quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Apresentação da lista de Bruno de Carvalho, a impressão que ficou

A nota mais importante da apresentação da lista de Bruno de Carvalho ontem, e que, não por acaso, é que a merece maior destaque hoje na imprensa nacional, é a vontade de "Se a actual direcção não cumprir com os estatutos e sair logo no dia 23, como já ouvi, sem resolver as despesas, como é sua responsabilidade, o nosso primeiro acto será abrir um processo judicial por gestão criminosa".

Interessará pouco discutir, pelo menos no imediato, os termos usados e a possibilidade de êxito de uma empreitada como esta. Importa o significado da vontade expressa, que não terá surpreendido ninguém que acompanhe, mesmo que de muito longe, os últimos anos do Sporting. De certa forma é a confirmação de que subsiste num núcleo de Sportinguistas, personificados em Bruno de Carvalho e seus apoiantes, que ficou petrificado na vontade de ajustar contas desde o dia 26 de Março de 2011. 

A afirmação é forte e, quanto a mim, é, mais do que uma mensagem para todos os sócios, uma mensagem directa para o seu núcleo duro, o que no fundo constitui um erro. A sua base de apoio há muito que está consolidada e, se BdC quiser ganhar as eleições, terá que fazer melhor do que isso. Um erro de comunicação crasso que marcará, estou certo, o seu percurso. Até porque o tempo é curto e será difícil apagar a impressão deixada.

Do ponto de vista pessoal tal não constitui uma surpresa e por isso não me posso confessar defraudado. Mas não posso deixar de expressar a minha preocupação ao constatar que o "primeiro acto de gestão" seja ir a correr para os tribunais, quando as atenções se deviam concentrar em arrumar a casa. É bom ter presente que foi a percepção da necessidade de "dar um rumo ao Sporting", - já nem interessa agora discutir se certa ou errada - que nos precipitou neste processo eleitoral em que, há medida que o tempo passa, mais me confirma a sensação de que o Sporting vai ganhar muito pouco, talvez nada. 

É verdade que a situação herdada é tenebrosa, mas convém lembrar a todos os candidatos que se apresentam a eleições que a última coisa que podem alegar é o seu desconhecimento e é por isso que eles hoje são candidatos. Por isso talvez fosse bom começarmos por discutir que soluções propõem. Não  que não me interesse ao apuramento de responsabilidades, mas a partir do dia 23 de Março a direcção eleita não vai poder dizer aos sócios e credores "esperem aí um bocadinho que estamos à espera da decisão do tribunal para apurar responsabilidades."

A seu tempo, se o tiver, debruçar-me-ei aqui sobre o programa de BdC e restantes candidatos. Numa leitura rápida devo dizer que considerações genéricas do tipo "alargar a base de investidores sem perder a maioria" não me dizem nada se não se me explicarem como é que isso se consegue. Ou a intenção de construir o tão desejado pavilhão, que "não é uma promessa", mas não se diz como se consegue com o clube imerso na sua maior crise financeira. Isto já GL fez com os resultados que se conhecem.

Em anexo segue um press- release da AAS, sobre o seu posicionamento nas actuais eleições:

 

33 comentários:

  1. A sua lista (Vicente Moura), os apoiantes (Venâncio, Cadete, só falta o José Eduardo e o Carlos Xavier) e as suas prioridades (atacar a, ainda, direcção do Sporting Clube de Portugal), demonstra que, durante 2 anos, Bruno Carvalho e acólitos não fizeram mais do que ser um "Governo Sombra" desejosos de derrubar a direcção e com o desejo profundo que os objectivos desta falhassem (derrotas e derrotas).

    E tudo com o apoio de Bola Branca (RR), Correio da Manhã, DN, Record e ABOLA. Vá-se lá saber porquê...

    Se vencer, não acredito que antes do Natal não haja novas eleições.

    ps: escolher Vicente Moura é de "génio". É que não deve existir "notável" mais odiado (e com razão) no Universo Leonino. Para mim supera Dias Ferreira e Eduardo Barroso.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Ah a lista de Bruno de Carvalho significa vingança ou outra coisa do género?

