terça-feira, 30 de novembro de 2010

Um futuro melhor com boas dores de cabeça

Depois do pinheiro, depois do estarrecedor "firme e hirto" da semana passada, ficamos hoje a a saber que o melhor Sporting está para vir. Pudera, com 12 jornadas jogadas, a sofrer uma média de um golo por jogo, a marcar pouco mais que isso e após consolidar os 13 pontos de distância para o primeiro lugar, o que mais faltava era que o pior ainda estivesse para vir.

O que vem ai também não me deixa tranquilo. Digam o que disserem - pois é o Mourinho também o faz... - o Sporting não nasceu para jogar  com 3 médios defensivos, seja contra o Lille, seja contra o FCP. E pouca confiança me merece quem, depois do que tenho visto, subverte sistematicamente a ordem das coisas: o Sporting não tem cometido erros pontuais em exibições bem conseguidas. O Sporting tem exibições geralmente enfadonhas, sendo simpático, que pontua com uma ou outra jogada bem conseguida.  E sim, incluindo o jogo do passado sábado.

Paulo Sérgio acrescenta ainda que agora tem melhores dores de cabeça.  Sorte de que não partilho. Desde o inicio de época que não vejo como e quando hão-de passar as minhas.

10 comentários:

  1. Depois de vir criticar os jogadores pelas suas individualidades (serà que ainda não tinha reparado antes?) e de praticamente ter encostado o unico jogador que poderia, eventualmente, criar algum desiquilibrio, como é o caso com o Salomão, não sei mas, parece-me que também as minhas dores de cabeça não passarão tão depressa.

    ResponderEliminar
  2. HAHAHAHAHA!!

    É pá, tenho andado sem tempo nenhum para comentar os últimos excelentes artigos que mereciam alguma disponibilidade de tempo para dar a minha opinião e debater os assuntos.

    Mas quanto a este tenho que manifestar-me mesmo que muito rapidamente.

    É hilariante este homem. Concordo a 100% com o post, não são so erros que são pontuais, são as jogadas bem conseguidas que o são!!

    E concordo totalmente tb com este senhor, o melhor Sporting está para vir!! E quem não concorda só pode ser parvo! Com uma miséria destas é impossível fazer pior! Este treinador é um génio!

    Não posso acreditar que ainda hajam adeptos e sócios que dêem crédito a este treinador. Só diz merda! E pior ainda é o que se vê dentro de campo. Mas com o que diz cada vez que abra a boca só muita ceguice, para não dizer outra coisa, é que pode ainda acreditar neste treinador.

    Fantástico é também a dupla que faz com o presidente. Havia de ser interessante um debate de ideias entre os dois. Só dizem e fazem merda! é extraordinário como se pode juntar uma dupla destas no mesmo clube. E porra, logo no nosso!!

    Para terminar, adorei o cartoon! (apesar de não suportar olhar para as ventas do urso!)

    SL a todos

    ResponderEliminar
  3. Pois é Leão de Alvalade,
    Não é à Sporting. É mais do que um treinador com o boné do LIDL mas não é à Sporting. O Paulo Sérgio vai fazendo o que pode sobre si mesmo: tentando que o tempo miraculosamente lhe traga vitórias. Em boa verdade é ele quem mais precisa do click, porque aqueles que o engendraram como treinador do Sporting não sofrem naturalmente a mesma desportiva e rápida erosão. O futebol será sempre um reino injusto. Ele espera por vitórias, só que elas não chegam, e alguma sorte vai tendo porque nunca não ganhou mais de 3 seguidos. 5 vitórias em 12 jogos quando se das 7 não-vitórias tivessem 4 ou 5 sido consecutivas e ele poderia não ser hoje mais o treinador do Sporting.
    O problema Leão de Alvalade é que para alguns com memória o Paulo Sérgio claramente não serve. Para outros, por entre o Paulo Bento dos seus últimos 2 anos de Sporting e por entre o Carlos Carvalhal, o Paulo Sérgio é agora só mais um ... O Sporting desde 2007 que não se aproxima ou sequer cheira o lugar de topo. Já la vão 3 anos, e o registo tem piorado de ano para ano. O Sporting só tem mais 1 ponto do que o ano passado. A diminuição gradual das expectativas e constante perdoar de fracassos resulta na nossa própria capacidade de por vezes nos lembrarmos que o Sporting é ... um grande. E um grande não pode ficar a 30 pontos do 1º nem estar à 12ª jornada a 13 pontos do 1º. Da mesma forma que não pode passar como se nada fosse por uma eliminatória - seja lá contra quem for - onde encaixe 12 golos em 2 jogos, ou em que numa mesma semana encaixe 5 no Dragão e 4 na sua casa com o Benfica, como aconteceu no ano passado. A responsabilidade disto não é do Paulo Sérgio mas sim de quem o escolheu, e de quem escolheu o anterior a ele, e de quem não percebeu ao fim de um par de anos que o Paulo Bento já não produzia no Sporting o mesmo efeito, e assim por diante ...

