segunda-feira, 13 de junho de 2011

Árias e Rinaudo, impressões breves

foto Record
Árias e Rinaudo são dois jogadores dados como certos no Sporting da próxima época, embora o clube ainda não tenha confirmado nenhuma das aquisições. O caso do defesa direito colombiano é porém diferente uma vez que o próprio já admitiu ter assinado um contrato e 5 anos antes do Torneio de Toulon.


Não conheço nenhum dos jogadores em causa e julgo até que o desconhecimento é geral, apesar do entusiasmo que já se sente relativamente a Rinaudo, aqui e ali apontado como o novo Duscher, revelador de um sebastianismo muito comum entre nós.

Do que vi do jovem defesa colombiano na final do Torneio de Toulon contribuiu para adensar a oportunidade do negócio para um clube que dispõe já nos seus quadros de 3 internacionais para a função.  E isto não incluindo Abel, cujo futuro está ainda por definir. Obviamente que estou em desvantagem em relação aos olheiros que ratificaram a aquisição de Árias: só o vi 1 vez e não estou habilitado como eles para a função. Mas o que vi não gostei e pelos vistos o comentador colombiano também não. Aguardemos pelo Mundial sub-20 a disputar precisamente na Colômbia, para impressões mais definitivas. Isto se Árias vier mesmo, uma vez que, segundo o Record de hoje, o jogador só se vinculará ao Sporting se se apresentar livre.

Essa oportunidade não vamos ter com Rinaudo na próxima Copa América, uma vez que de pré-convocado da alvi-celeste acabou por ficar em terra, apesar dos generosos elogios do técnico-adjunto da selecção argentina. E apesar dos elogios que frequentemente lhe são feitos, as referências que lhe são feitas vão sempre no sentido da força física na missão de destruir e pouca aptidão para sair a jogar e distribuir jogo para além das entregas curtas de bola. Não consigo deixar de me lembrar do que se dizia o ano passado sobre o "caparro" de Zapater e o pouco ou nada que ganhamos com isso ao longo  da época passada. Além de que o argentino parecer um cromo repetido quando olhamos para André Santos, Pedro Mendes, Zapater e Maniche. Como se pode ver no 2º golo do Paraguai, no amistoso do passado dia 25, nas bolas paradas não oferece muito mais do que já temos:
Os números do negócio são interessantes, mas que acabarão anulados se o argentino for apenas mais um entre muitos.

20 comentários:

  1. Nem os deixas respirar. Hehehe Tou a brincar. Abraço

    ResponderEliminar
  2. LdA,

    O Maniche, Zapater e o Pedro Mendes parecem-me ser cartas fora do baralho, portanto essa zona acaba por necessitar de ser reforçada.
    Até ao momento, e apesar de dizeres que não os conheces, ainda não deste o benefício da dúvida a uma única contratação, para além do Rodriguez, que por sinal tem um historial de problemas físicos.
    Concordo que a contratação do Arias levanta dúvidas acerca da sua necessidade, ainda que possa jogar a médio segundo o próprio, uma vez que contamos com João Pereira, João Gonçalves e o Abel ainda não tem a situação esclarecida, apesar de ser provável que não continue no plantel (espero bem que não).

    Gostava de contar com um nome "sonante" no plantel mas dificilmente acontecerá. Quaresma, para mim, seria o ideal e se conseguíssemos fazer um negócio à Jardel então, seria algo de extraordinário.

    ResponderEliminar
  3. jvl,

    não discutindo se eles se vão mesmo embora ou não. (Duvido que vão os 3..ir 1 já era sorte...)...

    Se o que vier for igual aos que se vão embora, mais vale estar quieto! Comprar só por comprar não! Não pode ser só apresentar números de contratações..

    ResponderEliminar
  4. Posso dizer com algum semi-embaraço (ou talvez não, o futuro ajuizará isso....) que nunca tinha ouvido falar do Santiago Arias, nem do Fabián Rinaudo, nem do Andre Carillo. Se isso reflecte mal sobre mim ou sobre os 3 jogadores isso logo se verá ao longo da época.

    Conhecia o Ricky van Wolfswinkel, não pagaria por ele o que pagaram nem o veria como opção nº1 para a “9”, acho que é um risco, e demasiado caro para um clube com as posses do Sporting.

    Que posso eu dizer? Eu tinha ido buscar o Quaresma e o Diego (Ribas da Cunha), 3 defesas e um “9”, o plantel ainda ficaria deficitário em duas posições mas preferia tratar disso em 2012 em vez de tentar remendar tudo já no imediato "espalhando" o dinheiro por 10 contratações "mais ou menos" em vez de 6 de verdadeira qualidade tanto a nivel desportivo como a nível de marketing (bem precisamos).

    Já conhecia o Radamel Falcao (muito bem), o Iturbe, o Walter, o Otamendi e mais uns quantos antes de eles apanharem o avião para Portugal.