    Então que dizer das ridículas e desesperadas manobras do pequeno Godo para inviabilizar que BdC conseguisse levar a opinião da maioria dos Sportinguistas a manifestar-se em eleições?

    Quem é que ficou tão óbviamente com as ultimas eleições atravessadas na goela? O pequeno Godo ou BdC?

    Mais do mesmo não, obrigado.

    Este Sporting destes dias não é o meu e quero que isso mude.

    Não me revejo em listas de eleições passadas de um presidente para outro quase por hereditariedade. Essa minoria de Sportinguistas que abominam e temem a democracia, podem mudar para o Porto, onde as coisas se fazem assim.

    No Sporting, gosto de pensar que se é diferente.

    Pelo menos foram estes os valores que me foram passados pelo maior Sportinguista que conheci, o meu falecido pai. Honestidade e rectidão, desportivismo e nobreza em campo, cordialidade e fé no clube e nos sportinguistas. Esforço, dedicação, devoção e glória. Alguns Sportinguistas esqueceram que é isto o Sporting.

    ResponderEliminar
  4. Penso que o candidato BC tem realmente muito com o que se preocupar caso ganhe as eleições, mas penso que se houver necessidade de se apurarem responsabilidades, deve ser feito sem hesitacão. Agora acho estranho é aqueles que exigem dos candidatos cerca de 65 milhões, não se apresentem a eleições com projetos que resolvam o problema por eles criado.É fácil passar para os outros todas as responsabilidades. Então quando se prepara toda uma época não se sabe o que se vai gastar e quais os proveitos que se tem? O que me parece é que o clube já não é apetecivel para os figurões. por isso desde já os meus desejos de boa sorte a todos os candidatos e louvá-los igualmente pela coragem e amor demonstrado ao clube para tentar salvar o mesmo o que não se afigura facil, mas nunca podemos culpar estes pelo eventual descalabro do clube ganhe quem ganhar.

    ResponderEliminar
  5. Valdemar

    O seu último parágrafo sintetiza as razões que me levaram a ser do Sporting, no meu caso transmitidas pela minha avó. Mas não deixa de ser curioso que são precisamente essas as razões pelas quais não votaria BdC nas últimas eleições (não podia votar por ser sócio correspondente mas se pudesse teria votado em branco pois nem GL nem os outros candidatos me convenceram) e são as mesmas que farão com que provavelmente também não vote nestas.
    Se GL não representa esses princípios sportinguistas, BdC na minha opinião também está longe delas. Não foi honesto e reto no comportamento que teve na oposição, não teve desportivismo na derrota assim como não teve ontem em relação a um dos seus possíveis adversários, não mostra cordialidade, não mostra fé nos sportinguistas pois se o mais importante é ouvir os sócios, alturas houve em que a opinião e vontade dos sócios não estava acima da sua própria opinião e vontade.

    O que parece difícil de aceitar por alguns sportinguistas (não sei se é o seu caso, mas assim pareceu) é que existem sportinguistas (como eu) que não defendem GL nem toda a dinastia "roquetteira" que nos deixou neste estado mas que também não vêm em BdC alguém em quem acreditam. É possível estar contra GL e não gostar de BdC. Uma coisa não invalida a outra!

    Desculpe ter comentado diretamente para si, não é meu hábito fazê-lo mas identifiquei-me tanto com o seu último parágrafo e com o amor que a minha falecida avó me transmitiu sobre o Sporting que fui incapaz de não o comentar.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  7. Eu sou assim,

    O meu caro vai em contra-mão na auto-estrada, correndo assim o risco de ser atropelado, como muitas vezes aqui me tentam fazer nos comentários.

    Neste momento para uma grande maioria dos apoiantes de Bruno Carvalho os bons Sportinguistas estão do lado deles e todos os outros não prestam. Esta é a retórica que ficou de há 2 anos para cá com os resultados que se conhecem. Se por acaso o próximo resultado eleitoral for tangencial e não lhes sorrir, e perante a dificuldade de sucesso que se advinha no futebol, os argumentos manter-se-ão mais os mesmos.

    ResponderEliminar
  8. Valdemar Iglésias,

    Quem não respeita os votos dos seus consócios nas urnas e os reduz a "listas de eleições passadas de um presidente para outro quase por hereditariedade. Essa minoria de Sportinguistas que abominam e temem a democracia" tem poucas lições de democracia a dar e muitas a receber.

