sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Putas há muitas, seu palerma

As minhas desculpas se ofendo os leitores habituais do blogue. As minhas desculpas às mulheres que, por qualquer razão, pertencem à classe de uma das antigas profissões do mundo, as prostitutas. Este post não é para elas.

Este post fala de uma classe ainda mais antiga, as putas, cuja actividade não está directamente relacionada com a troca de sexo pelo dinheiro. Falará do oportunismo, o carreirismo, dos que se vendem ao momento, para sair a ganhar, mesmo que ao arrepio da memória, da sorte dos outros ou da gratidão. Os que para quem vencer, ou o simples tirar vantagem é tudo, a quem não importa o que ficou para trás. Este post falará dos Liedson´s desta vida. Dos que dizem o que é mais conveniente para si num preciso momento.

Não está em causa o direito de um qualquer profissional decidir dar o que lhe parece ser o melhor curso à sua carreira. Mesmo que tal signifique assinar por um clube que é rival e, em muitos momentos dos últimos 30 anos, se tem comportado como inimigo do clube que o atleta representou durante muitos anos e lhe deu tudo. Nesse sentido Liedson podia ir para onde quisesse.

Obviamente que também reconheço o direito a qualquer profissional de, ao chegar ao dito clube rival, de proferir as afirmações que bem entender, faz parte do direito que me é muito querido, que é a liberdade de expressão.

Mas é quando um individuo fala (e age) que revela a sua natureza. E Liedson, nas declarações que proferiu, não foi o Levezinho que muitos sportinguistas idolatravam, foi apenas pequenino. 

Faltou-lhe a grandeza ao não se lembrar de si mesmo, do que disse e sobretudo por se esquecer dos que lhe deram tudo , o carinho, a veneração, a gratidão e até a merecida posição no topo da sua folha salarial. Faltou-lhe também a humildade de perceber que o tempo joga contra ele e não lhe permitirá fazer sequer metade do que conseguiu de leão ao peito. Ao tempo não se marcam golos.

O fellatio verbal - "Era um desejo de há alguns anos mas apenas se concretizou agora" - com que Liedson decide marcar a sua entrada no FCP é  feio e indecoroso e remetem os têm memória para as suas últimas palavras: "Não me via a jogar com outra camisola, quando se fala em Liedson pensa-se em Sporting." (na última página da entrevista) E isso percebem-no até os adeptos do seu novo clube. Feio e desnecessário. 

Putas há muitas Liedson! E por 6 meses de contrato valia a pena seres mais uma delas para muitos dos que te idolatraram?

Mas este triste episódio não podia deixar de ser aproveitado por alguns como arma de arremesso na disputa interna em que o clube mergulhou. O que em si também é revelador de que a saúde do Sportinguismo já viveu melhores dias. A esses lembro que o Sporting não é apenas o momento, ou sequer esta ou aquela direcção. 

A esses, e a Liedson, lembro o que dizia Agostinho da Silva:


O oportunismo é, porventura, a mais poderosa de todas as tentações;(...)

(...) é muito difícil lutar contra uma tendência que anda inerente ao homem, à sua pequenez, à sua fragilidade ante o universo e que rompe através dos raciocínios mais fortes e das almas mais bem apetrechadas(...)

(...)tempo virá na Humanidade - para isso trabalham os melhores - em que só hão-de brilhar os puros valores morais, em que todos se voltarão para os que não quiseram vencer, para os que sempre estacaram ante o meio que lhes pareceu menos lícito; eis a hora dos grandes; para ela desejaríamos que se guardassem, isentos de qualquer mancha de tempo, os que mais admiramos pela sua inteligência, pela sua compreensão do que é ser homem, os que mais destinados estavam a não se apresentarem diminuídos aos olhos do futuro. 

25 comentários:

  1. Sinceramente, Liedson está no seu direito em ir para o Porto. Quanto ao que disse: abdicou de:

    (i) um emprego para a vida

    No SCP teria sempre lugar, nem que fosse a fazer nenhum...

    ^(ii) veneração

    É que os adeptos do Porto até podem, se ele render, vir a gostar dele. Mas no Porto nunca será um Falcão, um Derlei ou um Jackson. Será sempre um Kléber, um Walter... um gajo que lá andou.

    No Sporting era mais que isso. Abdicou desse estatuto, agora é mais um jogador que não pertence a nada.