    Uns vão decidindo e semeando a desgraça.
    Outros, nós, vamos perdoando e colhendo os frutos.
    E no meio os menos culpados são mesmo os frutos e as sementes. Porque o Paulo Sérgio não tem de - recebendo um convite do Sporting - recusá-lo. Nem o Purovic. Nem o Tales. Ou o Maniche. Ou o Carlos Carvalhal, o Pongolle, o Celsinho, o Grimi, o Pedro Silva, o Nuno "bombardeiro de Brondby" André Coelho, Torsi, Hildbrand, Marian Had, Farnerud, Wender, João Alves, Zapater e tantos tantos outros que desmentem a repetida e ultrajante - porque comprada e aceite - noção de que o Sporting é um Clube sem dinheiro, como se não tivesse sido o dinheiro a traze-los todos, um por um, em momentos diferentes, e como se não fosse o dinheiro do Clube aquele que é usado para pagar-lhes os ordenados.

    A culpa é dos agricultores. Não deles, ou delas, sementes (e o Paulo Sérgio é só isso que é). Mudando os agricultores, mudam-se as sementes, porque agricultores decentes compram decentes sementes.

    ResponderEliminar
  4. Vou dizer algo Leão de Alvalade,
    Vale o que vale e se calhar não vale muito. E se calhar é abusivo o que vou afirmar porque os elementos não deviam servir para a conclusão que pretendem anunciar:
    Sempre me foi muito difícil colocar o José Roquette ao nível dos que se lhe seguiram. Por vários motivos: visionarismo, SAD´s. O Sporting encaixou uma fortuna para a seguir desbaratá-la mas encaixou-a. O Sporting e todos os outros. Estádio, elemento maior ligado ao cano por onde grande parte da fortuna cedo fugiu mas ... um Estádio novo que em si seria - em tese - juntamente com a Alvaláxia e os empreendimentos em volta património mais a somar ao que já tínhamos. E mais importante ... Academia e visão que o Roquette tinha - sem ser entendido de Futebol - de que o verdadeiro futuro do Sporting passava por ela.
    Estes são os 3 elementos que me fazem separar o Roquette dos outros. E o que queria afirmar era isto: certa vez num programa de televisão com o Catarro, Seara, Santana Lopes e Pôncio Monteiro o José Roquette aparece como convidado. Estamos em 1999 e o Inácio prossegue uma série de bons resultados ao comando do Sporting que o fazem passar o Natal sereno. Curado do depressivo e miserável arranque desse campeonato e ali a cerca de apenas 5 pontos do Porto. Nesta altura - e como sempre - aparecem as perguntas sobre se Inácio era para renovar, não renovar, sair ou ficar noutras funções na época seguinte, porque era do senso comum que Inácio havido sido contratado para tabar um buraco, e nada mais. Só que as vitórias baralham tudo. Luís Duque, esse, goza de muita fama junto dos sportinguistas e está associado a esse progressivo melhoramento dos resultados. E Leão de Alvalade nesse programa - não sei se alguém se lembra - o Roquette diz o seguinte: "O objectivo é dotar o futebol do Sporting de um Moniz Pereira", e a conversa desenrola-se e às tantas começa na sua sequência o então presidente do Sporting a versar sobre Luís Duque. Fernando Seara muito espantado diz aquilo que todos os que viam a partir de casa também pensaram: "Mas eu julgava que o Moniz Pereira era o Inácio".
    Não, era mesmo o Luís Duque, na cabeça do José Roquette. Inácio era um técnico, só, e para o bisneto ou neto do Fundador o "Moniz Pereira do futebol" era muito mais importante do que o técnico que comandasse a equipa principal de futebol.