    Convém lembrar que todo o projecto roquete não foi implantado à força, foi sucessivamente sufragado pelos sócios. Mesmo as famigeradas cooptações passaram nas AG´s. A menos que ainda se venha a descobrir que andaram a por pozinhos na água dos Sportinguistas, chegou-se aqui por escolhas e não de forma imposta.

    Quem talvez se deva mudar para o FCP (não confundir com a cidade) é quem pensa que se pode ganhar de qualquer forma sem atender ao método empregue.

    ResponderEliminar
  9. eu sou assim,

    admito, quero e espero que qualquer sportinguista vote na lista com que mais se identifique. A democracia é isso.

    Nas últimas eleições, BdC obteve a maioria de sócios, mas não de votos. (Isto é algo que urge alterar.) Mas Godinho foi eleito, e teve a minha confiança e creio que a de todos os Sportinguistas.

    Mas o trabalho está a vista. A desorientação do seu projecto foi criticada por BdC, entre outros ao longo do seu mandato.

    Até que o desejo de uma mudança de liderança se tornou óbvia por parte dos adeptos, com oposição apenas e só da presidência em funções.

    Depois assistiu-se a manobras de diversa ordem para ir contra a vontade dos sócios, perpetuando uma liderança podre, fraca, desorientada e de cabeça perdida.

    E por fim, assiste-se a um ataque concertado a uma única lista, a que obteve mais votos de sócios nas últimas eleições.

    Fala-se de máfias russas. Inventam-se histórias de falcatruas. Suponho dos mesmos que fizeram vista grossa aos negócios da Expo do Godinho...

    Só que nem todos os sportinguistas têm amnésia. E espero que nem todos os sportinguistas se deixam instrumentalizar.

    Não tenham medo da mudança de paradigma. Chega de projectos Roquettes "mesmo que a bola não entre".

    Chega de sucessão hereditária no clube.

    É tempo de sangue novo no clube. Seja BdC ou outro.

    ResponderEliminar
  10. Valdemar Iglésias, para que conste os meus candidatos nunca venceram as eleições.

    ResponderEliminar
  11. Até aqui fiquei com bastantes dúvidas que a maior parte dos post aqui escritos, não fossem sempre muito em defesa de quem tem feito tanto mal ao Sporting e criticando em muito o BC.

    Eu votei no BC nas últimas eleições, não sei se votarei nestas, já que não sou de ideias fixas, mas de uma coisa é certa, sou contra dinastia instalada no Sporting nos longos últimos anos.

    Já nas eleições do JEB não votei nele, mas sim no opositor, que era péssimo PPC. Mas era a única opção.

    Percebendo eu que as pessoas aqui não são contra o BC, mas também não são a favor da dinastia, que fazemos, mantemos a dinastia, porque preferimos continuas a destruir o Sporting em vez de mudar, sem saber se é melhor ou pior.

    Enfiamos a cabeça na areia e votamos AM, sem desprimor pelo senhor de quem tenho tão boa impressão e desta vez votamos CS.

    Vocês que certamente conhecem tão bem o Sporting como eu (vou entrar nos 40 e sou sócio à 25, faço este ano, espero orgulhosamente o meu emblema, fui atleta a minha filha tb foi e só tem 3 anos e já é socia por iniciativa do avô que foi mais rápido que o pai, acompanho o Sporting desde, que me recorde os 8 anos com o meu pai e já agora não valendo nada, tenho a felicidade de poder ter gamebox desde da inauguração do novo estádio. Só para me conhecerem melhor) e são tão sportinguistas como eu, não tenho dúvidas, nem existe ironia, não meço o sportinguista, já que tive oportunidade de estar junto a muitos e com muitas emoções. Então o que fazer???

    ResponderEliminar
  12. Valdemar Iglésias,

    "Nas últimas eleições, BdC obteve a maioria de sócios, mas não de votos. (Isto é algo que urge alterar.)"

