segunda-feira, 25 de março de 2013

Que o Sporting se reerga sob o signo de Carvalho

É com alivio que se fecha mais uma página na história do Sporting. Uma página de controvérsia, instabilidade e de permanente tensão praticamente desde as últimas eleições. Os resultados desportivos desastrosos da equipa de futebol, que se prolongaram pela época dentro, depois de uma derrota dolorosa na Taça de Portugal ajudaram à agonia.

O período eleitoral prolongado acentuou clivagens, extremou os discursos e posições. Consumiu energias, provocou desgastes, fraccionou. É hora de pensar no futuro e reerguer o Sporting tornando-o tão grande como ele é nos nossos sonhos, nas nossas vontades, mas como quase nunca tem sido ao longo das nossas vidas. 

5 notas sobre os resultados eleitorais:

1- Sem ressabiamentos olho para a escolha da maioria, à qual me submeto com respeito e sem qualquer azedume, como mais uma oportunidade perdida. Um pouco à semelhança de quando pudemos ter Mourinho e o impedimos de entrar, ou quando escolhemos Vilas Boas e acabamos por ficar com Paulo Sérgio. Dizer isto não é comparar os acima mencionados e respectivos trajectos com Couceiro, mas vincar as diferenças do que representavam os dois projectos em confronto.

2- Pode-se perder sem perder a face ou os argumentos. O meu Sportinguismo sentiu-se representado na forma como Couceiro reagiu à derrota e nas palavras que proferiu: o Sporting não precisa de oposição interna. Duvido que se pudesse registar desfecho idêntico por parte de Bruno de Carvalho e de muitos dos seus apoiantes, se este não tivesse ganho.

3- A vitória de Bruno de Carvalho tornou-se quase numa inevitabilidade. Os acontecimentos das últimas eleições, o que foi o mandato de GL e o seu desfecho, a comparação entre a realidade e o que Bruno de Carvalho prometia transformaram-no quase num mito. Se, por hipótese, Couceiro ganhasse as eleições, tinha apenas a possibilidade de ter um mandato a rondar a excelência, o que, na actual conjuntura, seria sempre muito difícil. Sem isso a sombra de Bruno de Carvalho manteria o clube consumido numa luta interior nefasta e definhante. Nos mais de 50% de votos que a lista vencedora alcançou há um reduto que nunca aceitaria outro resultado. Por isso a vitória de ontem evita ter que percorrer esse caminho, reduz a possibilidade de perdermos tempo e é um factor de pacificação, condição necessária para que o clube possa avançar.

4- Não gostei do grito de vitória "O Sporting é nosso outra vez". Tão erróneo e desajustado como o titulo da "Bola" de hoje. Que seja apenas um excesso próprio de uma vitória muito desejada. Porque o Sporting sempre foi dos sócios, estes podem-se ter enganado nas escolhas, podem ter sido enganados pelos escolhidos, mas as decisões, boas e más, foram sempre tomadas pela maioria. E porque o Sporting é um clube do povo, amplamente disseminado de forma transversal  pela sociedade portuguesa. Não respeitar as decisões do passado é abrir o caminho ao desrespeito pelas decisões do presente.

5- O Sporting tem um novo presidente. Espera-o um mandato difícil. Dar-lhe-ei o mesmo que dei ao presidente cessante, em quem também não votei. Terá o beneficio da dúvida, a moderação na critica, sem abdicar das minhas convicções. É meu entendimento que essa deve ser a postura que o amor pelo Sporting exige, aguçada pelo momento de particular fragilidade.

Os Sportinguistas não podem ficar à espera que surja um novo João Rocha para voltarem ao seio do clube, participando de forma activa na sua reconstrução. É o mesmo que estar parado numa linha de autocarros em dia de greve: pode vir um, mas o mais certo é ficar-se à espera em vão. Nesse entretanto a vida continua e não estamos onde devíamos estar, onde somos necessários.

Quem lê o que eu escrevo sabe o que eu penso do que foi proposto por Bruno de Carvalho. De uma forma despojada e sincera desejo-lhe que os próximos 4 anos sejam um desmentido permanente às minhas dúvidas e certezas. Os sócios deram-lhe uma vitória expressiva, que esteja à altura da confiança que nele depositaram.

Não sei se nos muitos horóscopos existe a figura do Carvalho. Existindo ou não, que o Sporting se reerga (ou pelo menos inicie o seu processo de reconstrução) sob a presidência de Bruno de Carvalho.

Que o seu mandato se cumpra, que seja duradouro, resistente e confiável como a árvore que lhe dá o nome.

Eu te amo Sporting! 

Em frente Sporting!

63 comentários:

  1. Felicito o post.

    Uma nota. Uma reserva.

    "O Sporting é nosso outra vez"... faz todo o sentido. É um grito de revolta.

    Um grito de revolta contra os poderes instalados que não são um qualquer fenómeno mitológico. Um Sporting entregue a uns quantos, a um pequeno número de famílias "aristocratas", que se foram sucedendo uns aos outros, criando uma teia de interesses, um poder que se ramificou por toda a CS, adulterando valores e aculturando o clube. Validando uma e outra vez um Sporting subalterno, medíocre e onde a desculpabilização e desresponsabilização fizeram leis.

    Quem, de forma convicta, quis um Sporting livre deste tipo de paradigma, sente, dentro de si e num sentimento da mais pura libertação, o que significou a frase de BdC.

    Eu discordo de vários pressupostos, referidos neste comentário inicial e em outros, quer quanto às supostas valências da equipa de Couceiro, quer de Carvalho. Carvalho que tem agora a honra e responsabilidade de mudar o rumo a este clube. Mas isso agora é irrelevante.

    dBdC Defendeu sócios exigentes, informados e com voz. Espero que os tenha. O acriticismo e a desinformação deram cabo do clube. Chega.

    ResponderEliminar
  2. "O Sporting é nosso outra vez" foi o melhor grito de revolta que poderia ter sido dado. Porque quem pensa que o Sporting sempre foi dos sócios, está demasiado enganado e para isso nem é preciso pensar muito. Basta recuarmos 2 anos e ver as "afinações" feitas para apurar o vencedor. O Sporting, mais do que ser da banca, era de um conjunto de seres que sugavam e violavam o nosso clube apenas para seu próprio prazer.

    Que o Bruno seja mesmo diferente, porque - perdoem-me - José Couceiro não seria. O candidato que ele foi não representa a pessoa (respeitável) que ele sempre mostrou ser e isso iria reflectir-se na sua liderança a cordelinhos.

    ResponderEliminar
  3. Excelente post. Concordo em tudo. Também não gostei do tal grito de revolta "o Sporting é nosso outra vez", acho que nenhum dos votantes de Couceiro terá gostado... Senti-me um pouco excluída por não ter votado nele e espero que mude de discurso pois estas frases não ficam bem ao presidente. Enfim, foi no calor da noite!
    Como já referi, será o meu presidente e desejo os maiores sucessos.
    Viva o Sporting.

    ResponderEliminar
  4. E o que dizer em relação ao facto do nosso director desportivo daqui a duas semanas estar a lutar por uma vitória do Moreirence contra o Sporting. Como gerir isto emocionalmente??
    Ainda por cima parece que será o jogo de estreia de BdC como presidente em Alvalade...
    Conflito de sentimentos, no mínimo! Como deveremos nós lidar, sócios e adeptos, com esta situação?
    Caricato.