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente, não o estou a ver a jogar muitos jogos pelo FCP. Com 35 anos e com um rendimento em tudo mais baixo do que há 2 ou 3 anos atrás, vai aquecer o banco até ao final da época.

    Quanto às palavras dele, ficam a mostrar o verdadeiro carater.

    ResponderEliminar
  3. Liedson é profissional e está no seu direito de jogar onde bem entender e até de elogiar a sua nova casa, onde espero sinceramente que seja muito, mas muito infeliz.

    Não está é no direito de dizer que não se via a jogar com outra camisola quando saiu do Sporting e agora vir dizer que há muito que sonhava jogar com aquela merda azul vestida.
    Isto ele não pode fazer.
    Pq das duas uma, ou chorou lágrimas de crocodilo quando saiu de Alvalade ou então agora está a fazer um frete a alguém e a demonstrar o verdadeiro carácter, ou melhor a falta dele.


    SL

    ResponderEliminar
  4. "Era um desejo de há alguns anos mas apenas se concretizou agora" Liedson.

    Compreendo que o atleta prefira voltar para Portugal do que ficar no Brasil.
    Compreendo que queira ganhar mais dinheiro (e o porto pelos vistos tem dinheiro para gastar em "picardias" com o sporting!!).
    Compreendo que o Porto, dentro do campeonato português, seja o clube mais apetecível neste momento para um jogador de futebol.

    Mas há palavras que eram completamente escusadas. Como esta frase. Não era necessário Liedson.... de todo.
    Não sei se foi da sua cabeça, se lhe foi pedido para o dizer.... mas magoa muito. Atinge os adeptos leoninos, sem dúvida. Magoa. Dói.

    Para quê Liedson?! Para quê ir buscar o passado? Com que intuito?
    Bastaria: "Estou muito feliz por estar aqui" ou "Agradeço muito ao porto esta aposta em mim" ou "Vou dar tudo por este clube"... Para quê realçar que este é um desejo de há muitos anos???

    É triste.... ainda mais triste por ser completamente desnecessário!!
    Com isto Liedson só magoa os adeptos do sporting que sempre o idolatraram...
    e porque quereria o Liedson magoar desta forma os adeptos do sporting???


    ResponderEliminar
  5. Essa historia de que o Liedson tinha um grande rendimento no Sporting é que nao consigo perceber... Ele nao era o jogador que todos diziam..egoísta, má tomada de decisões...

    ResponderEliminar
  6. A estupidez dos palermas é algo que me deixa sempre estupefacto. Cuidado que no norte faz frio e a chuva bate leve, levemente...

    Já agora em off-topic, já ouviram os pedidos de demissão aos dirigentes da estrutura imaculada que contrata eternos lesionados, jogadores em pré-reforma e se engana a ler regulamentos? Tudo em menos de um mês?

    Ah, desculpem, esqueci-me do ponto 1, a estrutura é imaculada e de um profissionalismo inatacável!!!

    ResponderEliminar
  7. Até concordava com tudo, se estivéssemos realmente a falar de um clube inimigo, como é referido no texto. Com o inimigo não se fazem negócios. E ao inimigo não se refere constantemente como exemplo.

    Aquilo que o Liedson fez não é de todo mais grave do que a nossa direcção se sentar a negociar com os indivíduos lá de cima. Putas e palermas há muitos, pena estarmos tão atentos a uns e fecharmos os olhos a outros.

    ResponderEliminar
  8. Que o LYedson e o IzmaYlov partem uma perna um ao outro num treino do Olival. Dizer mais do que isto... é perda de tempo e não vale a pena. P*t* que os pariu. A ambos.

    ResponderEliminar
  9. lmgm


    ai se fosse uma certa direcçao de um certo clube a fazer isso

    ResponderEliminar
  10. Só não percebo o espanto de alguns, o Liedson na verdade sempre mostrou ser pouco mais que um rato de esgoto.

    Mas estamos também a falar do clube com quem insistimos em continuar a fazer negócios de merda, não é?

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde

    E o oliveira? o gomes? o sousa? o jaime pacheco? o rui jorge? o paredes? o bino? o clayton? o tonel? o jardel? o derlei? o maniche? o costinha? o postiga? o pedro mendes? o evaldo? são o quê ?

