quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Notas soltas do derby (como se fossem telhas a voar)

1- Começo por onde acabei ontem, por Leonardo Jardim. É por mim considerado o principal obreiro do upgrade competitivo do Sporting e por isso muitas vezes aqui elogiado. Mais do que a critica pelo que considerei um erro nas opções feitas para o o jogo - as minhas dúvidas foram aqui deixadas à priori... - foram as suas declarações no final do jogo, (outro ponto onde ele tem sido uma verdadeira lufada de ar fresco pela sobriedade e lucidez), dirigidas aos jogadores que me mereceram particular desaprovação. Com os mesmos jogadores era possível fazer melhor, mesmo que o resultado fosse o mesmo. Perder assim e achar que houve empenho e concentração a menos dos jogadores é  uma retrospectiva de cariz demasiado ligeira.

2- Ambição e falta dela. Não sei se é pior perder o jogo da forma como perdemos ontem se, depois de terminado, ter que aguentar com as comparações que se fazem com a pior época de sempre. Confesso que nem sei como classificar este tipo de atitude. No passado invocavam-se os 7-1, os golos do Grande Manel, do Peyroteu ou do Yazalde. Agora para deixar o povo em sossego - diria anestesiado - brame-se uma bandeira negra e feia que só não deve ser esquecida para que não se volte a repetir. Estranho, muito estranho.

3- Dier e Piris no olho do furacão com que fomos fustigados. Mais vitimas do que réus. Não aparecem deste lado das criticas generalizadas por acaso. Eram os jogadores com menos ritmo e os bombeiros de eleição para apagar um fogo à direita ou à esquerda - Piris - ou à direita ou à esquerda da defesa ou no centro do terreno - Dier. Piris preocupa-me menos, até porque é emprestado. Já Dier perdeu o embalo que o projectava para altos voos precisamente num ano que tudo indicava poder a vir ser o dele. Pelo seu valor actual e pelo que pode valer num futuro que deveria ser próximo merece um olhar e reflexão atentos. Até porque já faltam poucos jogos para não se dar esta época como perdida.

4- O árbitro. Foi bom saber que há em Portugal árbitros que sabem do que pode vir a ser a sua profissão e que a classe não é apenas preenchida por indivíduos cheios de peneiras, de ódio visceral ao Sporting e que  alguns sectores da imprensa promovem de forma parcial e negligente.

5- Planeamento. Com 12 jogos por realizar onde se vão meter Capel, Carlos Mané, Carrillo, Wilson Eduardo, Heldon (falta Shikabala) e quando não há um verdadeiro substituto para um jogador da importância de William Carvalho?

6- O que resta do campeonato. Vai-se perceber melhor na resposta que a equipa der no próximo jogo, mas não me parece que se justifiquem os receios de um trambolhão. A menos que a equipa tenha perdido mais do que apenas os 3 pontos que estavam em jogo. Dizia também anteriormente que "independentemente do que venha a acontecer no próximo dérby, o Sporting vai continuar a ser um dos protagonistas do campeonato". Apesar de decisões menos felizes, das limitações, de algum desgaste competitivo, do melhor conhecimento dos adversários, o Sporting tem sido uma equipa bem estruturada. Se o meu raciocínio estiver certo, isso não se perde de um jogo para outro, mesmo que abane quando o vento desfavorável sopra.

12 comentários:

  1. Parece-me que o ponto 6 é o grande tema. Estou consigo, não me parece que possamos tirar conclusões quanto ao resto da época com base num só jogo. É verdade que já havia sinais mas também é verdade que os golos anulados e os penalties por marcar foram sendo usados (como sempre e como todos fazem, adeptos incluídos) para disfarçar fragilidades. Ontem as tais fragilidades tornaram-se evidentes e não há outro caminho que não o de corrigi-las. Sendo certo que não voltamos a encontrar adversários com a qualidade do Benfica no seu estádio até ao fim da temporada.

    Reitero o que já transmiti noutro fórum: independentemente das palavras usadas, não me parece que a intenção de Leonardo Jardim fosse a de atacar o empenho dos jogadores (bem sei que foi essa a palavra usada mas tento "ler" as palavras de Jardim no devido contexto) mas essencialmente a entrada no jogo, muito insegura e a medo (fortemente condicionada por 2 ou 3 erros individuais na defesa nos primeiros 10/15 minutos - todos notámos que depois do disparate do Patrício vários lances foram mal resolvidos com medo de lhe atrasar a bola...). Obviamente que a leitura do que Jardim afirmou na conferência de imprensa dificilmente poderia ser outra que não a do seu post. Mas ouvindo o que antes disse na flash eu, pelo menos, fico convencido da menor gravidade das suas palavras.