    ResponderEliminar
  5. Belo post! Neste momento temos de nos unir e mexer todos para o mesmo lado. Bruno é o nosso presidente e muitas alegrias trará consigo por o Sporting é enorme. Estive em Alvalade a fazer uma reportagem sobre as eleições que vos deixo aqui:http://palavrasaoposte.wordpress.com/2013/03/25/eleicoes-no-sporting-a-reportagem/

    Saudações leoninas

    ResponderEliminar
  6. Agradeço que o novel Presidente, esclareça o papel de Inácio, permitam-me, mas suspeito que algo não vai correr bem por este lado....sou claramente adepto de duas tomadas de posição do Presidente:
    - Manter Jesualdo ferreira,
    - O nosso clube vai lutar para ser o mais competitivo possível, mas, realisticamente, ser campeão nos próximos 2 a 3 anos será muito difícil,
    Dois pontos que levados à prática, indiciarão que algo mudará no nosso clube.

    ResponderEliminar
  7. Nuno Bispo e Inês,

    teria que voltar aos argumentos que aqui explanei durante a campanha eleitoral para rebater algumas das vossas observações. Nomeadamente a questão da continuidade colada a Couceiro mas seria inútil e fora de tempo.

    Veremos se o acriticismo não muda de lugar de actores. Creio que se o houvesse em plenitude e não fosse usado de forma binária o Sporting lucraria mais.

    Alma Leonina,
    Obrigado. A sua observação quanto ao Inácio é pertinente. Não apenas em relação ao facto de nos irmos cruzar com ele, felizmente, creio, da luta pela despromoção.

    Mas não apenas isso: como se sentirão os adeptos do Moreirense ao ver o seu treinador hoje em tudo que é jornal a falar do... Sporting? Não sei, mas sei o que sentia e o que diria se fosse um treinador do Sporting. Triste, muito triste.

    Bruno Gomes,
    Obrigado. O que entende ser necessário neste momento "temos de nos unir e mexer todos para o mesmo lado" devia ser uma disposição de todas as horas. É por isso que dou por bem empregue o meu voto em Couceiro.

    ResponderEliminar
  8. LdA

    Pode esgrimir os argumentos que bem entender, que o que foi visível para o público foi um casting ricciardiano para a presidência do clube para o qual Couceiro não foi a primeira escolha.

    Foi evidente também a colagem dos situacionistas mais empedernidos a Couceiro, numa arregimentação a uma só voz.

    Mas isso é agora é passado.

    Quanto à situação Inácio/Moreirense, é sabida há cerca de um mês. Processo às claras, com todas as partes intervenientes cientes do problema de uma situação delicada, mas a possível.

    ResponderEliminar
  9. Neste momento passamos de velhos conhecidos a mandar no sporting, para ilustres desconhecidos.

    Não tenha duvida que os velhos conhecidos tudo farão para arruinar a presidencia de BC.

    O Sporting desde à muito que deixou de ser um clube desportivo, e passou a ser uma seita com toques de maçonaria, pouco interessada no sucesso desportivo, e mais interessada em encher os bolsos. Isto pode ser comprovado facilmente com o passivo que o clube atualmente tem.

    Tenho convicção que temos de dar tempo para o Sporting se reerguer. BC tem de nos provar que não é mais do mesmo, tem de conquistar as pessoas realmente, porque a luta não se resume a ir a alvalade votar um dia. Não! A luta vai ser enorme e vai ter de nos envolver a todos.

    Ou BC nos conquista, ou a nossa frustação como adeptos será a arma principal da escumalha que arruinou o Sporting para retomar o poder.

    E com isto ainda só estamos a falar dos inimigos internos. Porque se essa parte se conseguir resolver...ui...ainda temos muito de lutar contra a comunicação social, contra benfica, contra porto, contra arbitros...

    Enfim...Muita tinta ainda irá correr!

    Mas estava a mentir se não dissesse que tenho alguma esperança pela primeira vez em muito tempo...

    ResponderEliminar
  10. O Sporting Clube de Portugal, tal como o país, entrou uma espriral muito, muito dificil de conseguir contornar.
    As eleições foram mais do mesmo com as trapalhadas do costume, onde mais uma vez se percebeu que o Drº Edurado Barroso está para a MAG do Sporting, como um elefante está para uma loja de porcelanas!
    Eram dispensaveis aqueles sorrisos e piscadelas de olho na leitura tardia dos resultados eleitorais.
    Tinha sido muito mais inteligente por parte do Drº Eduardo Barroso, ter decido ou mandado alguem falar com a CS em nome da MAG para um simples aviso de que os resultados só chegariam dentro de X horas.
    Continuamos com Amadores a fazer coisas de profissionais???
    Lógico que isso só deu azo a especulações por parte de CS; que quando não tem informação, toca de inventar, e neste caso até meteram a circular o boato de 400 votos duplicados.
    Eu até tinha avisado para esta ocorrência, mas levei rodas de "burro, mas parece que aconteceu mesmo. Enfim, foram só 3 sócios.
    Se tivessem sido 30 ou 300 ainda hoje estariam a contar votos.
    Enfim...
    Para uns correu tudo muito bem, porque esta gente é altamente competente.
    Só da outra vez é que correu tudo mal???

    Quanto ao acandidato eleito, não é o meu, mas desejõ-lhes toda a sorte do mundo para ver se consegue levantar o Sporting.

    Era dispensavel aquela coisa : " O Sporting é nosso outra vez", porque o Sporting nunca deixou de ser nosso, pelo menos eu votei sempre livremente, fosse em actos eleitoarais ou em AG's. A mim nada me foi imposto...

    Para não destoar do Amadorismo em que estamos mergulhados há muitos anos, parece que o Augusto Inácio vai continuar a ser treinador do Moreirense até final da época.
    Eu penso ter ouvido isto da boca do proprio, mas não fiquei com a certeza absoluta.
    Hoje já li isso em varios jornais.

    Eu nem quero acreditar que isto vai começar deste genero???
    Pois varias perguntas e duvidas se me levantam:
    - Não haverá conflito de interesses no jogo Sporting - Moreirense?
    - Como vai o Inácio preparar a proxima epoca futebolistica do Sporting?
    Entre outras.


    PS: Bem sei que ainda não há formalmente empossamento dos cargos e distribuição de funções, mas talvez fosse melhor alguem esclarecer esta questão, que alguns acham de somenos.

    ResponderEliminar
  11. Nuno Bispo,

    e quer o meu caro dar lições de "acriticismo"...

    Uma má decisão não passa a ser boa só porque foi anunciada há um mês.

    ResponderEliminar
  12. Será um grande presidente e irá fazer um grande mandato. O projeto é ambicioso mas alcançável. Quanto ás reservas de alguns, bom que tenham a exigência que não tiveram durante os últimos anos, pois foi essa falta de exigência que nos colocou onde estamos agora. Pois exijo o melhor para o clube e exijo que esta direção defenda acima de tudo os interesses do SCP. Saudações Leoninas.

    ResponderEliminar
  13. Este post é só mais um exemplo de como este espaço se comporta. Não surpreende o texto do Leão de Alvalade (como se fosse do Virgílio ou do LMGM - aqueles com quem mais me identifico), como não pode surpreender a sua lucidez e espírito desportivo.
    No fundo, Leão de Alvalade (tal como este espaço) só quer uma coisa: o sucesso do Sporting Clube de Portugal.

    Porque, acima de tudo, ele foi e será sempre do Sporting.

