quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Sportinguistas: quantos somos? Quantos queremos ser?

No passado fim-de-semana o presidente do Sporting, Godinho Lopes, anunciou como objectivo a expansão do número de sócios para 200 mil, clarificando que, neste momento, esse número ultrapassa os 93 mil, de um universo estimado de mais de 3 milhões de Sportinguistas.

Este é um tema que merece provavelmente uma reflexão mais profunda do que a que agora vou levar a efeito. Deixo apenas alguns pontos para discussão.

1- É indiscutível que esta direcção virou a agulha relativamente à rota seguida em anos anteriores no que ao relacionamento com os sócios e adeptos diz respeito, numa tentativa de inverter uma degradação mais do que evidente e que era agravada pelos maus resultados desportivos nas modalidades mais representativas. Essa conjunção de factores negativos asfixiava o clube, definhando-o.

2- É correcto que se estabeleçam objectivos concretos e ambiciosos mas sem os desligar da realidade. O número "200 mil" parece-me realista (explico mais abaixo) mas também me parece, para que a adesão às campanhas resulte, ser necessário estabelecer etapas também concretas. Não me parece prudente, mais ainda na actual conjuntura, falarmos em 200 mil sem termos chegado aos 100 mil e sem passarmos os 150 mil. 

3- Num universo estimado de mais de 3 milhões de adeptos parece-me realista mas também muito ambicioso estabelecer como possível "capturar" pelo menos 10% do seu total como sócios do clube. Mas isso significa também fazer o que nunca foi feito por nenhum clube em Portugal, inclusive o SLB, que é tido como maioritário nas preferências dos portugueses.

4- Mas o exemplo do ACP, de quem o nosso vice para a área, Carlos Barbosa, é presidente, leva a crer que a meta dos 200 mil é perfeitamente possível. O ACP conseguiu, mercê de uma campanha de parcerias que revertem em benefícios e vantagens dos associados aos mais diversos níveis, atingir os 250 mil associados. A ligação dos associados ao ACP é desprovida da emoção que liga os adeptos do Sporting ao seu clube pelo que é mais do que razoável esperar que a conjunção da relação vantagens/amor ao clube poder potenciar uma adesão pelo menos idêntica em número.

5- Têm a palavra os muitos adeptos que ainda não são associados. Quem deseja um clube grande, com peso institucional e implantação social não pode ficar indiferente às campanhas que se seguirão.

11 comentários:

  1. Concordo quase em exclusivo com o teu post mas deixo aqui a questão: interessa-nos facilitar a adesão de sócios para fazer número e que depois não paguem as quotas?

    ResponderEliminar
  2. Francisco Chaveiro Reis,

    A resposta é obviamente não, nem me parece que seja esse o objectivo. Confesso que me escapa a totalidade do objectivo da pergunta.

    ResponderEliminar
  3. mjn,jwhk jcikjwl43khj lkwjlkjclI lkqalikALSIK

    ResponderEliminar
  4. Francisco Chaveiro Reis,

    Interessa porque os 3 milhões são eventuais e potenciais clientes da marca Sporting, mas os sócios mesmo que não paguem quotas são verdadeiros clientes da marca Sporting.

    Na hora de negociar direitos este elemento é fundamental.

    Ab

    António

    ResponderEliminar
  5. Amigo,

    Depois da Comunicação ao país do 1º ministro não me parece que haja muitas possibilidades do Sporting alargar o seu número de sócios. Já vai ser bom se conseguir encher Alvalade em cada jogo se continuar a vencer semana a semana.

    É fundamental não perder os objectivos para não se regredir. Se continuarmos em todas as competições certamente os resultados financeiros poderão melhorar.

    Dias melhores virão amigos.

    ResponderEliminar
  6. Caro Leão de Alvalade

    Como eis sócio do ACP digo-lhe as parcerias são uma farsa, o Sr. sem ser sócio consegue os mesmos descontos nas entidades indicadas. Os descontos de combustível pode-os obter no Lidl ou em cartões de bancos, etc...
    Termos de nos concentrar no "core business" desporto e no amor por se a assistir a bons espectáculos (futebol e outras modalidades), ter resultados desportivos bons, e ter uma vocação para preencher os tempos livres dos associados com actividades desportivas.
    Com esta crise e o nível de depressão, é por o preenchimento de tempos livres e de descompressão que se deve apostar, o Clube trabalhe em conjunto com as casas, através de actividades que outros não dão - percursos pedestres, conhecimento de lugares históricos, descoberta .
    O ACP já foi, e sei do que falo pelo o engano e tristeza que me deu.
    Mais o IVA dos bilhetes vai passar de 6% para 23%, como vai o Clube contrariar um aumento de 16% para o sócio e adepto? E como vai gerir este acréscimo de valor que tem de pagar às Finanças e que se reflecte na sua tesouraria?
    Mais do que nunca uma boa campanha Europeia e atingirmos a Champions são dois objectivos estratégicos.
    Obrigado por aceitar a opinião.