    Isto é correctíssimo, e é disto que o Sporting precisa. Um - ou qualquer outro - Duque, ou um Pinto da Costa. Alguém com faro para a bola que saiba nos momentos críticos ir buscar aquele treinador (Duque pressentiu o Mourinho), ou aquele jogador. É isto que precisamos, e é isto que não temos, com ressalva para aquilo que de mau Luís Duque logo a seguir fez, em 2000/01, mas ... mesmo assim, neste 2000/01, tentou o Mourinho. E tivessem os fantásticos porta-bandeiras da Juventude Leonina muito quietos e aquilo que o Mourinho deu ao Porto te-lo-ia dado a nós.

    ResponderEliminar
  5. Pertinente a observação.

    Saliento apenas 2 pequenos pormenores que podem fazer toda a diferença. Os gastos excessivos de Duque, dos quais ninguém quererá falar face aos resultados alcançados.

    E a aceitação tácita da intromissão na sua esfera de competência no episódio Mourinho, o que me faz pensar que Duque não teria assim tanta convicção sobre o valor do Special one e sobre as suas capacidades de liderança.

    ResponderEliminar
  6. MM,
    Concordo com a sua apreciação e há muito que ando a pregar que o futebol do Sporting precisa de alguém dotado de experiência e sabedoria (que na minha óptica é o que funda o 'faro' de que fala).
    Todavia, na minha perspectiva e presumo que na sua também, há um outro critério a ter em conta, que é uma firme postura ética, sendo certo que estes critérios excluem um qualquer pdc ou zé veiga desta vida.
    Combinar aquelas características em alguém a quem pudéssemos, justamente, chamar o "Moniz Pereira" do futebol é uma tarefa hercúlea.
    O consulado do Luís Duque deixou-me algumas impressões contraditórias, se por um lado concordo que talvez seja quem melhor se encaixa genericamente nesse perfil, por outro, sempre tive uma insatisfeita curiosidade em saber para onde foi tanto dinheiro (como bem realçou o LdA). Mas nesta altura também confesso que não vejo outro sportinguista com melhor perfil para levar tão tormentosa nau a bom porto.
    Por outro lado, acho fundamental alicerçar o nosso departamento de futebol de acordo com esses mesmos critérios, pois desde a saída do Sr. Manolo Vidal que não temos ninguém à sua altura. Nessa medida devíamos fazer de tudo para resgatar o 'Manel' Fernandes e integrá-lo no topo dessa estrutura. O seu passado e o seu perfil actual fazem-nos uma falta enorme. Eu continuo a dar o beneficio da dúvida ao Costinha, mas acho que ele ainda é muito inexperiente para o cargo e eu não conheço nenhuma área em que o tirocinante comece a trabalhar dirigindo o serviço onde estagia.
    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  7. Ranking, dos clubes do Século 21
    Club World Ranking of the 21st Century (2001-2010).:
    16º FCPorto
    31º Sporting Clube de Portugal
    53º SLBenfas...?????!!!!!..
    Parece q anda tudo distraído. Se o benfas tivesse ficado á frente era uma algazarra tremenda nos pasquins cá do burgo. Será que algum dos senhores redactores deste excelente blogue pode fazer um artigo, comentário, a esta classificação?
    Verifiquem aqui:
    http://www.iffhs.de/?20f53510f46857a72e00fa2d17f7370eff3702bb1c2bbb6f1e
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  8. 10A,
    Sem dúvida. O lançamento de nomes só pretende mesmo servir para que se saiba do que se fala. Não quereria um Pinto da Costa no Sporting, ou o Pinto da Costa enquanto pacote todo que agora conhecemos.
    Essa é também a minha ideia sobre o Luís Duque, mas mais uma vez não pretendi dizer que gostava de vê-lo de novo no Sporting. Não me importava mas desde que com regras bem definidas: só pode gastar tanto e nunca o Sporting encarando o seu futuro numa outra perspectiva desportiva que não fosse a de ser um clube virado para dentro. Não para que gaste pouco mas, para que possa construir equipas ganhadoras, uma vez que o Sporting para ter equipas ganhadoras precisa de construí-las em redor dos jogadores que forma. Redor este que não significa ter um plantel cheio de jogadores emprestados ou contratados a custo-zero salpicados por 6 ou 7 jogadores do Sporting de onde 3 ou 4 são 1ªs opções, não, significa mesmo num plantel de 25 ter lá 15 ou 16 vindos de Alcochete em que a boa gestão desportiva desse grupo permitisse que o Sporting gozasse daquilo que esses mesmos jogadores vão recorrentemente dando aos seus rivais. Sempre numa perspectiva não de sobrevivência mas de ganhar. Só. E antes que tudo.
    O Luís Duque decerto compreenderia isto, e se não compreendesse pois outros Luís Duques certamente existem por aí. Se calhar até os temos lá, provavelmente até os teremos. O Duque foi só um exemplo parecido para aquilo que se quer, porque qualidades ele tem-nas, e muitas delas passam por isso que o 10A referiu: o ele nesse 1999 quando chegou ao Sporting ter dotado a SAD do Sporting de gente como o Manolo Vidal ou o José Manuel Torcato, partindo do princípio que tudo o que se dizia sobre os 2 era verdade e a sua influência positiva no seio do Sporting era concreta. O Duque dá impressão de ser isso, alguém que sabe ver, alguém que tem as impressões certas, sabe orientar-se, orientar os outros e decidir.
    Mas seja como for o objectivo não é de todo insinuar que o Duque é o anjo bom do Sporting. Não. Se há coisa que o Sporting tem é toda uma quantidade infinita de gente com imensas capacidades, uns conhecemos, outros são anónimos, mas toda essa gente existe. O Sporting é muito rico nesse aspecto, porque tem muitos sportinguistas valiosos no seu corpo de adeptos.
    Um abraço.