    (esperemos que muitos que o deixaram de ser nos últimos 2 anos, voltem a sê-lo)

    ResponderEliminar
  14. LdA

    É evidente que dou lições. Não as pretendo é dar neste momento.

    Inácio foi a escolha de BdC há 2 anos e foi-o novamente. Revela coerência e entendimento. Algo que não tem sido comum neste clube.

    Repito que é algo delicado, acrescento não desejável, mas também atípico, gerado por escolhas num timing de um processo eleitoral. Algo feito de forma transparente, por e para todas as partes.

    Talvez o LdA esteja mais preocupado com a situação do Moreirense, que o seu próprio presidente. E não tenho dúvidas que Inácio fará o seu melhor, pelo clube que actualmente lhe paga, no jogo contra o Sporting. Não é uma situação que goste, mas foi a possível, tendo em conta que parece claro que Inácio é uma escolha convicta do novo presidente.







    ResponderEliminar
  15. Desta vez ganhou mesmo o candidato com mais votantes. Mais 3000 votantes. Ainda há alguma lucidez nos Sportinguistas. Mas foi mais uma campanha negra contra Bruno de Carvalho. Tentaram de tudo. Até sondagens com mais 20% para o Couceiro... LOL Para todos esses que jogaram sujo agora e há dois anos: na peida! Viva o Sporting!

    ResponderEliminar
  16. Enfim... Os apoiantes de BdC continuam simpaticos e humildes como sempre.
    É este tipo de linguagem que me faz pensar que daqui para a frente haverá uma UNIÃO forte no Sporting!!!

    ResponderEliminar
  17. Foi por haver pessoas a escrever como tu que eu resolvi deixar de escrever sobre o Sporting...basta-me chegar aqui e assinar por baixo!!
    Mais uma vez...certeiro.
    Quanto ao novo presidente...não era o que eu escolheria mas agora será aquele que respeitarei enquanto ele não me der motivos em contrário.
    Penso que já não há margem para erros por isso espero que desta vez os sócios tenham acertado na escolha.
    Estou curiosa para ver como vai Augusto Inácio "gerir" os seus dois cargos...

    ResponderEliminar
  18. Está quase virado um capitulo, prefiro aguardar por amanhã para grandes comentários. Até agora as minhas infelizes previsões estão a confirmar-se. O Sporting está estagnado e assim continuará durante o próximo mês.

    Findo esse prazo, se aparecer dinheiro fresco, fechamos esta época de horror. Depois será o maior desafio, sobreviver até 1 de Setembro...

    Não queria estar na pele do vencedor. Mas ele contará comigo na bancada. Sempre.

    ResponderEliminar
  19. Nuno Bispo,

    nunca lhe ocorreu a possibilidade de, estando o Inácio a trabalhar num clube com quem ainda nos vamos cruzar, não ver o seu nome revelado, justamente pela mesma razão que não foi revelado o "tal" 5º elemento que trabalha em Alcochete?

    Ou que mandaria o profissionalismo e o respeito por quem lhe paga que o Inácio ficasse caladinho em vez de vir "com toda a sede ao pote" falar de matérias que recomendariam algum recato e sem ter perguntado a Jesualdo o que pensa sobre alguns dos assuntos que abordou hoje em entrevista?

    Tivesse isto acontecido há 2 meses atrás e não lhe faltaria a verve que agora anda sumida.

    ResponderEliminar
  20. LdA:

    Excelente post.

    "Que o seu mandato se cumpra, que seja duradouro, resistente e confiável como a árvore que lhe dá o nome."

    Tb desejo o mesmo, claro. Já acreditar, convictamente, que tal acontecerá, é outra coisa. Tenho mts dúvidas, que teria igualmente com JC, mas em grau inferior... Não é por BdC ter ganho no sábado que me faz mudar de opinião na segunda-feira seguinte... Como é óbvio. Não acredito que BdC altere significativamente o actual estado de coisas, mas ponho a minha cara ao serviço das estaladões de luva branca que ele consiga dar. Receberei com enorme alegria!


    Primeiro acto:

    "Continuidade (ooops...) de Jesualdo."

    Mas alguém acredita que o Prof JF vai continuar do SCP? Eu não, bastava estar atento aos sinais... Quer os sinais que BdC deu no inicio da campanha, quer às palavras de JF antes. Aliás, duvido que o próprio BdC o queira. No máximo só para acabar o que resta de época. O BdC percebeu que a "manutenção de JF" estava em sintonia com a vontade da maioria dos sócios e por isso mudou o discurso. Apenas e só.

    Tb me parece que JF não estará mt disposto a continuar com esta direcção. BdC, Inácio, Virgílio Lopes, o 'desconhecido', Freitas Lobo e Tomaz Morais? É mt gente para o Jesualdo aturar... Em contraponto teríamos JC, PB e Jesualdo... Não estou certo de que JF se manteria neste ultimo caso, mas não custa acreditar que estaria mais disposto a aturar duas pessoas com os conhecimentos destes dois do que aquela catrefada de malta... Mts dos quais cheios de boas intenções, não duvido disso, mas com conhecimentos de futebol pc mais que arcaicos, qd comparados com JF.


    O Inácio já se digna a der entrevistas e a mandar bitaites e ainda nem 5 minutos de trabalho tem dentro SCP... É Obra!

    Qd soube do nome de Inácio despoletei logo o eventual conflito de interesses entre o actual treinador do moreirense e o provável dirigente do SCP. Clubes que, por mt que nos custe admitir, lutavam (e ainda lutam, apesar do, felizmente, maior distanciamento do SCP da linha de água) pelos mesmos objectivos. Na altura ng passou cartuxo... Agora é o que se vê...

    SL

    ResponderEliminar
  21. A principal boa notícia da eleição, para mim, foi o final da loucura em que se tornou mandato de Godinho Lopes. O desnorte já era total, a estratégia nula.

    Devo dizer que, ingenuamente ou não, tenho esperança, num bom trabalho de Bruno Carvalho. Que comece já a resolver os muitos assuntos urgentes que há para tratar como sejam a garantia do pagamento dos salários de todos os colaboradores do Sporting até final da época e a renovação da equipa técnica e dos miúdos que subiram este ano à equipa principal.

    à semelhança do LMGM, o Sporting continuará a contar com o meu apoio na bancada!

    ResponderEliminar
  22. Leiam o post do Leão de Alvalade e leiam o comentário do "SPORTINGUISTA".
    A diferença é que 1 é do Sporting e outro é do Bruno Carvalho (ou desta direcção). Porquê que não consegue ser, também (ou unicamente) do Sporting?

    Quanto ao grito "O Sporting é nosso outra vez", confesso que não me choca. Ou melhor, é o melhor de todos os males. Pois o que ele queria dizer (e, no fundo, é o que sente) era: "O SPORTING É MEU!!"

    ResponderEliminar
  23. LdA

    Ou encara o caso Inácio como um atropelo ético ou não. Não deixaria de o ser ou passa a ser, por se revelar escondido ou às claras. Lembro o caso Domingos/Godinho Lopes/Braga/luta pelo terceiro lugar. Toda a gente sabia ou adivinhava, mas nunca assumido. Passa a ser aceitável?

    O 3º ( terceiro ) elemento da SAD mantém-se por se conhecer, até aos próximos dias. As razões para tal foram ditas e repetidas. Não gosta, mas as opções não são de acordo com os seus gostos ou os meus e sim de quem as tomou.

    Como será doravante, acredito. E não por cosmética propagandista. A que é eleitoral, aceita-se, a custo ou não. Gestão com base no que os outros acham, é que não pode ser.