    As contratações efectuadas até agora não me entusiasmam nada, não tanto pelo facto de os considerar fracas mas mais pelo facto de que nunca ouvi falar da grande maioria delas. Quando nunca ouvi falar do Arias que tem algum pedigree nas selecções de formação e esperanças, quando nunca ouvi falar do Rinaudo (tantas expectativas por parte dos adeptos....) que já tem 24 anos... fico preocupado.

    O Rodriguez? É bom, apenas isso. Com sorte vão aparecer 3 opções melhores que ele...

    SL.

    ResponderEliminar
  5. PB,

    Guardaste para o LE a apreciação aos craques ou nem vão ter direito a post?... :-)

    ResponderEliminar
  6. Preciso de os ver. Não consegui ver um único jogo deles. Mas, já hoje vi em resumo os golos do Guardado! O primeiro então, é a não perder!

    ResponderEliminar
  7. JVL,

    O que sabe até agora de todos eles é que têm contrato com o Sporting logo o que deveria estar em causa agora é se faz sentido gastar dinheiro a indemnizá-los e gastar dinheiro na aquisição de outros com as mesmas características. Assim não resta outra alternativa a Rinaudo senão ser muito melhor do que eles para o negócio valer a pena.

    Não partilho da vontade de um nome sonante, antes sim da contratação de jogadores que daqui a um ano venham a ser nomes sonantes. É muito mais rentável quer desportivamente quer na vertente financeira. Falcão é o melhor exemplo mas talvez seja pedir muito.

    ResponderEliminar
  8. PB, também vi os golos do Guardado, tenho dúvidas que o Sporting tenha dinheiro para tal, mais ainda agora.

    Tal como dizia no meu post sobre a possibilidade do Guardado era bom que o Sporting o fosse buscar quando estava no México, agora é demasiado caro e teria que subir muito de produção do que fez nas últimas 3 épocas na Corunha.

    ResponderEliminar
  9. ACF,

    "Eu tinha ido buscar o Quaresma e o Diego (Ribas da Cunha), 3 defesas e um “9”, o plantel ainda ficaria deficitário em duas posições mas preferia tratar disso em 2012 em vez de tentar remendar tudo já no imediato "espalhando" o dinheiro por 10 contratações "mais ou menos" em vez de 6 de verdadeira qualidade tanto a nivel desportivo como a nível de marketing (bem precisamos)."

    Essa é uma alternativa de menor risco, para isso não creio que haja tesouraria que aguente, a menos que Polga, Maniche, Pedro Mendes, Pongolle apanhem o avião.

    Mas esta é uma solução que me parecia boa.

    Nota: isto pode parecer uma contradição relativamente ao que disse ao meu amigo JVL. Confesso que quando lhe respondi estava a pensar em jogadores como Klose, como se falou este ano, ou Trezeguet o ano passado.

    ResponderEliminar
  10. Sinceramente, acho que ng está entusiasmado com o que levamos de pré-época... Isto na 'vida cá fora', no 'mundo real'. Satisfação? Só mesmo virtual, só a noto em alguns bloggers...

    Vejamos: as dúvidas adensam-se e o tempo encurta. Nao vejo, pois, razões para optimismo a não ser no...futsal... :)

    Actualmente não sigo os campeonatos sul-americanos (peruano e colombiano nc segui na vida...), logo não é de estranhar que não conheça nenhum dos nomes citados. Mas há coisas que me deixam intrigado. O pior é mesmo o interesse em Arias. Para q? Ora com tantos problemas para resolver, na lateral esquerda p.e., pq andar a perder tempo com uma das posições em que já estamos razoavelmente bem servidos? No lo entiendo... :P

    ResponderEliminar
  11. GT,

    Obviamente. Não quero trocar por trocar, quero fazê-lo com critério e sustentabilidade.
    Eu não teria trocado o Miguel Garcia pelo Pedro Silva pois não ganhámos nada, agora faria essa troca se ao invés do Pedro Silva tivéssemos ido buscar um Álvaro Pereira dextro.

    LdA,

    O nome sonante para mim, como digo no 1º comentário, seria o Quaresma. Daí ter posto sonante entre aspas, pois para alguns poderia não causar o "bruáaa" que um Klose ou Trézeguet certamente causaria.
    Agora quando o presidente do Besiktas diz que para início de conversa teria que se começar numa proposta de 25 milhões €, porque caso contrário nem se sentava à mesa, muito dificilmente o conseguiremos. A não ser, como também refiro anteriormente, que repetíssemos o negócio Jardel. Acreditas? Eu duvido muito...

    ResponderEliminar
  12. ACF,

    "Se isso reflecte mal sobre mim ou sobre os 3 jogadores isso logo se verá ao longo da época."

    Há uma 3ª hipótese: não se reflectir negativamente sobre ninguém.

    ResponderEliminar
  13. Eu estou mais preocupado com a posição de defesa esquerdo. Para essa nem uma noticia no jornal apareceu, nem uma especulação sequer. Será que estão à procura ou querem ficar com o Evaldo e o Grimi?

    ResponderEliminar
  14. É vulgar os jogadores vindos das Américas terem um primeiro ano abaixo das suas reais capacidades, os casos são recorrentes e o Sporting já foi presa fácil da sua necessidade de sucesso imediato.