    Urge alterar porque o vosso candidato não venceu, certo? É que este tema dos votos/sócios nunca foi tão falado e contestado como agora. Durante anos e anos fizeram-se assembleias gerais onde este sistema existe e, se é certo que há sempre alguém a queixar-se deste sistema de voto, nunca houve tantos como agora.

    Portanto, isto leva-me à conclusão que só querem mudar as coisas quando lhes dá jeito. E isto é algo indicativo de quem quer o poder à força, logo, alguém que não quero no SCP.

    Podes ver como exemplo bem perto de nós o presidente do benfas, que mudou os estatutos à pressa para não ter concorrências nas eleições seguintes. Este tipo de coisas enojam-me e nunca votarei neste tipo de gente.

    ResponderEliminar
  13. Mike,

    também notei essa jogada do orelhas. Pouco me importa. Apesar das diferenças de tratamento na comunicação social, o Benfica não está assim tão bem. Note-se que o Benfica que respira saúde do LFV é parecido ao pior Sporting de sempre em número de títulos e campeonatos. Mas com o mal dos outros, posso eu bem. Foi escolha encarnada trocar a democracia por o que julgam ser, e lhes vendem nos pasquins, ser o sucesso.

    Eu quero é um Sporting campeão, e isso está longe de acontecer. Quero um Sporting nobre em campo e nos bastidores a disputar com o FCP (obrigado pela correcção, Leão de Alvalade, o Porto é uma bela cidade), a hegemonia futebolística (não desportiva, nisso somos os maiores) nacional, mas com outras arma, que não manchem para sempre o verde e branco imaculados do nosso símbolo.

    Mas o pormenor dos votos dos sócios mais velhos ficou mais salientado nestas ultimas eleições. Anteriormente, a coisa tinha sido praticamente unânime.

    Fosse como fosse, eram as regras antes do jogo, toda a gente as sabia. Dessa forma, eu e a maioria de Sportinguistas aceitámos o resultado.

    Godinho foi o nosso presidente.

    Até deixar de o ser.

    ResponderEliminar
  14. Peço desculpa pela invasão ao Norte de Alvalade, um blog que está nos favoritos do meu browser desde sempre.

    Estes são assuntos que convém discutir entre Sportinguistas, sadiamente, sem complexos.

    Um forte abraço e SL

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  16. Esta ameaça não caiu bem, de facto.
    Os brandos costumes condicionam e fazem condenar o belicismo.
    E BdC é bélico.
    Tenho isso como dado adquirido.

    Mas não significa que seja, por via de isso, uma má opção. Bem pelo contrário.
    O Sporting está enredado num tal amorfismos que o torna anacrónico. É preciso pois, viragem e luta contra a resignação. Será este o melhor meio? Pelo menos é um aviso à navegação.

    BdC é assim. É claramente um proactivo que acumula uma fortíssima dose de reactividade. O que ele assumiu como importante, não deverá ser visto como "erro crasso", mas sim como normal dentro da sua própria ideossincrasia.

    Como a maior parte dos consócios, condeno a autocracia e a vivência de "bas fond". Mas devo considerar que num mundo de grande irracionalidade como é o futebol, os equilibrios emocionais necessitam de outros expedientes que não os que consubstanciam a nossa civilidade em termos genéricos.

    Por algum motivo, quantos de nós já dissemos: "não falo de política, nem de futebol", como meio de preservar a cordialidade que queremos a pautar os inter relacionamentos. Ao salvaguardar desse modo um certo purismo, que nos afaga a auto-estima, estamos a classificar de "lixo" as duas referidas actividades.

    Nesta medida julgo normal a atitude de BdC enquanto opositor. Também no pretenso "ajuste de contas" ao qual se arroga por direito.

    E ao fim e ao cabo não será dele merecedor? Claro que poderia ter sido eleito do mesmo modo que perdeu em 2011. Mas a diferença é que como candidato sem qualquer ligação ao controle do sistema eleitoral, acabou por sucumbir num acto cívico que nem em Mogadiscio teria lugar.

    E aqui o recurso aos valores éticos e democráticos como argumento perdem todo o sentido.
    Poder-me-ão dizer que as regras foram iguais para todos. Não. Sabemos que não foram, mem nunca poderiam ter sido, independentemente entre quem quer que fosse pelejar.

