currícullum de Pais António. Para não ser fastidioso, vou apenas lembrar dois eventos: a mão de Rony em 2006, e o "penalty" marcado a Pedro Silva que mudaria o sentido do jogo e o resultado final daquela que ainda hoje é conhecida como a Taça Lucilio, em 2009. Em ambos os casos um mesmo actor: Pais António. 

Quem se lembra do lance (quem o poderá ter esquecido) certamente que recorda a proeza e inovação que constituiu a marcação do penalty, com indicação do auxiliar que estava a mais de 50 metros do local onde o lance ocorreu, enquanto o seu colega a quem competia ajuizar nada assinalou. E o que dizer das justificações então dadas?


Obviamente que a missão de arbitrar é difícil e muitas vezes ingrata. Mas o que é mais intrigante em tudo isto é como é que um personagem como este (e tantos outros), e depois de erros tão grandes e de tão importantes consequências, consegue escapar entre os pingos da chuva e fazer uma carreira. Lucilio Baptista, por exemplo, depois de uma carreira "auspiciosa" também continua ligado à arbitragem. Em quantas actividades existe este nível de impunidade? Como é que ela é possível numa industria que movimenta milhões?

Infelizmente a isto Vítor Pereira vai respondendo com o barulho ensurdecedor das suas nomeações. E, das poucas vezes que fala, é quase sempre uma oportunidade perdida no sentido de clarificar ou desanuviar. Será essa a marca da sua passagem pela arbitragem, uma profunda decepção que a ausência de árbitros portugueses no próximo europeu é merecido epitáfio. Pode ostentar o barrete verde para dizer que é Sportinguista, mas é de colete encarnado vestido que abandona a arbitragem.


Por certo não lhe faltarão homenagens, como é habitual aqui na Lusa Pátria. Eu dava-lhe o prémio António Garrido porque afinal partilham a mesma dissimulação, só escolheram foi cores diferentes.

* Fontelas Gomes é o actual presidente da APAF e putativo presidente do CA da FPF

25 comentários:

  1. E é isto... o futebol português...


    Brilhante post, LdA, como hábito, de resto.

    Acabe o SCP campeão ou não neste domingo, o orgulho nesta equipa permanecerá para sempre. Houve mts bons momentos que nos fizeram vibrar ao longo da época e isso, no final das contas, tb conta!

    Gde abç e SL!

    Virgílio.

    ResponderEliminar
  2. Grande texto, Leão!

    "É difícil não pensar que o spin e a decisão resultaram de articulação entre as partes, tal a precisão da máquina e o seu resultado."

    Perante isto, como é que ainda podemos afirmar que perdemos a Liga (esta e outras) por culpa própria? Perante isto, como é que podemos direccionar as nossas criticas e indignação contra uma má opção do treinador ou um jogador que falha à frente da baliza?
    Isto é uma auto-crítica também. Não posso mais com aquela conversa do "temos de correr mais" ou "pusemo-nos a jeito". Não, porra!! Nós fizemos tudo!! Nós jogámos mais e melhor! Nós ganhámos mais aos nossos principais rivais. Mas ninguém é perfeito, ao longo de todos os 90m de toda uma época. E quem vai ganhar, só o faz porque foi "perfeito".
    Quando se vêem estas nomeações e declarações (as do vídeo e as do Vitinho), percebemos que a perfeição só está ao alcance da corrupção.
    No campo fomos melhores, fora dele não. E foi aí que se decidiu, mais uma vez, o título.


    "Será essa a marca da sua passagem pela arbitragem, uma profunda decepção que a ausência de árbitros portugueses no próximo europeu é merecido epitáfio."

    Mas alguém está preocupado com isso? E depois? Não vai vencer quem tinha de vencer? Mas alguém, desta podridão que é o futebol português, tem orgulho da sua actividade. Serem reconhecidos e premiados com Euros e Mundiais? E então? O meu clube ganhou!! O meu dono está feliz!! Isso chega.


    "Eu dava-lhe o prémio António Garrido porque afinal partilham a mesma dissimulação, só escolheram foi cores diferentes."

    Prémio muito bem atribuído. Merece. É só mais uma prova que o Poder mudou de dono, desculpem, de cor.
    Vão ser mais 20 anos desta merda.

    Até quando vamos aguentar?
    Qual o prejuízo que esse ser de nome Ferrari vermelho causou ao Sporting? Quantos milhões tirou com essas duas decisões (in)felizes? Quantas receitas ficaram por ganhar? Quantos sócios ficaram por inscrever, se tivéssemos vencido essa Liga e Taça da Liga? Quantas vendas teríamos feito? Quantos lugares anuais teríamos vendido? Quanto teria sido a valorização dos jogadores? Não terá ele próprio, hipotecado uma vida melhor a muitos jogadores, se tivessem sido, merecidamente, campeões? Como é que, algum dia, pagará tudo isso?