    Já agora:

    http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=533048

    É disto que o clube precisa. Gente que vá aparecendo, falando. É preciso abrir a discussão e é preciso que se perceba que o Sporting tem de libertar-se deste cancerígeno fado de andar há quase 2 décadas a ser governado por gente que porventura terá muitas qualidades mas que nenhuma delas tem que ver com Desporto, Futebol ou condução de um Clube desportivo.

    ResponderEliminar
  9. MM,

    Essa noticia do Record é EXCELENTE. Espero mesmo que ele apresente um projecto com pés e cabeça.

    ResponderEliminar
  10. MM,

    Surpreendeu-me pela positiva essa notícia e as palavras do José Eduardo, e julgo que vão precisamente ao encontro do que dizes no teu post, ou seja, a necessidade de ter alguém que respire futebol, que conheça bem os cantos à casa, e sobretudo conheça bem a podridão em que se move o futebol protuguês.

    Não sei se José Eduardo é a solução.

    Não sei se JEB e seus pares o sentem ou podem vir a sentir como uma ameaça ao status quo.

    De José Eduardo, guardo para já a imagem de alguém que esteve na última AG numa posição distante das facções pró e contra JEB, afastado dessas duas massas e observando o decorrer da AG talvez à espera das decisões que infelizmente mais uma vez foram adiadas.

    A verdade é que precisamos desta discussão.

    A verdade é que precisamos de afastar os habituais dirigentes da direcção do nosso clube devolvendo-o aos nosso símbolos como Manuel Fernandes, Manolo Vidal, Pedro Gomes, Venâncio entre outros.

    Imaginei de repente um Sporting liderado por um grupo destes símbolos sportinguistas, sem ordenados mensais de milhares de euros como o do nosso Presidente, a apelarem aos sportinguistas para estarem em Alvalade, e estes a responderem em massa.

    Estou a imaginar um Sporting a 13 pontos do 1º lugar, e este grupo de sportinguistas passar a liderar o Sporting, apelando à comparência em massa dos adeptos em Alvalade, onde com esta mesma equipa e com um novo treinador de créditos firmados, os sportinguistas afluiriam para apoiar e voltar a vibrar com o NOSSO GRANDE AMOR.

    Para quando este momento?

    SL
    José

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)