    BdC está ferido. Reclama vingança? Sim.
    Quanto a mim é completamente normal.
    Tão normal como o prévio anuncio torpe, maldoso, e igualmente vingativo de GL ao sair: Quem não cumprir certos quesitos escusa de esboçar qualquer candidatura.

    Uma vingança cujo alcance é todo o Universo sprtinguista.

    Bem vindos, pois, ao fantástico mundo do futebol de cuja realidade temos uma grande dose de responsabilidade.

    Uma dose de Leão.

    SL

    ResponderEliminar
  17. Veiga Trigo,

    louvo-lhe o esforço, fez mais pelo candidato que o próprio.

    Valdemar Iglésias,

    não houve qualquer invasão, a porta está aberta. Obrigado e SL

    ResponderEliminar
  18. É sabido o descalabro financeiro. É sabido, por dirigentes e pseudo notáveis do clube( não só mas também ) que existem pagamentos em atraso e são necessários, urgentemente, 25M ( pelo menos).

    Há quem tenha referido que só quem os tenha ou seja acompanhado por quem o tenha o cheque, é que deve ter o direito de recorrer à presidência do clube. É tipo um leilão à cadeira presidencial. E dizem isto em forma de laracha irónica, com a maior desfaçatez, como que satisfeitos pela batata que quente que deixam, "aquecida" por uma gestão desastrosa e um absoluto descontrolo orçamental.

    Talvez dê jeito considerar que BdC quer o poder pelo poder e que estará focado em vingança e guerra. Afinal, é preciso vender os conceitos de "união" e "estabilidade" e continua o pavor de sair das zonas de conforto, daí a desresponsabilização crónica no Sporting...

    Presumo que não tenha passado pela cabeça de alguns, que as declarações de BdC são um alerta aos responsáveis que têm que fazer o seu trabalho e resolver os problemas mais prementes e de maior gravidade, não fugindo às suas responsabilidades. Provavelmente até passou... mas é mais cómodo vender determinada imagem.

    Por alguma razão, enquanto se sucediam as medidas catastróficas de GL, a mentira, a desinformação e enquanto a sua lista empossada ía implodindo, foi mais cómodo assobiar para o lado e responsabilizar terceiros, que até alertaram muitos do caminho que se estava a seguir. É o que temos.

    ResponderEliminar
  19. Cario Leão de Alvalade,

    Pelos vistos não sou o único.
    José Couceiro acabou de fazer o mesmo...

    ResponderEliminar
  20. Nuno Bispo,

    há que desmistificar algumas coisas nesse discurso.

    Se a direcção cessante não tivesse anunciado o valor em causa, que são os compromissos que o clube tem MESMO que pagar, pelo menos até prova do contrário, daqui a um mês estava aqui o Nuno a dizer-nos como eles mentiram e foram malandros. Assim vem-nos dizer que a cadeira foi posta a leilão, embora convenha relembrar que os responsáveis pela gestão só não estão na cadeira para assumir as suas responsabilidades pelo processo que conhecemos.

    Confesso que me é dificil perceber como nocivos para uma instituição os conceitos de "união" (seja lá o que isso for...) ou "estabilidade", como se o oposto fosse melhor.

    Confesso também que não percebo o alcance do "pavor de sair de zonas de conforto" e o que isso tem a ver com desresponsabilização.

    O que seria de "nós" se o Nuno não nos viesse aqui mostrar o caminho da verdade, para deixarmos de pensar apenas no que "dá mais jeito", de vendermos conceitos, e de ficarmos apenas pelo cómodo assobiar.

    ResponderEliminar
  21. Bom, começando pelo princípio. aprende-se muito com o que se lê aqui. É bom ler várias opiniões sobre o mesmo tema. Obrigado ao LdA ao Veiga Trigo e ao Valdemar Iglésias. Um "brain storming" bem proveitoso.

    Lamento no entanto este clima de terror que vários comentários em vários blogs que nos trazem um clima de terror do género "se não estão connosco estão contra nós e por isso vão pagar com a própria vida". Obrigado Nuno Bispo.