    Já sei. No domingo lá estará na sua casa e catedral. É esta a justiça que reina neste futebol merda, espelho claro do país onde se insere.

    um grande abraço, Leão.

    Viva o Sporting!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Uma atoarda lançada de forma cândida por quem sabe antecipadamente que o que está a afirmar é mentira, uma vez que ligação do árbitro à Macron não é ao nível de o tornar elegível em caso de prémio". Não há prémio direto. Ufa, que alívio!

      Portanto o que se diz a seguir de outros árbitros não são "atoardas", são apenas comentários inocentes.

      Porque razão o único árbitro aceitável para o jogo do Benfica era aquele lançado para a mesa por Pedro Henriques? Não vai para o jogo do Benfica, vai para o jogo do Sporting (não haverá aqui conflito de interesses? Claro que não, o Sporting e o árbitro estão acima de qualquer suspeita).

      No jogo do Benfica colocaram um árbitro que anulou um golo ao Benfica no jogo Arouca-Benfica. Ninguém até hoje viu qualquer irregularidade nesse golo, mas o árbitro assinalou falta que só ele viu. Também perduou um penalty claro ao Arouca e o Benfica perdeu o jogo. O árbitro que teve essa atuação muito penalizadora em relação ao Benfica é nomeado para o último jogo do Benfica e os sportinguistas reclamam porque não é "aquele" em que eles depositavam as maiores esperanças. E naturalmente o campeonato é perdido por causa das arbitragens. Mesmo que a "Liga da Verdade" do sportinguista Rui Santos aponte o contrário, a culpa será sempre das arbitragens.

      Eliminar
    2. Anónimo, a liga da verdade (que, para mim, é subjetiva, tal como o sujeito que a faz) não contempla os penáltis. Para ele, só os golos mal validados/invalidados, seja por fora de jogo ou por faltas, contam. Não é que importe muito, mas já que falaste nela...

      Eliminar
  3. Nem nunca ninguém viu ou ouviu o Bruno a falar de arbitragens. O Bruno, o Jesus, o Inácio ou o Octávio.

    ResponderEliminar
  4. a isso se chama virar o bico ao prego.

    quem falou no hugo miguel para a luz foi o ex-arbitro pedro henriques. nao foi vitor pereira, nao foi ningfuem do benfica.

    e quem reagiu? sim, o gaspar ramos... que nada é no benfica. e reagiu o bruno de carvalho, dando a entender que queria o hugo miguel na luz. quando ninguem sabia quem estava nos planos de vitor pereira.

    mesmo assim, BdC tem um presentinho - o adorado hugo na pedreira.

    mas ha sempre maneira de virar o bico ao prego. e vir com outra inventona a dizer que a máquina do benfica blablabla. o discurso é igual ao do bruninho, afinal.

    ResponderEliminar
  5. Quis-se despedir com chave de ouro o V. Pereira. Então as nomeações para os jogos que decidem as descidas na 2ª... É o all in para fazer os vermelhos campeões, e a formação do Seixal/Sérvia/Dubai manter-se na 2ª.

    É tudo à descarada. É isso que distingue a corrupção da era dourada do Pintinho da dos vermelhos, estes são mais descarados. Não têm pudor.

    ResponderEliminar
  6. que reacção teria B. de Carvalho no 'facecoiso' e a que nível se elevaria o escarcéu da pandilha, se o árbitro nomeado para apitar na Catedral tivesse, entre outras, ligações comerciais ao Sport Lisboa e ... BENFICA !?

    se o nomeado Nuno Almeida, um árbitro que nem sequer é internacional, tivesse cumprido as XVII Leis do Jogo, logo na 2 ª jornada em Aveiro, contra o Arouca, já a Festa Popular que creio, espero e desejo, poder vir a fazer no próximo Domingo, teria ocorrido, há pelo menos, uma semana.

    e neste clima de, entre outras, as facebookianas e confessadas situações de "pressão" e "manipulação" porque RESULTAM, pergunto :

    será que o rapaz 'esperto que nem um alho', e que se 'encosta' a 2 capozitos com formação 'desportiva' na CosaNuorte, conseguiu os seus intentos e ver nomeado quem lhe GARANTE (nem que seja à moda de Moreira de Cónegos) os 3 pontos!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Nuno Almeida, um árbitro que nem sequer é internacional"

      Pois, queria um daqueles que são internacionais com apenas 3 ou 4 jogos na 1ªLiga? Esteja descansado que é tudo igual, uns mais que os outros, mas tudo igual...