    Todos jogaram primeiro no FCP, alguns também foram idolos. Depois jogaram no Sporting. Qual é o mal?

    Abraços

    ResponderEliminar
  12. Donnie, se não percebe a diferença sozinho também não vale a pena o esforço, que seria inglório, de lhe fazer um desenho.

    ResponderEliminar
  13. Lamentáveis as declarações do Liedson.

    Como já aqui tinha dito não queria o jogador nesta fase da sua carreira. Como homem, ficou provado, também vale pouco.

    ResponderEliminar
  14. Não há qualquer necessidade de baixar o nível e ser brejeiro,definitivamente não por isto(é feio e temos de ser maiores que isso).

    O jogador em causa tomou uma decisão de acordo com a sua consciência,era um jogador livre no sentido que não tinha qualquer vinculo contratual com um clube Português ate agora assinar pelo porto.

    Decidiu resumir a sua carreira num clube rival (ou que deveria ser algumas vezes...)a outro no qual grande parte da sua carreira representou.Mas como disse fez o de acordo com a sua consciência(ninguém lhe terá apontado uma arma a cabeça certamente).

    Face a isto não entendo o nervosismo todo em relação ao regresso deste jogador a Portugal.Se provou alguma coisa Liedson com isto é que não mereceu as lágrimas de muitos na altura da sua saída(eu nunca chorarei por nenhum jogador por isto,só mesmo talvez por razões muito mais infelizes quando a vida humana é posta em causa e risco).

    Liedson foi sempre simpático com os adeptos(eu sei pois fui seu vizinho durante alguns anos,dele e outro que também esta agora no mesmo clube)mas acho que isso sempre fez parte da sua forma de estar no futebol.

    Liedson não era parvo e sabia que as boas graças dos adeptos também lhe dariam estabilidade no seu trabalho e permitiam também escapar impune a outras situações.Pois muita gente esqueceu se das muitas faltas de disciplina e profissionalismo que evidenciou durante o tempo que foi nosso jogador,tudo perdoado a troco de golos e boas exibições(uma relação sempre muito perigosa esta).

    Liedson sempre respeitou os adeptos,mas o clube nem por isso(e dentro do clube muita gente não esqueceu se disso).

    Eu por exemplo tive um Avô que infelizmente faleceu devido ao rumo menos feliz que deu a sua vida.No fundo era um bom homem mas não foi o melhor avô do mundo devido as decisões de vida que tomou.

    Mas apesar de tudo quando me recordo dele,recordo me sempre com um certo saudosismo dos poucos bons tempos que passei com ele.As coisas más nem tanto.

    É uma reação perfeitamente natural e humana,e o mesmo se passa de certa forma agora com Liedson.Este jogador não era perfeito,pode se ate dizer que era um ídolo com pés de barro mas pessoas tem tendência para se esquecer disso.

    Posto isto devo dizer contudo que grande parte da maioria dos meus amigos e sócios Sportinguistas que conheço absorveram esta noticia com o mesmo sentimento que eu.O Sentimento de alivio!

    Não desejava que Liedson voltasse para o Sporting,o Liedson que nos conhecemos deu os seus melhores anos do futebol a este clube(e saiu numa altura que o próprio já estava longe da qualidade de outros tempos).Este Liedson que hoje esta no porto já não é o mesmo que tantas vezes levantou o estádio(e quem acompanha o campeonato brasileiro ou é adepto do mengão vai vos dizer o mesmo).

    Certamente marcará um golito ou outro,mas isso será perfeitamente natural pois isto de jogar futebol é quase como andar de bicicleta(eu ainda hoje fico maravilhado com as exibições do Figo em jogos amigáveis por exemplo).

    Acho que a atual direção do Sporting esteve muito bem ao resistir a saudosismos bacocos e não ter caído na tentação de criar mais uma despesa desnecessária nas contas do clube.Seria apenas mais uma questão que mais tarde ou mais cedo seria certamente alvo de crítica(pois grande parte dos Sportinguistas que desejavam o seu regresso não tem noção do jogador que é hoje).

    Acho que há situações que são bem mais dignas da nossa preocupação do que o regresso ao liedson.O amor a camisola hoje em dia é algo que já não existe,a lealdade só se paga com dinheiro e já não se rege por princípios de outrora(é uma realidade feia e dura mas é infelizmente assim o futebol moderno).