    ResponderEliminar
  24. Excelente post; em empatia completa com este texto.

    Também eu espero, espero sinceramente ter-me enganado e cá estarei daqui a quatro anos para o afirmar, num elogio ao presidente agora eleito.

    Que o seu sucesso seja o sucesso do Sporting Clube de Portugal; tão só isto.

    Sporting Sempre.

    Fique bem.

    ResponderEliminar
  25. Ui,ui...o que para aqui vai...
    Ainda ninguém tomou posse e eis que a zurzidela já leva um bom avanço ao acto...
    A coisa promete...

    Por mim continuarei como São Tomé. Ver para crer.
    Cá estarei para avaliar os desempenhos. Tanto dos eleitos como os que, como em qualquer democracia, se constituirão como críticos...

    Até lá pede-se contenção.

    SL

    ResponderEliminar
  26. Eu até gostava (... e gosto) do que se escreve aqui, mas há uma coisa que me causa muito incómodo quando por aqui passo. Cada vez que alguém não concorda com alguma coisa que foi escrito, lá vem o autor do post, e logo a seguir alguns dos outros elementos do blog, contrapor o que foi escrito em comentário.

    Raramente, a minha sensação é quase nunca, os vi aceitar argumentos alheios, principalmente nalguns temas.

    Mas o que me incomoda não é a oposição de argumentos, o que me incomoda é isso ser feito quase sempre em grupo e raramente ver divergência de opiniões entre esses elementos. E eu acho que divergências de opiniões são salutares.

    Mas OK, pode ser apenas uma sensação.

    ResponderEliminar
  27. Nuno Bispo,
    interprete como quiser, o que disse ficou bem claro.

    E já agora rigor na contagem:Inácio,Virgilio, Tomás Morais, Freitas Lobo (!!!) e o "soldado desconhecido" fazem 5 elementos para a SAD.


    António Gomes,
    Espero que continue a ler e, tanto quanto possível a gostar.

    Se não o incomoda a troca de argumentos não se deve incomodar com os que faço a quem não concordo. Da mesma forma que eu não me incomodo com os que fazem os que não concordam comigo.

    Ou o meu caro só se incomoda com os meus comentários?

    Quanto o que diz relativamente a "outros elementos do blogue" talvez não tenha reparado nos comentários do Virgílio ou do LMGM, os únicos elementos do blogue que aqui comentaram este post.

    Se tivesse reparado nos comentários deles ou tenha seguido o blog com a devida atenção ultimamente teria constatado que a sua observação não faz qualquer sentido.

    ResponderEliminar
  28. Verde CDV, você continua o mesmo.A coerência é uma coisa bonita que eu aprecio. Mesmo no estilo "pai, hoje voltei do seminário e já me passou a birra de os meninos maus me terem roubado o chupa"!







    ResponderEliminar
  29. Cantinho do Morais, serviu-te a carapuça? Respeito todas as opiniões contrárias, agora para aqueles que por todos os meios tentaram impedir a eleição do Bruno de Carvalho com calunias, com uma campanha do medo, até o condomínio o homem não pagava!! Esses só merecem o meu desprezo! São baixos e reles! A maioria como há dois anos está com Bruno de Carvalho, não é uma minoria qualquer! É a maioria dos Sportinguistas! Não são Sportinguistas no seu entender? LOL Cure-se que as eleições já passaram.

    http://www.youtube.com/watch?v=9FRFyONqOBQ

    ResponderEliminar
  30. LdA, o essencial esta no fim do post a bold!

    Vou ser muito exigente com este Presidente. Porque ele representa muitas coisas em que acredito.E não vou admitir que se desvie do caminho dos princípios que anunciou e em que muita gente acredita!

    Somos responsáveis por aqueles que cativamos...

    ResponderEliminar
  31. Lá estamos nós com o nosso espírito critico puritano que nos é conhecido.

    Eu pergunto será a questão do Inácio tão diferente daqueles jogadores profissionais emprestados a outros clubes que em certas jornadas jogam contra a sua entidade patronal ???

    A resposta é simples são profissionais e jogam para ganhar (pelos menos os nossos até se fartam de nos marcar golos).

    É isso que os adeptos/sócios do Moreirense (e do SCP) exigiram ao Inácio certo !?

    Para os mais distraídos convém lembrar que o Inácio já consegui colocar o Moreirense nos lugares imediatamente acima da zona de despromoção.

    SL,


    ResponderEliminar
  32. Só mais uma questão acho imensa piada ver tanta gente a tentar interpretar à sua maneira a frase "O Sporting é nosso outra vez" a mim parece-me um bom slogan e para os mais distraidos parece ter dado frutos ou não tivéssemos nós +/-200 sócios desde ontem.

    Não percam tanto tempo com o acessório (Presidente) o nosso tempo deve ser dedicado ao NOSSO GRANDE AMOR o SPORTING CLUBE de PORTUGAL.

    SL força Portugal logo só queremos uma vitória,

    ResponderEliminar
  33. Sérgio,

    Esses +/- 200 sportinguistas que ontem se fizeram sócios, serão daqueles que fazem depender a sua filiação ao Sporting de Direcções ou de vitórias? Daqueles que "rasgaram" o cartão? É que lembro-me de um clube em que se rasgam cartões amiúde, mas não é o Sporting. E, curioso, para esses novos associados - que desde já aproveito para dar os parabéns pela sua escolha recente - o Presidente também será "acessório"?

    O que acha que acontecerá a esses associados quando a razão pela qual se inscreveram(?) deixar de existir (e que seja daqui a 30 anos!)? O que será que esses novos associados dão valor?

    Quanto ao espírito puritano, não foi numa plataforma de pureza (e superioridade) ideológica e moral que a lista vencedora assentou a sua campanha? Ou agora que ganharam já não é tempo de ser puritano, já se pode olhar de lado para conflitos de interesses. E, já agora, conhece outros casos de treinadores que passarão a administradores, que estão num clube adversário do Sporting, a tecer considerações várias sobre o futuro de um adversário próximo? Quando, por exemplo (e belo exemplo! pensava que não poderia ser exemplo para nada), o Domingos foi contratado pelo Sporting, enquanto ainda estava no SCBraga deu entrevistas sobre as contratações que iria fazer?

    E - como também se tem visto por aí - por que razão o conflito de interesses apenas poderia prejudicar o Moreirense? Declarações sobre contratações e afins não são susceptíveis de afectar o rendimento do Sporting e desestabilizar a equipa?

    E se - como já tenho visto por aí - a permanência de Inácio no Moreirense é uma forma de assegurar "bons termos" para a contratação do Ghilas, não acha que haveria um conflito de interesses claro: em que uma pessoa que trabalha no Moreirense e trabalhará no Sporting estará a negociar pelos dois lados? O que o leva a crer que, neste conflito de interesses, quem sai prejudicado é o Moreirense?

    Como disse no outro dia, não foi só o Bruno Carvalho que colocou - e bem! - a fasquia alta, foram também muitos dos sportinguistas que o seguem com devoção. Se esses sportinguistas não perderem esse sentido crítico, será o Sporting a ganhar.

    ResponderEliminar
  34. Caro PLF,

    Não gosto de julgar ninguém, eu tornei-me sócio do SCP com a eleição do JEB porque 1º o clube precisava e 2ª tinha grandes esperanças em JEB.