      Eliminar
  7. L. Sepúlveda,
    a ideia de que o Bruno Miguel tem ligações comerciais com o Sporting é falaciosa uma vez que ele é agente da marca. O L. Sepúlveda pode fazer negócios com ele, ou eu. Mas Sporting não negoceia com ele negoceia com marca. Isso é o mesmo que dizer que o Necas, que tem um armazém de retalho e vende Sagres negoceia os contratos de publicidade com o SLB. O SLB e quem fala por ele sabe disso mas aproveita a ignorância geral para ir espetando o garfo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. meu caro,

      aquilo que eu vi escarrapachado no pasquim onde os verdes são tantos que vos serve de 'correia de transmissão', aquando do Rio Ave - Sporting e nunca vi desmentido, em lado nenhum é que ele seria o REPRESENTANTE da Macron em Portugal.

      se é como diz, não há razões para as preocupações comerciais, restam as outras e a 'cegueira' que o afecta a apitar o S. L. e ... BENFICA.

      Eliminar
    2. só agora reparei... esse Bruno Miguel, seria o árbitro ideal para 'limpar' o campeonato ao Benfica, hehehe ;-P

      Eliminar
  8. Depois desta barulheira nomear Hugo Miguel para Braga é inconcebível. Tenho para mim que Vítor Pereira mata dois coelhos de uma só cajadada: até ao jogo permite que os benfiquistas nos atirem à cara que vamos ter um árbitro amigo; no jogo, está bom de ver que Hugo Miguel vai aparecer condicionado e, na dúvida, vai decidir em desfavor do Sporting. Notável!
    Era difícil os árbitros serem mais desadequados se fosse sorteio puro...

    ResponderEliminar
  9. Isso é tudo muito bonito mas o que seria se o árbitro do SLB-Nacional fosse agente da Adidas? E se esse mesmo árbitro tivesse um histórico de prejuízos evidentes ao SCP? E se numa jornada final dum campeonato tivesse marcado um penalty por lance fora da área a favor de quem estava na luta directa por esse título nacional com o SCP? Conseguem imaginar o que Brunos de Carvalho, Inácios, Octávios, etc, diriam? Se queremos mesmo defender a verdade desportiva em vez de fingir então temos que concordar que este Hugo Miguel não devia sequer apitar jogos do SCP ou de adversários diretos na luta pelo título.

    ResponderEliminar
  10. Culpem-se mas é a vós próprios, que andaram a "bailar" com 8 pontos de avanço e criaram este clima de guerra. Chorem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós andámos foi a bailar convosco. Os números estão aí, 3 vitórias categóricas, depois perdemos o 4º jogo como perdemos, uma chouriçada à Benfica, acontece... Nunca na vida demos o campeonato como ganho, que seria! A fanfarronice fica para vocês.

      Podíamos perder o campeonato com justiça? Podíamos, mas seria muito difícil.
      Se perdermos, perdemos devido à corrupção vermelha. São uns desavergonhados, uns descarados. Os mesmos que se espumavam com a era dourada do FCP, são os que mais batem palmas ao que se tem passado neste país nos últimos anos. O Benfica é isto... E disto não passa. São os mais corruptos e os mais hipócritas, veremos se num futuro próximo não serão postos no sítio. Mais cedo ou mais tarde acontecerá, e vão cair com estrondo. A todos os níveis. E tudo será revelado, a justiça tarda mas não falha.

      Eliminar
    2. A fanfarronice fica para vocês. "Aos nossos rivais... Costumo falar neles, sim. Já me disseram que não o devo fazer mas é um costume meu. Estamos em 1.º e quero desejar-lhes boa sorte e que vão olhando bem para nós porque não vamos sair do 1.º lugar", referiu o presidente do Sporting. E mais, segundo o pai - todos a Alvalade domingo festejar o 2º lugar. Maravilha.

      Eliminar
  11. Como sabes que não é elegível ao ponto de repartir o premio oferecido pela marca...
    O árbitro e os bandeirinhas... Também és daqueles que o ano passado no ultimo jogo viste fora de jogo do Jonas (dava o titulo de melhor marcador) e também serás daqueles que na 2ª jornada não viste 2 penaltis claros, mãona bola na área e outro
    sobre Mitroglou... A maior coincidência de não teres visto estes lances, é que o árbitro Nuno Almeida também não os viu!

    Vamos falar do representatante em Portugal dos equipamentos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa, tem razões de queixa à 2ª e 33ª jornadas. Pelo meio, tudo sereno...

      Eliminar
    2. Estas razões de queixa são relativas apenas ao árbitro Nuno Almeida.

      Eliminar
  12. Depois de ler estes "maravilhosos" comentários fico a pensar se não é maravilhoso a asneira ser livre. Já que estamos em Maio, mês de Maria,«Abençoados os pobres de espírito pois deles será o Reino dos Céus»

    ResponderEliminar
  13. Basta ver as nomeações para a II Liga para perceber como o vouchers pereira quer abandonar em beleza

    ResponderEliminar
  14. Já não me admira nada isso... só nos resta continuar a dizer publicamente o que se passa nos bastidores. Como se costuma dizer: água mole em pedra dura, tanto bate que até fura.
    É isso que o Sporting tem que continuar a fazer, mesmo ganhando ou não!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (1) arbitragem (90) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (17) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)