    No demais, apenas um ponto: posso estar enganado, mas tenho ideia que o Shikabala veio para jogar a 10/atrás do PL e não nas alas. Veremos.

    ResponderEliminar
  2. "Sportinguistas" ridículos? Não obrigado...12 de fevereiro de 2014 às 19:36

    Ora fáxavor ler o texto do nosso presidente, que assenta que nem uma luva nestes posts:

    Hoje estamos todos tristes. É normal. Não era este o resultado pretendido com base no trabalho árduo e sério que realizamos diariamente. Não era o pretendido pela direção, pela equipa técnica, pelos jogadores, por todo o staff e pelos adeptos. Mas a dura verdade é que foi este o alcançado. Temos de tirar as devidas lições e prepararmo-nos para fazer mais e melhor. Nós estamos cá para com humildade, dedicação, devoção, exigência redobrada e muito orgulho continuarmos a entregar nos de corpo e alma ao Clube que amamos e representamos.

    Resultados isolados podem fazer-nos sofrer e até a ter de melhorar, mas nunca nos devem tirar do caminho certo ou dar azo a críticas descabidas. Diz-se que de médico, engenheiro e de louco todos temos um pouco... Eu acrescentaria de treinador e dirigente também. Se nos maus momentos já custa ter de ignorar tantos comentadores, afetos a clubes rivais, dizer verdadeiras barbaridades que atentam a inteligência de qualquer pessoa, é angustiante ouvir e ler alguns adeptos do Sporting.

    Depois de tantas alegrias que temos partilhado com estes atletas e Leonardo Jardim custa-me a forma fácil e rápida com que se coloca todos em causa. Ser críticos, exigentes e demonstrar tristeza é um direito a que todos assiste. Infelizmente perder a noção dos limites e do ridículo também. Tenho muito orgulho nos meus jogadores, tenho muito orgulho em Leonardo Jardim e tenho a certeza do trabalho sério que realizam todos os dias.

    Temos de melhorar? Claro! Temos de redobrar a exigência? Sem dúvida! Temos de honrar o nome do Sporting todos os dias? Absolutamente! Mas quem? Apenas os dirigentes, atletas e equipas técnicas? E claro que não... Temos de ser todos pois afinal todos é que somos o Sporting Clube de Portugal!

    O Bruno

    ResponderEliminar
  3. Adiaram o jogo e esqueceram de avisar o vosso clube, que não compareceu....

    Já dizia a minha vó, o medo de perder tira a vontade de vencer....

    ResponderEliminar
  4. Como já comentei noutros lados, antes deste jogo, não éramos os melhores do mundo e agora também não somos os piores. Não podemos esquecer que o nosso presidente está a fazer um trabalho notável, resolvendo muitos problemas herdados da direcção anterior. Viva o Sporting.

    ResponderEliminar
  5. Meu caro,

    Completamente de acordo. Sobretudo no caso do Dier. É estranho o que lhe está a acontecer. É estranho e não é bom.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Koba,

    Também me parece que os penalty´s e golos anulados (em particular os do Rio Ave e com o Nacional) podem também ser responsáveis por menor fulgor. Uma coisa é ter uma série limpa a acumular vitórias outra é, sobretudo para a confiança da equipa, olhar para os resultados e verificar os 4 empates em casa, 3 deles perfeitamente escusados.

    Caro Rui,
    não posso deixar de fazer a constatação. Hoje o Dier é pior do que há um ano e provavelmente até mais. Sendo um jogador que apostou claramente na sua formação no Sporting em detrimento de mais dinheiro parece-me que é um caso a requer atenção.

    ResponderEliminar
  7. O Dier necessita de jogar a central. Espero que ontem tenham terminado as dúvidas de quem pensava que podia fazer posição acima de Defesa Central.
    Perdemos na luz, mas a 12 jornadas do fim nada está perdido. O 2º lugar está ao virar da esquina e os 5 pontos podem ser 2 se os lampiões como se espera, percam nas Antas. Outra vez.

    ResponderEliminar
  8. Falar à posteriori é fácil, mas é uma evidência constatar que foram várias as alterações no 11 base do sporting para fazer frente ao jogo dos encarnados. Gosto de Jardim. Gosto muito. Considero-o um excelente treinador (dos melhores portugueses) e um dos melhores elementos na nossa equipa de futebol. Espero que o sporting o saiba preservar!