    Porque razão estes novos sócios não poderão ter as mesmas expetativas que eu tive na altura !??? porque o Presidente agora é BdC de quem o PLF não partilha o entusiasmo e as expetativas de muitos !??? teremos de ser reféns das suas expetativas será isso !???

    Na minha vivência com o SCP o Presidente será "acessóario" (va eu coloca as aspas desta vez), deveremos estar atentos ao BdC fará ? SIM claro, mas não podemos nos comportar como "câes de guarda" como alguns como você se posicionam !!!

    Em relação ao Inácio se quiser ir por ai eu pergunto-lhe onde estava todo esse moralismo quando o GL candidatou-se ao SCP alguém que foi acusado de corrupção pelo estado, ou então PPC, ou ainda PPC e as suas empresas que prestavam serviços ao clube !??? não haveria ai conflito de interesses ???

    Sinceramente acho que já chega destas MERDAS gostamos de discutir estas merdas porque somos diferentes !??? mas depois vamos a ver e temos gente que faz MERDAS mais graves que este suposto caso Inácio.




    ResponderEliminar
  35. Sérgio,

    Confesso que gosto de julgar as pessoas pelo que disseram ou fizeram no passado. Por isso lhe digo também que não é o meu "moralismo" que está em causa (ou a falta dele..., por exemplo, acho e achei muito bem que fosse uma empresa do PPC a fazer a vigilância aos jogadores e que - precisamente! - era de um moralismo deslocado sugerir que o Sporting não deveria fazer aquilo e não fosse um dos seus dirigentes a fazê-lo), mas o moralismo daqueles que durante 2 anos não se cansaram de atirar essas (e outras) aos membros dos órgãos sociais.

    Olhe, tornei-me sócio em 1988, quando tinha 9 anos, porque um senhor (que nunca esquecerei e que ficará para sempre como uma referência de sportinguismo, humilde funcionário e sportinguista de todas as horas) da tipografia Cruz, Sousa & Barbosa - que era em baixo de minha casa - tanto insistiu que pedi à minha mãe para me deixar que ele me fizesse sócio. À altura ser-se sócio do Sporting não era a coisa fácil e imediata de hoje, era preciso que um sócio subscrevesse uma proposta de sócio, responsabilizando-se pelas qualidades do sócio que propunha. Outros tempos. 1988 foi também o tempo de Amado de Freitas e Jorge Gonçalves, tempos em que os jogadores do Sporting rescindiam para ir para o Gil Vicente, tempos de caos directivo e desportivo.

    Por isso custa-me, sinceramente, ver regozijo por pessoas que fazem a sua filiação ao Sporting depender do que quer que seja. Pessoas que, por exemplo, não se inspiraram no excemplo do próprio Bruno Carvalho que - apesar de proclamado detractor da "continuidade" - nunca deixou de lado o seu estatuto e a sua responsabilidade como associado. Não se trata de medir "sportinguismos", mas apenas de constatar o óbvio: para alguns o vínculo ao Sporting Clube de Portugal está sujeito a condição e, não se preenchendo essa condição, demitem-se da sua responsabilidade associativa.

    ResponderEliminar
  36. PLF,

    Compreendo o que dizes eu por acaso também concordei :

    "acho e achei muito bem que fosse uma empresa do PPC a fazer a vigilância aos jogadores e que - precisamente!"

    è por isso mesmo que achei a situação do Inácio exagerada.

    Eu infelizmente sou (era ... o meu pequeno Francisco também será SPORTINGUISTA espero eu) o único Sportinguista numa família onde praticamente só existe um clube o FCP, durante anos vivi "sozinho" o meu sportinguismo agarrado ao rádio só mais tarde à TV, só após os meus 19/20 anos comecei a assistir ao vivo alguns jogos do SCP (quase sempre longe de Alvalade) na companhia do meu grande amigo Pedro Varela (nunca conheci ninguém que fizesse tantos kms para ver o SCP jogar).

    Só me tornei sócio (vivo em Gaia) em 2010 porque como lhe disse 1º achei que o clube precisava mais do que nunca, acho que isso não me deveria fazer menos sportinguista (julgo que pensará o mesmo).

    Quanto aos :

    "mas o moralismo daqueles que durante 2 anos não se cansaram de atirar essas (e outras) aos membros dos órgãos sociais"

    Certamente serão os primeiros a virar as costas a BdC, sinceramente temos sempre bons e maus exemplos em tudo, eu apenas prefiro dar relevância aos bons não dando tanta importância aos maus.

    Pessoalmente não gosto de Inácio no entanto não me esqueço que o 1ª titulo que vivi como Sportinguista foi com ele.

    SL,


    ResponderEliminar
  37. JG,
    A si já o conheço há muitos anos da blogosfera e em si a coerencia é sempre absoluta e uma virtude insofismavel.
    Depois de muitos anos de batalha e de muito zurzir por essa blogosfera sportinguista conseguiu levar a água ao seu moinho ou seja por fim um candidato apoiado por si ganhou.
    Mas a sua coerencia é sempre brutal, entre apoio a Paulo Pereira Cristovão e Bruno de Carvalho, vá-se lá perceber esta coerencia.
    Ao contrario de você e de outros eu afastei-me da blogosfera sportinguista depois da eleição de José Eduardo Bettencourt porque percebi que você e muitos outros não descansariam enquanto não conseguisse o vosso objectivo.
    Porque percebi o que lá vinha e o que lá veio foram 3 anos de insultos de maior atrito entre sportinguistas, maior divisão dentro do Sporting. Isto porque a dita oposição nunca olhou a meios para atingir os fins, nem que para isso o SCP fosse depauperado até chegar a este ponto.
    Não foram vocês que obrigaram nenhum dos Presidentes a praticar os actos, mas por vossa interposição muitos desses actos foram efectuados num clima de fragilização total a que sujeitaram os Presidentes e o proprio clube.
    Porque existem sportinguistas que não olham a meios para atingir os fins.

    Esperemos que com a eleição de Bruno de Carvalho o Sporting consiga ser um clube impoluto, imaculado como vocês tanto desejam.
    Esperemos que não hajam grandes equivocos e pessimos actos de gestão, como outrora.
    Esperemos que não haja um minimo de subserviencia a ninguem e a nenhum clube.
    Esperemos que não hajam situações dubias de funcionarios do SCP, com outros clubes como outrora???
    Esperemos que o clube fale a uma só voz como todos desejamos???
    Esperemos que agora se consiga a milagrosa UNIÂO que todos proclamam???
    Esperemos que os que se seguem sejam muito melhores e com padrões morais e eticos muito mais elevados???
    Esperemos que o Sporting seja DEVOLVIDO, aos sócios como muitos proclamam???
    Esperemos que agora não haja quem despreze e insulte os sócios???
    Enfim... Esperemos que agora seja tudo perfeito ou pelo menos 100% das decisões sejam todas transparentes.
    Porque assim não for, os mesmos que tanto defenderam Bruno de Carvalho estarão a perdir-lhe contas daqui a poucos meses. E os mesmos radicais que hoje o colocaram no poder também o destituem.
    Basta para isso destapar a "Caixa de Pandora" que foi aberta...

    Pela minha parte terão todo o apoio. Porque independentemente do Presidente eu sou do SCP.
    E assim sendo continuarei a pagar as minhas quotas, a comprar a minha Gamebox e a comprar os produtos do SCP.
    Uma certeza eu tenho, nós os que não votamos Bruno de Carvalho não faremos uma guerra sem quartel ao Presidente eleito.
    Não temos tempo para andar por foruns, blogues, e outros sitios a insultar os outros de lambuças, croquetes e afins, porque decididamente não temos o mesmo tipo de atitude dos apoiantes "da blogosfera" de Bruno de Carvalho.
    O que terão da nossa parte é uma analise seria e honesta do mandato de Bruno de Carvalho.
    Ao contrario desses apoiantes não queremos as nossas ideias apara o Sporting vinguem a toda a força.