    Vamos virar esta página definitivamente(pois já o devíamos ter feito há muito tempo).Ao Liedson agradeço lhe os bons momentos que me proporcionou no estádio enquanto jogador.

    Não lhe guardo rancores por esta sua decisão(é ele que tem de viver com ela,não somos nos),mas obviamente não lhe vou desejar sucesso desportivo estando agora num clube rival.

    ResponderEliminar
  15. Parti-lho com todos uns excertos de uma entrevista que Godinho lopes deu ao Expresso em Março de 2011,


    "O projeto é para ganhar, não quero ficar dependente da venda dos jogadores. Há vendas em função do projeto e não em função das necessidades - e esta é a grande diferença. Vender a qualquer preço só para permitir que se paguem salários não. Jamais venderia um jogador para um rival. Mas veja: faz sentido falar num modelo integrado."

    "A independência passa por isso, tenho de ganhar. Se baterem uma cláusula de 30 milhões é outra coisa, vender um jogador para depois aguentar uma época desportiva ou algo do género acabou. A grande mudança é essa - eu, Luís Duque e Carlos Freitas viemos aqui para ganhar, não para vender os jogadores e equilibrar o passivo."

    Cumprimentos e SL.

    ResponderEliminar
  16. esta explicado porque e que o sa pinto lhe deus uns bananos. nao sentia a camisola levou na fronha!

    ResponderEliminar
  17. Quanto ao Liedson penso que foi uma boa decisão,

    Infelizmente acho que o ordenado que pedia já não corresponde ao seu real valor em campo.

    Deus queira que Liedson não me prove o contrario, muito menos em Alvalade..

    ResponderEliminar
  18. A contratação do Liedson é acima de tudo estratégico. É mais uma jogada venenosa de Pinto da Costa. Causa dor e revolta á nação sportinguista, mexe com os seus sentimentos e enfraquece ainda mais o seu inimigo. A culpa não é do Liedson...

    ResponderEliminar
  19. o sporting não pode ter três plantéis e albergar todas as antigas glórias

    liedson confirmou (em termos de carácter) os sinais que já tinha dado

    LMGM,

    há um problema no teu comentário: quantos notáveis do sporting já ouviste a elogiar o porto?

    eu lembro-me de três pelo menos (JEB, MRT, ROC) e todos exerceram funções no clube ou na sad.

    alguns até elogiaram o modelo do porto enquanto trabalhavam no sporting

    ResponderEliminar
  20. Kovacevic,

    Nem vá tão longe,

    O próprio Godinho ainda à bem pouco tempo elogiou o Porto e disse que Pinto da Costa era um excelente Dirigente!

    Por sinal nessa mesma entrevista gabava-se também por nunca ter tido 3 treinadores na mesma época...ups..agora já não se pode gabar disso..

    http://www.maisfutebol.iol.pt/videos/video/13712388/17

    ResponderEliminar
  21. Este homem que nunca mais abra a boca para falar o que quer que seja do SPORTING!

    http://www.fcporto.pt/Imagens/52203.jpg

    Para quem tiver dificuldades em identificar, eu ajudo, António Pires de Lima!

    ResponderEliminar
  22. Liedson:
    - 35 anos
    - Emprestado
    - 6 meses
    Valerá a pena o tempo que os Sportinguistas têm gasto a comentar declarações evitáveis mas mais do que previsíveis?
    Será baixando o nível do discurso que se dá uma resposta à altura ás imbecilidades do levezinho?
    É certo que vai dar jeito ao Porto estes meses. Que vai marcar uma dezena de golos talvez.
    Mas é jogador de futebol.
    Na fase descendente da carreira.
    Tomara ele que alguém o contrate.
    O que interessa as alarvidades que profere?
    O trajecto dele no SCP não se apaga! Faz parte da memória do clube!
    Mas o fulano não é património do SCP!
    Ou já se esqueceram do Oliveira e do Gomes!
    Os Sportinguistas estão de cabeça perdida. É triste ver este desnorte.

    ResponderEliminar
  23. Gostei do que escreveu.
    Deixo aqui o link do blog do Paulo Pereira Cristovão, e o que ele escreveu a um dia sobre a MAG caso queiram ler.

    http://verdedirecto.blogspot.pt/2013/01/querida-mag_25.html

    S.L

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)