    Mas arriscou neste jogo... e não correu bem. Jesus apostou na estabilidade da equipa, ao contrário de erros passados que também já cometeu ao modificar em demasia a equipa nestes jogos "grandes" (recordo os 5 golos sem resposta que trouxe do dragão há poucos anos atrás). Jardim inovou! Arriscou, numa espécie de "ou vai ou racha". Não sei se em função da impossibilidade de jogar com William, apostando claramente num jogo mais directo ou simplesmente para mostrar a sua grande vontade de atacar a liderança do campeonato (teria ele utilizado o mesmo esquema tático se tivéssemos conseguido os 3 pontos com a Académica no jogo anterior?)

    O que é certo é que "obrigou" os seus jogadores a jogar em posições que não correspondem ao 11 base, ao 11 mais utilizado, ao 11 mais "experiente", ao 11 mais "entrosado": (1) Piris no lugar de Jefferson (neste caso obrigatório, por motivos óbvios), (2) Dier no lugar de William (obrigatório tb), (3) Heldon em estreia absoluta (opcional), (4) Slimani no lugar de Montero (opcional), (5) Montero no lugar de Martins (opcional), (6) Martins no lugar de WE (opcional). Mudaram-se os extremos, mudaram-se 2 elementos do meio-campo, mudou-se o ponta de lança em relação ao 4-3-3 mais treinado. Estou cerca que Jardim irá reflectir muito após esta pesada derrota.

    Em relação a Dier, concordo num aspecto: é hoje pior jogador em relação à qualidade que demonstrou na época passada. Confesso que esperava mais dele o derby de ontem. Esperava mais porque, na minha opinião, os seus jogos mais bem conseguidos desde que chegou à equipa principal, foram com o atleta a jogar no meio campo (época passada). Raramente jogou a central na época transata e, este ano, quando foi chamado, fê-lo com intermitência. Recordo os seus melhores jogos como jogador de meio-campo, não como central, evidenciando maturidade e muita qualidade, inclusivamente em organização ofensiva. Espero que este jogo não sirva de exemplo e que não se deixe "cair" o nosso "miúdo" inglês que tem todas as condições para vir a ser um excelente jogador.

    Jardim tem agora condições para mostrar toda a sua qualidade enquanto treinador. Será "o melhor" se fizer a melhor leitura e interpretação desde jogo (e outros recentes menos conseguidos para a liga) e conseguir recuperar a equipa psicologicamente, motivando os jogadores para se superarem novamente em todas as 12 finais que temos pela frente. É sua "obrigação" afungentar os "maus espíritos" que já atacaram no passado o Domingos, que marcou o inicio da queda leonina que culminou no 7º lugar conseguido a ferros na época transata!

    ResponderEliminar
  9. 1. Jardim levou-nos a acreditar que se podia lutar pelo 1º lugar, em Fevereiro e na casa do principal rival e candidato ao título.
    Da mesma forma que é "considerado o principal obreiro do upgrade competitivo do Sporting", também terá que ser o responsável quando algo de menos bom acontece. E isso está a acontecer agora, ou desde há algum tempo para cá: o Sporting está a jogar menos, muito menos.
    No entanto, não vejo outro que não nos possa restituir a qualidade de outrora. Tem qualidade e capacidade e vai virar.

    2. Receio o "seguidismo acéfalo", a propaganda ilusória e a pressão sobre quem não é acrítico. Receio isso em qualquer lado, ainda mais no Sporting. Temos de estar atentos a isto. A 1ª crónica no site do Sporting foi demasiado "cor de rosa". O exagero foi mal calculado. O nosso universo não é tão fácil de iludir como os de outras paragens..

    3. Concordo. Mais vítimas que culpados. Dier tem estado "ausente" quando tem oportunidades. Temos de ter cuidado pois é um jogador com cabeça e estrutura. Consegue avaliar o contexto onde se insere e projectar ambições e receios. Tem contrato até 2016 (não falta muito... tal como Cédric!!!!) e devia estar consolidado na nossa equipa. E não está... E ainda demasiado novo. Também aqui temos um problema. Só o Sporting tem necessidade de lançar jogadores tão cedo. Como será Dier com 25 anos? Nunca o saberemos. Tenho para mim que no sábado voltará ao centro da defesa e Rojo para esquerda. E não sei se isso será bom...

    4. Nada a dizer. Não fosse a nossa derrota e teria deixado muitos colegas zangados. Veremos como será a sua carreira. Se for aquilo que foi na terça, dificilmente terá sucesso por cá.

    5 e 6. O facto de não se jogar para nada (títulos) é o lado pior. Motivar e manter níveis de concentração, atitude e vontade de ganhar serão tarefas complicadas. Pois a qualidade do trabalho feito até agora está toda lá.