    A coisa mais bonita que saiu desta eleição foi aquele abraço de José Couceiro e as palavras proferidas por ele com toda a sinceridade.
    Não vou levantar especulações, mas não sei se seria do mesmo modo se os resultados fossem outros, pelos menos da parte dos seus apoiantes não seria de certeza.

    ResponderEliminar
  38. LdA
    Bom post que acredito transpire intenções e desejos genuínos mas que ainda assim não estão à altura da "exigência" dos ulemas que bebem a verdade directamente do verbo do Lider Incontestável.

    Estás marcado pelo que escreveste aqui no passado e pelo teu sentido de voto e isso não tem perdão para eles. E como o Sporting agora é "deles" outra vez - alguns deles não eram sequer nascidos quando eu me tornei sócio do Sporting - habitua-te.

    ResponderEliminar
  39. O que me espanta é olhar para o sporting de hoje. olhar para o seu estado. olhar para o seu passivo. olhar para a distancia a que estamos dos nossos adversarios em praticamente todos os niveis. E ver que ainda existem pessoas que conseguem defender estes ultimos anos, estas ultimas direcções, e culpar uma "oposição interna" pelo estado a que chegamos. Mas será que eu andei a dormir este tempo todo?

    Quem gastou o dinheiro? Foram os socios? Quem deu os tiros nos pes? foram os socios? Quem vendeu jogadores aos adversarios? Foram os socios?

    Quem é que pos o sporting num estado em que passamos pela vergonha de ter salarios em atraso? Foram os Socios?

    Mas como é que defendem a incompetencia que reinou no sporting nestes ultimos anos?

    Se não tivesse entrado um senhor chamado roquette no sporting, hoje seriamos uma potencia europeia! Mas alguem iria comparar porto ou benfica conosco se tivessemos tido alguem de jeito na frente do sporting?

    Andámos a perder tempo com guerrinhas, com falsos moralismos, com o "somos diferentes", e enquanto isso os nossos rivais foram ganhando titulos, e foram calcando cada vez mais em nos, gozando-nos, chamando deficientes a funcionarios do clube e nunca ninguem se manifestou. Nunca ninguem defendeu o sporting. Fizeram de nos tudo o que queriam.

    E agora ainda vêm dizer para aqui que foi a oposição interna que pos o Sporting neste estado? Não brinquem com esta merda pa.

    Gostavam mesmo de ter bettencourt de volta? Ou Godinho Lopes? ou Soares Franco?

    O Sporting nestes ultimos anos não foi um clube desportivo. Foi uma seita. Foi uma maçonaria! Um grupo de amigos que decidiram encher bem os bolsos com o patrocinio de ´todos nós!

    E agora a culpa de estar-mos como estamos é daqueles que ousaram dizer algo contra o que se passava. Algo que toda a gente via. Até os nossos adversarios o conseguiam ver.

    Que tivemos 15 ou 16 anos a ser liderados por pessoas que não percebiam nada de desporto. E que nem queriam aprender sequer.

    Não sei se BC será diferente dos que o antecederam. Terá de nos provar.

    Agora não me digam que estavamos bem como estavamos.

    ResponderEliminar
  40. Sérgio, só um conselho:

    Deixa lá os 'distraídos' e os 'cães de guarda' de lado... Há 3 dias chamavam-lhes 'lambuças' e outras cenas assim pró foleiras... Quem tanto apregoa "união" não pode ter discursos de "divisão". O 'nós' (gajos porreiros e de um sportinguismo a toda a prova), contra o 'eles' (gente má, armada em cães de guarda) não faz sentido para quem advoga a tal união.

    E, já agora, pergunto: e o que é união? Será a ausência de critica?

    O BdC irá ser contestado de certeza absoluta. É que não tenho a mais pequena dúvida. É normal que o seja por duas ordens de razões: 1.ª) face ás elevadíssimas expectativas criadas em torno dele e que são inatingíveis; 2.ª) a conjuntura é extremamente difícil e complicada e a partir de agora terá que, forçosamente, tomar medidas impopulares... A primeira razão, ao contrário da segunda, é totalmente da sua inteira responsabilidade, já que ajudou e alimentou essa situação. E não será tanto pelos 'distraídos', nem pelos ‘cães de guarda'. A maioria desses já estão à espera da ‘pancada’… Será mais por mts dos agora seus mais acérrimos e obcecados apoiantes. Sabes, é que a desilusão é tramada… Aliás, quem passou a vida a criticar GL no passado (com ou sem razão, não é isso que está agora em causa), não pode, agora, espantar-se nem ressentir-se contra quem eventualmente o vier a acusar, caso as coisas não corram bem ou ele se espalhe ao comprido com as promessa que proferiu. Simplesmente, não pode! Ou então não tem um pingo de vergonha… De modo que olha, “união”, com BdC ao leme (ou com qlq outro) só surgirá se acontecer uma de duas situações: se cumprir com o que prometeu e a equipa principal de futebol do SCP começar a ganhar OU se o futebol profissional começar a vencer e cumpre com as promessas que deixou! :P

    Resta saber até qd, o BdC poderá resistir, caso, as vitórias (e as promessas) não surjam…

    Posso enganar-me sobre a crítica, mas duvido. Estou até disposto a custear os bilhetes duma deslocação do SCP ao Norte, a ti e ao Pedro Varela (ALÔ Bancada de Leão), caso me engane. Ao contrário pagas-me tu um bilhetinho e a um(a) acompanhante em Alvalade! Aceitas a aposta? 

    Só para concluir: da minha parte, irei, como sempre, elogiar ou criticar o seu desempenho segundo a minha própria avaliação que terá por base as promessas que ele realizou... A sorte dele é que até me sinto relativamente paciente e se não houver ouro descalabro tipo JEB ou GL, dou-lhe o mandato todo para as cumprir!


    SL!

    ResponderEliminar
  41. Pedro C,
    Não sei que idade você tem, mas o Sporting continua a ser uma potencia Europeia, mais que não seja por ser o 3º clube Europeu com mais titulos e um dos unicos que já ganhou Taças Europeias em varias modalidades.
    Em futebol nunca fomos uma potencia Nacional, quanto mais europeia, com excepção das decadas de 40 e 50.
    Portanto não deturpemos as coisas e não atiremos areia para os olhos dos sportinguistas menos esclarecidos, porque nesta imensa blogosfera sportinguistas existem muitos sportinguistas que de historia do sporting sabem muito pouco.

    Não deturpe as minhas palavras, porque eu não disse que foi a a oposição que afundou o Sporting.
    O que disse foi que essa oposição acerrima e feroz muitas vezes preocupou-se mais consigo e com a capitalização dos seus votantes, que com o bem do SCP. E tanto é verdade que muitas das vezes o Presidente do SCP negociou em posições altamente fargilizadas por culpa de informações internas que nunca deviam ser do dominio publico.
    Tenho tanta ou tão pouca razão que o PMAG do SCP continua na sua guerrinha pessoal contra GL e este até já nem conta para o totobola.
    E muitas foram as vezes que colocou o Presidente do SCP em posição fragilizada perante terceiros.