    O problema reside precisamente aqui. Consideram que somos todos burros, e que por não acharmos que não está tudo mal, é porque achamos que está tudo bem. Já li por aí que por ter Mário Patrício na lista, a lista de Couceiro é óbvia e notoriamente a lista da óbvia e notória continuidade. Omitindo o facto de Mário Patrício ser o vice para as modalidades(que, aparte do andebol e do atletismo masculino, por razões de grande desinvestimento e duma maior aposta na formação, os resultados não são os desejados) têm trazido tantos e tantos títulos ao clube. Pensam o quê? Que se ganhar o BdC todos os funcionários do clube vão ser demitidos para que não reste a mínima ponta de continuidade??

    As pessoas estão a discutir o acessório e a negligenciar o essencial. Todas as listas têm os seus prós e os seus contras. Mas, não é positivo criarem uma campanha de terror. Pessoalmente não acredito que o BdC seja assim.

    Mas, digo mais: as últimas eleições foram perdidas por BdC por haver na blogoesfera este tipo de campanha... Houve muitos que não gostaram dessas atitudes de alguns blogs e de alguns comentaristas. E, estas vão pelo mesmo caminho.. Pensam que essas tentativas de colar o rótulo de continuidade não fazem "backfire"? O feitiço vira-se muitas vezes contra o feiticeiro. E isto tudo sem que o candidato BdC tenha alguma culpa no cartório.

    Discutam-se ideias e projectos. Debatam-se modos e resultados. Mas não se enverede por caminhos insultuosos.

    SL

    ResponderEliminar
  22. Eu acho demagógico defender que a razão para o descalabro a nível financeiro seja da responsabilidade daqueles que forçaram esta situação, quando não havia qualquer medida plausível por parte da direcção de equilibrar as contas depois da gestão desastrada e errática que tem feito durante estes 2 anos. Faz-se a asneira e depois invocam-se razões externas à direcção pelo buraco financeiro em que o Sporting se afundou. É com pena que vejo uma extrema leviandade no que toca à análise do rumo tomado por esta dimensão, mas se vá ao extremo para analisar um indivíduo que não é mais que um candidato entre 3 que concorrem às eleições. Quando se refere "que a última coisa que podem alegar é o seu desconhecimento e é por isso que eles hoje são candidatos", contradiz o que foi afirmado por Dias Ferreira, o qual criticou que apenas seria dado a conhecer toda a realidade da situação financeira do clube depois de submeterem a sua candidatura, o que não deixa de ser estranho. Quanto à decisão do tribunal para apurar responsabilidades, não compreendo por que razão isso é impeditivo de tomar outras medidas em simultâneo com esta, só as podendo tomar depois da resposta do tribunal.

    ResponderEliminar
  23. onde está dimensão, leia-se direcção

    ResponderEliminar
  24. Parece que o Couceiro não tem uma opinião muito diferente da de Bdc:
    "Os 25 milhões que são necessários é uma falsa questão. A responsabilidade da dívida é da direção demissionária", referiu."

    Só não disse que colocava GL em tribunal...mas ainda vai a tempo.

    ResponderEliminar
  25. Tiago,
    Obrigado pelo pedaço de normalidade, cada vez mais raro.

    Miguel,
    Não vejo onde afirmei que "o descalabro a nível financeiro seja da responsabilidade daqueles que forçaram esta situação".

    Não vejo o que o que disse DF contradiga o que eu afirmei, isto sem me debruçar nas razões que estão por trás dessas afirmações: a incapacidade de DF de avançar com um projecto, provavelmente pelo escasso tempo disponível.

    Quando afirmo que "convém lembrar a todos os candidatos que se apresentam a eleições que a última coisa que podem alegar é o seu desconhecimento (da situação em que se encontra o clube) e é por isso que eles hoje são candidatos parece-me uma evidência que nem mereceria ser referida.

    ResponderEliminar
  26. LdA

    Eu não pretendo "vender" o que quer que seja, eu emito apenas a minha opinião, que é minha e independente, certa ou errada.

    Temos 2 problemas quanto ao buraco orçamental existente.

    1- O próprio buraco, criado por uma gestão incompetente e irresponsável.

    2- A forma evidente como a pseudo elite do Sporting pretende fazer da cadeira presidencial, "refém" desses mesmo buraco.