    11 de Jardim para sábado:

    Patrício
    Cédric; Maurício; Dier; Rojo
    William
    Martins; Adrien
    Wilson (Mané ou Capel); Heldon;
    Montero

    ResponderEliminar
  10. República dos Brunanas13 de fevereiro de 2014 às 10:54

    "Fosse qual fosse a estratégia, o Sporting não ganharia este jogo depois da falta de atitude e empenho que a equipa demonstrou."

    Será que esta é uma crítica ridícula e descabida?

    Ou será que só são ridículas e descabidas as críticas que apontam responsabilidade ao Leonardo Jardim?

    O que devemos fazer para saber quando estamos a ser ridículos e descabidos? Teremos de pedir autorização ao presidente antes de fazer qualquer crítica? Pelo Facebook ou através de outros meios?

    ResponderEliminar
  11. 1- Já não tinha grandes dúvidas mas fiquei aqui com mais uma prova, nesta terra uma critica é um insulto e se a critica for feita a alguém competente pior vem acompanhada de teorias da conspiração inúteis e que fazem perder tempo e animo em demasia até se resolver a questão que levantou a critica. É uma pena. Cansa.

    2- Também pelo que disse no ponto 1, Jardim vai ter de gerir a critica que fez aos seus comandados, houve realmente falta de empenho e atitude, mas o grupo não passou a ser incompetente por causa disso. A critica devia abrir um dialogo, uma troca de argumentos, onde por vezes a conclusão é que o erro nasceu do critico e floresceu no grupo. No final espero que todos assumam os seus erros e resolvam o erro, parecendo que não isso é muito mais importante que a critica.

    3- Piris tem sido chamado a provas de fogo, em jogos muito difíceis (sim acho que Arouca foi um jogo muito difícil), a actuar à esquerda ou direita conforme necessidade do grupo e sempre tem cumprido ao ponto de no final das suas fugazes aparições se discutir se não devia ser ele o titular. No derby, foi para a esquerda, com um companheiro de lateral novo (Heldon) mais preocupado em atacar do que em apoiar o defesa, e como adversários teve alguns dos melhores do adversário e do campeonato, Maxi, Gaitan, Markovic, com diversas situações de 3 para 1. O homem está vivo? Eric, como todos os jogadores jovens, precisa de jogos, não tem a bagagem de Piris para entrar em desenrasque e cumprir, no ano passado ele, Ilori e Bruma entraram na equipa rotinados da B, com jogos nas pernas, este ano entra vindos de um monte de treinos, banco e bancada, faz diferença. Penso que se está a preparar a venda de um central após o mundial (que até pode fazer de lateral esq...), depois o lugar será de Dier e que se cuidem os adversários.

    4- Não tenho memória de um grande ser derrotado e o seu Presidente vir a terreiro afirmar com as letras todas que a arbitragem foi EXCELENTE, assim em caixa alta. Este simples facto merecia que as capas dos jornais do dia seguinte ignorassem o resultado do derby e dessem destaque a esta atitude, que fossem ouvir durante a semana, o chefe da APAF, o Vitor das nomeações, o Paraty e outros parvalhões que só se lembram de se pôr em bicos de pés para encobrir e desculpar a incompetência própria. Sr. Presidente a sua declaração foi EXCELENTE.

    5- É no sector ofensivo que se fazem mais substituições, percebo a necessidade da quantidade (e qualidade), mas se fosse Capel e Wilson tinha dois caminhos, ou emburrava (e perdia) ou fazia uns treinos filhas-da-puta e dizia ao treinador e aos meus colegas, este lugar é meu (e ganhava), se quiserem jogar há ali uma vaga como suplente do Carvalho...

    6- O que resta do campeonato é o próximo jogo com o Olhanense, não há mais nada de importante, esse jogo vale o mesmo que um derby, um clássico, uma final da Champions, é jogar e fazer chorar todos os olheiros (seleccionador nacional incluído) que não foram assistir ao vivo ao melhor jogo do ano. Domingo logo vemos se há mais trabalho para fazer depois de vencer no sábado.

    ResponderEliminar
  12. LMGM,

    grande comentário.
    Ponto 4 e 6 são muito bons (o 6 pode ser o início de uma palestra motivacional antes desse jogo).

    Com a atitude de silêncio da CS e APAFs desta vida, percebe-se que quem quer (só) polémica não são os dirigentes desportivos e treinadores, quando falam das arbitragens. Com elogíos os APAFs não ganham a avença que têm nas Bolas Brancas que aí andam.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)