    ResponderEliminar
  42. Verde CDV, o meu ego não precisa de ser alimentado... Não foi por acaso que falei no chupa.

    Você ia continuar a ser sócio, pagar tambores,... Eu não ia. Eu CONTINUEI a pagar e a ir durante muitos anos em que não me revia nos caminhos que o clube trilhava. Ainda não falhei um jogo em Alvalade este ano, sabe? O sonho continuou mesmo em desespero, sabe? Quanto ás minhas opções, assumo as todas. Mesmo onde errei e sei reconhecer o erro...

    ResponderEliminar
  43. Onde se lê tambores é favor ler gameboxes

    ResponderEliminar
  44. Virgilio,

    Tens razão a união ou unidade como BdC falou só acontecerá com o sucesso do clube caso contrário como é normal no SCP essa "união" nunca existirá.

    No entanto se leres com mais atenção o que escrevi verás que não utilizei uma única vez a palavra união. Apenas chamei a atenção ao fato de estarmos a arranjar constantemente pretextos ou argumentos contra nos (leia-se "caso Inácio").

    Outra coisa não quis adjetivar tão negativamente como fazes crer os "caes de guarda", foi a figura que se me ocorreu poderia ser pior :).

    Quanto à aposta não percebi :) estás a querer apostar contra o SCP !??? é que é já :) !!!

    P.S: Outra coisa o BdC não prometeu vitórias nem precisava de o fazer ele prometeu sim rigor, trabalho, organização o que caso consiga certamente estará sempre mais próximo da vitória, mas não ouvi da boca dele prometer títulos ou vitórias (quando esteve na JF de Bonfim na sessão de esclarecimento no Porto).

    ResponderEliminar
  45. Sergio, passo a explicar. A aposta não é contra o SCP. É sobre a critica de que o CD será alvo. Tenho tanta certeza que surgirá e que serão os hoje indefectíveis do BdC os maiores 'cães de guarda', que fiz a aposta ctg! Como não sei se partilhas esta opinião, uma vez que o teu "cães de guarda" se dirigiam, claramente, a quem nele não votou, que deixei o desafio.

    Por outro lado tb pode servir de pretexto para nos juntarmos algures no futuro e partilhar umas loiras fresquinhas e uma vitória do nosso SCP! ;)

    E Sérgio, por falar em vitórias... Eu tb não disse que BdC prometeu títulos. Mas ele prometeu melhorias significativas e são essas as vitórias que tds (em especial os seus fãs) aguardamos. Uns mais pacientemente do que outros? Seguramente.


    Por fim, o 'tema Inácio'. Parece-te bem a actual situação? E as entrevistas que deu são de reprovar ou de elogiar? São duas perguntas simples, de respostas simples. A mim não me parece bem no primeiro caso e acho uma falta completa de bom senso ter dado as entrevistas e, note-se, ter defendido o que defendeu... Outra coisa: então não é o BdC o porta voz e quem terá que anunciar as medidas para o futebol? Avisem lá o Inácio que ainda não tomou posse e já se esqueceu dessa premissa...


    Abç e SL!

    ResponderEliminar
  46. JG,
    Acho que não precisamos de comparar pilinhas...
    Os xupas ficam para você distribuir pelos jovens imberbes que constituem a maioria da prole do Bruno de Carvalho.
    Já agora aproveite e explique-lhes o que significa o Sporting Clube de Portugal, porque desconfio que a maioria nem desconfia do que seja este imenso clube...

    O que me destingue a si a mim dessa juventude imberbe e a mais alguns que aqui andam é que nós sabemos distinguir as coisas e não deixamos de pagar quotas, comprar gameboxs ou simplesmente ir a Alvalade a todos os jogos , porque quem dirige os destinos do clube não levou o nosso voto.

    Vai ter muito que ensinar e educar essa imensa prole. Há que ter paciciência com essa gente porque são uns eternos insatisfeitos...

    Acho que um dia destes se pode aplicar aquele velho adágio português: " quem com ferros mata, com ferros morre".

    ResponderEliminar
  47. Verde CDV

    Tenho 25 anos, mas conheço bem a historia do nosso clube. E conheço bem as suas potencialidades. Alias ate os nossos adversarios as reconheçem. Não disse que eramos uma potencia no futebol. Disse que se tivessemos sido bem conduzidos, hoje seriamos certamente uma potencia no futebol. Tem duvidas nisso? Eu não. E muitos dos nossos adversarios também não têm. É por isso que ficam tão contentes por nos verem como estamos. Alias eles ate beneficiam disso, ficam com os nossos jogadores.

    E se formos ver o resto das modalidades....bem...ja viu quantos atletas fugiram nos ultimos anos para clubes adversarios? Não foi só no futebol que pioramos. E se nas modalidades não pioramos mais, isso deve-se a caroliçe de alguns e não à boa vontade das ultimas direcções.

    É por olhar para essa historia tão rica de que voce fala, que me dá mais tristeza ver o estado em que chegamos. Um clube aos caidos, que anda a vender jogadores para pagar salarios em atraso.

    Claro que isto é culpa do Sr. Eduardo Barroso(que realmente é um fala barato, e foi um erro de casting).

    Só não vê quem não quer. Fomos liderados por incompetentes. Por pessoas que nunca quiseram o bem do Sporting.

    Mas lá está, tinham nome, eram de familias ricas, tinham "credibilidade". E é disso que o povo gosta.

    Deixem-se tar que vão ter o que querem, quando o BC se espalhar ao comprido. Acho que ele nem sabe onde se meteu...

    ResponderEliminar
  48. Verde CDV, para concluir, eu não sou dono da verdade, nem o grande educador da classe operária. Deixo esse papel para o Arnaldo de Matos e para si...

    As pessoas devem pensar pela sua cabeça e quem sou eu para dizer a alguém o que deve fazer ou sequer se deve ou não ir à bola, pagar cotas, etc. Eu vou porque sou drogado Sporting e não consigo largar o vício. Sou doente. Mas isso sou eu. Os outros...cada qual pensa pela sua cabeça e faz o que acha melhor para si...

    ResponderEliminar
  49. Virgilio,

    Sim concordo com o que dizes logo a aposta fica sem efeito ... já as loiras fresquinhas podes contar.

    Parece-te bem a actual situação?
    Não, mas não me preocupei em demasia com isso, prefiro desvalorizar.

    E as entrevistas que deu são de reprovar ou de elogiar?
    Ainda não li as entrevistas dele mas para quem no dia das eleições repetiu várias vezes um SCP a uma só voz ... estára numa fase de assimilação de novas funções terá de perder a mania de andar sempre a falar para a "CS", mas diga-se que ele sempre foi assim não é surpresa ... pelo menos para mim.

    SL,

    ResponderEliminar
  50. O Inácio já deu uma entrevista a informar que o Sporting agora falará apenas a uma só voz, que é o grande, o enorme, o fabuloso, o infalível Bruno de Carvalho.

    O Inácio logo dará nova entrevista à TV em que informará que o Sporting agora falará apenas a uma só voz, que é o grande, o enorme, o fabuloso, o infalível Bruno de Carvalho.

    Entretanto o Comandante dos Naufrágios Olímpicos já veio hoje informar que o Sporting agora falará apenas a uma só voz, que é o grande, o enorme, o fabuloso, o infalível Bruno de Carvalho.

    Espera-se que todos os dias durante os próximos 4 anos alguém nos venha informar que o Sporting agora falará apenas a uma só voz, que é o grande, o enorme, o fabuloso, o infalível Bruno de Carvalho.