    Não consigo ver seriedade na forma como se está a tentar subalternizar possíveis méritos de gestão, rigor, carisma e espirito de missão e falo de todos os candidatos, a um maço de notas, mesmo que evidentemente, necessário.

    E não tem nada a ver com a criação de uma barricada, de minha parte, entre "bons e maus", que até já existe. Não será entre "bons e maus", não pretendo fazer rótulos desse género, a não ser o que vou mencionar na minha resposta ao Tiago.

    Tiago:

    Não faça da blogosfera ou de pretensos apoiantes de BdC, que muitos dos insatisfeitos mais convictos nem são seus apoiantes, não votaram nele ou se votaram foi ao abrigo do voto útil, a pedra de mote para a derrota eleitoral de há 2 anos ( embora tenha sido e com alguma diferença, quem reuniu mais votantes ) ou como forma de justificar os anti corpos existentes. Quer dizer, pode fazer o que bem entender.... eu também posso fazer de quem persiste em difundir rumores insustentados, falsidades, ataques pessoais e de quem validou uma gestão catastrófica,a razão do divisionismo do Sporting. O chamado situacionismo tachista, que não é incomum, próprio de um poder de quase 2 décadas, que funciona como um polvo.

    Afinal, o estado actual do Sporting deve-se a uma e apenas a uma coisa: má gestão. É dessa má gestão, que se devem assacar responsabilidades, pelo menos no meu entendimento. E não procurar a culpabilização de terceiros. Mas isto sou eu.

    ResponderEliminar
  27. http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=383566

    depois diz que não continuidade.......

    ResponderEliminar
  28. Marcelo,

    Esta notícia cheira-me a falso por todo o lado! É que até a continuidade tem noção do quanto é detestada. Se quisessem continuar lá não me cheira que fossem tornar público esse apoio. Ainda para mais teria o apoio dos 3 mais detestados presidentes do Sporting, dada a situação actual!!

    Por isso, deixo-te uma pergunta: O que te diz o teu espírito crítico??

    ResponderEliminar
  29. Caro Tiago,

    Fazer-me acreditar que Jose Couceiro tenha avançado de mote próprio, é pedir-me muito, confesso.

    Que haverá uma hidra de não sei quantas cabeças na base da sua candidatura, também.

    Não papemos grupos da mesma forma que devemos relevar certas manchetes. Mas que esta inócua notícia do DN tem tudo para ser verdade, lá isso tem.

    Imagina, algum dos consócios, JEB, JR ou GL a apoiar Bruno de Carvalho?

    Citando-o: o que vos diz o sentido crítico?

    SL

    ResponderEliminar
  30. 'a bolha', 'rascord' 'manhas' e restante pasquinada é tãããããoooo credível!!!


    (mas só qd convém...)

    :)

    ResponderEliminar
  31. Virgilio,

    Cada um acredita no que quer e sobretudo quando lhe convém. O Tiago disse tudo. Talvez mais do que nas eleições anteriores estas vão ser as eleições das agências de comunicação.

    ResponderEliminar
  32. Veiga Trigo.

    o que o meu espírito crítico me diz é que:

    1- não sei se apoiam mas admito que apoiem,

    2- não é isso que está em causa. o que eu não acho que pode acontecer é eles tornarem público esse apoio. porque se assim for estão a dar votos ao BdC. e, de certeza que eles sabem isso.

    Por tudo isto, acredito que esta notícia foi plantada. porque no interesse da "suposta" continuidade, isto nunca se poderia vir a saber.

    SL

    ResponderEliminar
  33. Eu vou votar no que trouxer melhores jogadores e sem historiais de lesoes e melhor treinador pois acho que do plantel do scp só Rui Ptricio se aproveita e precisamos de pelo menos 15 jogadores de qualidade para lançar os jovens. Quanto a Bruno de Carvalho não me surpreendeu e se o fizer faz bem pois estou farto de impunidades tanto no clube como no país agora se se candidatou sabe bem com o que conta e se nao tem dinheiro desiste.
    Quero jogadores e treinador, e a cabeça de quem deixou o SCP chegar a este sportinguesinho que luta para nao descer.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)