    ResponderEliminar
  7. Caro Nortadas e demais:

    Em dia de realização de AG destinada à aprovação das contas do Clube, mesmo não se tratando das contas da SAD, são pertinentes as questões que coloca. No momento em que os portugueses recebem com angústia as notícias brutais de mais austeridade, é importante que se diga que:

    a) a captação de novos sócios é um objectivo imperativo de crescimento orgânico do Clube, por razões relacionadas com a percepção da base de apoio que o mercado tem na captação de patrocínios. Naturalmente que a conjuntura não favorece este objectivo, sendo que os benefícios atribuídos com as parcerias se destinam a incentivar mas não são o objectivo em si. O aumento de receita que este crescimento trará é importante mas não decisivo;

    b) o aumento da carga fiscal generalizada atinge também agora o espectáculo desportivo e dificilmente isso deixará de ter impacto nas audiências, dados os aumentos de custos para o público que não representam aumento de receita para o Clube;

    c) As receitas da participação nas competições Europeias ganham ainda mais importância, algo que só será possível e sustentável com uma boa política desportiva, assente na competitividade das equipas que representam o Sporting;

    d) Apenas uma política focada no investimento em activos com forte potencial de valorização permitirá sustentar a competitividade a médio e longo prazo;

    Estou convicto que a actual gestão do Sporting está bem consciente da importância dos factores c) e d) apresentados e os persegue como objectivos.

    Termino referindo que tenho alguma pena por não ter sido feita uma análise fundamentada aos resultados da SAD. Por exemplo, tenho pena que não se tenha debatido sem demagogia e populismos que, na dimensão assustadora do prejuízo anunciado moram 23 milhões de imparidades.

    Que significa isto? Tão somente a desmobilização de activos libertados que ainda constavam do mapa de amortização do investimento despendido na sua aquisição. É o preço a pagar pela "vassourada" que tanto foi reclamada pelos sócios, mas cuja factura está aí. Ou seja, durante muito tempo reclamou-se a saída de jogadores como Postiga, Zapater, Valdés, Grimi, Caneira, Vukcevic e tantos outros, sem nada se ter feito pela sua valorização. O resultado foi um produto irrisório da venda e um conjunto brutal de imparidades a assumir nas contas do exercício passado. Espera-se que, com esta nova política de valorização, isso não volte a acontecer.

    ResponderEliminar
  8. JPS,
    A valorização dos jogadores do Sporting é conseguida via de opções do próprio Sporting; não dos adeptos do Sporting. Likewise, a sua desvalorização também ...
    Dos nomes que refere como exemplos o Sporting poderia e deveria ter melhor salvaguardado os seus interesses relativamente aos, como exemplo, dos exemplos: Simon Vukcevic.
    Mas não só: Yannick Djaló, também.
    Zapater, de igual modo.

    Os 2 primeiros, sobretudo. Estes 2 jogadores, tivessem existido melhores opções, e seriam - arrisco dizer, consciente, sem grande fé - suficientes para anular os 23 milhões que refere.

    ResponderEliminar
  9. JPS,

    "Termino referindo que tenho alguma pena por não ter sido feita uma análise fundamentada aos resultados da SAD."

    Onde é que tens pena que não tenha sido feita essa análise?

    ResponderEliminar
  10. JPS,

    a análise às contas da SAD foi feita aqui pelo meu amigo Hugo:

    http://anortedealvalade.blogspot.com/2011/09/quantas-contas-se-fazem-com-as-contas.html

    E foi realizada mesmo sabendo que o assunto não suscita grande interesse por parte da generalidade dos leitores dos blogues, com algum prejuízo tempo disponível do Hugo, para que o assunto não passasse em claro.

    Certamente que ele gostaria de ter aprofundado algumas questões, mas pareceu-me uma boa base para lançar o debate que, como pode ver, não ocorreu.

    ResponderEliminar
  11. Meus caros:

    Quando me refiro à ausência de debate, não me estou a queixar do A Norte de Alvalade, mas sim do mundo Sporting em geral (e da blogosfera em particular).

    Não tomem isto como uma crítica a vós porque, por alguma razão, este é um dos poucos espaços que frequento. O texto do Hugo não me escapou.

    O que digo é que estes temas são normalmente abordados de forma errada e populista pela generalidade dos adeptos o que é pena. Ainda esta semana assisti a uma discussão onde se mencionava o prejuízo da SAD como uma suposta demonstração inequívoca de que alguém desvia dinheiro dentro do Sporting. É uma pena que assim seja.

    Ainda hoje, estiveram 143 sócios a aprovar as contas do SCP. Nem um ÚNICO se inscreveu para colocar alguma questão. Eu quero acreditar que as contas não suscitavam qualquer tipo de dúvidas, mas tenho bem presente que, nesta actividade, a única coisa que realmente importa é se a bola entra ou não.

    Cumprimentos e saudações leoninas,

    João Pedro Silva

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)