    Como o Virgilio, não acompanho (nem vou acompanhar) os campeonatos sul americanos, mas dou sempre o beneficio da dúvida a estes atletas, mais do que por exemplo a Zapater, Pongolle ou Hildebrand, jogadores que deviam chegar e assumir-se como mais valias de imediato.

    Arias será uma aposta, jovem ainda muito imaturo e com muito para correr bem ou mal mas não é um investimento grave.

    Só me leva a crer que há perspectivas de saída de um lateral direito, seja João Pereira, seja João Gonçalves (já não conto com Abel).

    Rinaudo também não conheço, mas é uma contratação diferente pela sua idade, já tem de ser mais maturo com menor paciência para se impor. Não exigiria dele que fosse o titular até Novembro/Dezembro mas nessa altura tinha de se assumir. Ele joga numa posição (a 6) fulcral para uma equipa que quer ganhar é uma das vértebras da espinha dorsal da equipa. Neste momento a poder assumir-se nessa posição o Sporting apenas tem Pedro Mendes (com o histórico de lesões que se conhece) e André Santos como grande promessa.

    Detesto ver o Carriço a 6, se é para ele evoluir nessa posição que seja emprestado e outros que sofram com os seus erros. Carriço para mim é central e bom, na seis é um Pepe mal parido.

    ResponderEliminar
  15. Virgílio,
    Julgo que a satisfação prende-se com a forma diferente como o Clube gere os processos. O músculo que agora mostra ter ao nível de algumas decisões, e dessas, o pavilhão é sem dúvida uma das mais importantes. Normalidade também, e um registo muito mais sóbrio e sério do que os anteriores. A palhaçada, circo, e gozo que José Eduardo Bettencourt semeou junto dos adversários do Sporting está felizmente para trás. Terminou e acabou, e estes que lá estão agora não se prestam a esses tristes papéis.
    Sobretudo isto: processos.
    Qualidade das decisões ao nível do futebol, temos de esperar para ver. A maioria de nós, pelo menos. Julgo que a satisfação vem muito daqui. A minha pelo menos, é essa.
    (Mas subscrevo-te claro, ao puro nível do futebol, há tudo menos certezas. Lá está, não falamos de João Pinto, Jardel, Quaresma, André Cruz, e também não vemos nenhum valor emergente da formação, tal qual como vimos o Ronaldo em 2001/02 por exemplo, naquele estágio e jogos de pré-temporada. Até agora não há nada disso. E o Ronaldo é só exemplo, claro. Quem nos desse termos novamente o Veloso, o Moutinho, ou tantos outros que saíram).
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  16. Gostei da contratação do Wolfswinkel pois era um jogador muito bem referenciado.

    Contudo não pode ser solução única para o ataque,é preciso outro bom valor para frente de ataque,é preciso extremos(o que não deixa de ser irónico visto o historial da nossa formação),médios,defesas...

    Enfim, ainda falta vir muitos jogadores,pois a realidade é que se formos bastante criteriosos e fizermos uma analise ao plantel da época que findou pouco se aproveita...

    E por isso mesmo estou tão preocupado com a vinda de novos jogadores como a dispensa de muitos que por cá andam.

    Estas noticias constantes a falar da renovação do Polga por exemplo deixem me preocupado.O Domingos gosta dele?Tudo bem,cumpre o ultimo ano de contrato que tem e vai a sua vida no final do mesmo

    Agora renovarem lhe o contrato é inaceitável,Polga não oferece nada ao Sporting nesta altura da sua carreira.

    ResponderEliminar
  17. MM:

    Relativamente à satisfação, apenas me cingia ao futebol.

    Qt ao registo desta direcção, concordo ctg. Não tenho, até ao momento, gdes elogios a fazer (nem criticas, já agora), mas pelo menos já não me encolho de vergonha qd vejo (ou oiço, ou leio) o meu presidente nos 'media'. Acho que já deu para perceber que GL não sendo um líder carismático, não é um troca-tintas palerma armado ao pingarelho como o seu antecessor. Outra vantagem é que nota-se trabalho de equipa. Agora é esperar para ver no que resulta esse trabalho. Oxalá que td corra pelo melhor.

    Nota - Tenho acompanhado o teu projecto 'blogosférico', mas a minha disponibilidade apenas tem permitido mandar uns raros bitaites nesta casa. Num dos teus post's da semana passada reparei numa citação... Na verdade não sei se o citado era eu, se era agradeço a tua atenção (apesar de não me recordar de ter escrito a frase que me atribuiste autoria...). Tb é natural q ao fim de tantos anos a debitar 'postas de pescada', me esqueça de mt coisa. De qlq forma concordo com a ideia que transmitia. :) Não comentei no sitio certo (o teu blogue) pq, qd dei conta, já estava um pc desactualizado e tb pq não tinha a certeza de que o Virgílio que citavas era eu. Não são apenas as Marias q são mts, nesta terra. Hehehehe.

    Gde abraço e mt força.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)