    ResponderEliminar
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  52. Este Verde CDV não é o Rodrigo Roquete, primo do José Roquete?

    É que se for está explicada a azia.

    ResponderEliminar
  53. Não percebo o que fez Bruno de Carvalho para existir assim um ódio tão grande contra ele.

    A unica explicação que arranjo é mesmo o facto de ele não vir de uma familia com brasão, ou de não ter "bettencourt", "roquette", ou agora "Peyroteo" no nome.

    Se calhar o Severino é que tinha razão, e os Presidentes do Sporting devem de ser escolhidos mediante a sua declaração de rendimentos. Alias...depois dos adjectivos que vi serem dados às pessoas que estavam a espera dos resultados na rua no sabado a noite, se calhar tambem os socios deviam de ser escolhidos mediante a sua conta bancaria e grau de escolaridade. Não devem de existir pessoas mal formadas nesse country club que é o Sporting.

    Realmente já há muita gente que está ansiosa para que as coisas corram mal. Pareçe que no final, novos ou velhos, ricos ou pobres, bem ou mal educados, somos todos iguais.

    Mas não faz mal. Vamos-nos divertindo a adjectivar e a classificar os "sportinguistas", enquanto os outros vão ganhando titulos e gozando com a nossa figura.

    ResponderEliminar
  54. Fecharam as eleições. E fico contente porque tudo o que há a apontar à MAG nestas eleições sao problemas de comunicação. Este órgão foi durante 2 anos o garante da legalidade e do cumprimento dos estatutos.Contra tudo e todos às vezes. Mas sempre pelos sócios. Fico contente porque tenho lá amigos e ganhei amizade por outros que não conhecia. E que hoje admiro muito pela coragem, verticalidade e sentido ético que mostraram.

    Adivinho já alguns comentários que vou ler, mas que se lixe. O importante é mantermo-nos sempre fiéis na vida aos valores em que acreditamos!

    ResponderEliminar
  55. E aproveito para deixar aqui um abraço apertado ao LdA e ao Virgílio. Desta vez estivemos em campos opostos em termos de opinião, mas isso é a vida e cada um deve defender as coisas em que acredita. Sem que isso afecte a amizade, a admiração e o respeito que temos por aqueles de que gostamos. E eu continuo a admirar e a gostar destes 2 sportinguista!

    ResponderEliminar
  56. JG: A amizade, o respeito e a admiração é mutua. Sabes mt bem disso. Estes momentos só servem para testar esses sentimentos. E se msm em campos diferentes não sofreu um risco mínimo que fosse, é pq são fortes e genuínos!

    E que daqui a pc mais de um ano estejamos todos juntos a festejar. Se não for um título, que seja um SCP em franca recuperação!

    Gde abço;

    VIVA O SCP!

    ResponderEliminar
  57. LdA,

    Dassss, ainda bem que é sem ressabiamento e com respeito e sem azedume.

    Depois de teres escrito isto lê o resto, parece que puseste esta frase sem crêr.
    Dedica este blog (se assim o entenderes), a apoiar o Sporting mesmo, senão cais no erro do calhau do Sporting até morrer, mas em versão lambuça.

    ResponderEliminar
  58. Fiquei contente com o post. Depois fui ler os comentários, completamente contraditórios ao que tinha sido lá escrito em cima, esvaziando todos os raciocínios do post.

    Ao segundo dia já se percebeu que vai haver uma falange de sportinguistas à procura de sangue nesta direcção, com este blog e outros à cabeça. Uma verdadeira oposição.

    Nunca tive grande esperança de que os sportinguistas voltassem a estar unidos. Mas... já??

    Espero o mesmo que todos nós, um projecto consistente. Só se assim se poderá passar por cima destas disputas extremistas entre os que ajoelham perante o líder e os que o querem morto. Eu só quero que o meu Sporting volte a jogar à bola para que todos os meus problemas sejam as roubalheiras a cada fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  60. Bentas Forever e PedroS,

    Não sei qual foi a parte do "Terá o beneficio da dúvida, a moderação na critica, sem abdicar das minhas convicções" que terei violado nos comentários que fiz sobre o Inácio, a única matéria que comentei aqui que poderia justificar as vossas acusações.

    Percebo o vosso incómodo e a vossa preocupação. Parece-me que do tempo de criticar tudo e o seu contrário agora gostariam que se passasse ao silêncio e cumplicidade

    Lambuças tanto são os que votaram sim a tudo o que lhe puseram à frente sem se questionarem como os que agora pretendem que todos se inclinem ante cada declaração, intenção ou plano. São tão nefastos uns como outros.

    Percebo a ideia: os "distraídos" os "acomodados" são agora para os outrora "exigentes" a oposição, os entraves à afirmação dos novos corpos sociais.

    Talvez não percebam como estes argumentos são extemporâneos e ridiculos. Aliás na voz do nosso presidente, as desculpas com a oposição são desculpas dos medíocres.

    ResponderEliminar
  61. JG,

    Faço minhas as palavras do Virgílio,

    Abraço.

    ResponderEliminar
  62. Vamos ver se nos entendemos...
    Os sportinguistas têm obrigação e dever de fiscalizar todos os actos cometidos por qualquer direcção. Até aqui devemos estar todos de acordo.
    Se bem percebo é o que vão fazer todos os sportinguistas; votantes ou não do Bruno de Carvalho.
    Não é querer sangue, é simplesmente fazer anlise ao que se passa no Sporting.
    E o tema Augusto Inácio não deixa de ser controverso.
    Por isso pode e deve ser comentado pelos sportinguistas.
    O que não desejaria ver eram ataques pessoais, insultos gratuitos e notaveis a botar faladura por tudo o que é meio de comunicação social.
    A blogosfera vai continuar igualzinha, sem tirar nem por.
    Com uma nuance que para mim fará toda a diferença: alguns blogues ou Editores que não apoiaram o Bruno de Carvalho, não são pessoas e sobretudo sportinguistas do bota-abaixo e de certeza absoluta nunca farão o que a maioria dos blogues fez com as direcções anteriores.
    Não verão de certeza termos ignobeis e outras vergonhas pespegadas em blogues.
    Porque ainda sabem distinguir a critica saudavel, da malcriadez, da arruaça e de outras coisas menos proprias que diariamente apereciam na blogosfera leonina.
    Que o Sporting institucional falará a uma só voz, nem coloco isso em dúvida. Que o Sporting dos oportunistas consiga deixa de lançar grãos de areia para a engrenagem, já coloco as minhas reservas.
    E não são os blogues que atrapalham o futuro do Sporting; porque convenhamos a sua importancia é minima, já os gravitacionais do Sporting são muito mais perigosos.
    Eu espero com toda a sinceridade que seja desta que o Sporting se consiga blindar e que seja mandado de dentro para fora e não o contrario.
    Não pensem que estou sedento de sangue e que estou de atalaia á espera do primeiro deslize do Bruno de Carvalho para destilar odio.
    Não nutro esse tipo de sentimentos por Bruno de Carvalho.
    Até digo mais, ficava muito contente de daqui a 1 ano estar aqui neste mesmo blogue a reconhecer que me enganei e que Bruno de Carvalho é aquele Presidente por que todos ansiavamos.
    Porque se assim fosse poderiamos ter um Presidente para 10,15, 20 anos. E um clube como o SCP só pode prosperar se tiver direcções solidas.
    Oxalá que me tenha enganado redondamente!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)