domingo, 16 de maio de 2010

Aquela Maniche!

(i)A ser verdade que Maniche (33 anos em Novembro) se apresta a tornar a primeira aquisição da temporada, “para por a rodar” Adrien (21 anos). É verdade que rodar é coisa que Maniche sabe fazer como ninguém. (ii)A ser verdade a intenção de trocar Pereirinha (22 anos) por Evaldo (28 anos) mais uns milhões de euros e talvez mais uns passes, o Sporting parece querer despedir o futuro para abraçar o passado. A dislexia que o titulo aparenta (Maniche e não Machine, a troca dos nomes nas fotos) será uma doença bem real em Alvalade se esta noticia se confirmar. Será por essa limitação que o Sporting parece ter dificuldade de aprender, repetindo erro atrás de erro, mais parecendo uma sucessão de gags à Jim Carey?

34 comentários:

  1. Como disse no post anterior,

    Acho que a possível vinda destes dois jogadores implica um risco considerável. Receio que encarem a vinda para o Sporting, como algo cómodo e confortável, onde o grau de exigência não é muito grande, ao que acresce dois feitos nada fáceis de gerir.

    O Maniche já tem irá fazer 33 anos… reconheço que pouco ou nada sei sobre a época que realizou na Alemanha mas no Atlético teve uma serie de episódios pouco dignos de um profissional e o seu mau feitio já tem fama.
    A vir vem como titular? Daqueles que já vem com lugar marcado tipo Rochemback? E quanto receberia mensalmente? Justifica tal esforço?

    O Quaresma, não joga praticamente há dois anos. É uma incógnita o que lhe vai naquela cabeça. Pareceu-me que não fez força nenhuma para sair em Janeiro, para tentar uma possível ida ao Mundial.

    Posso estar enganado, mas olho para ele e vejo um jogador completamente acomodado.

    ResponderEliminar
  2. LdA,

    Estão a preparar-se para dar o Pereirinha pelo Evaldo + dinheiro?

    Minha nossa...

    ResponderEliminar
  3. :)

    Hilariante... De facto.


    Continuo a rir para evitar chorar... Um dia ainda mando o inimputável à "#$%!

    Espero q não se confirme a notícia, obviamente.

    "gags à Jim Carey?" Acho que não... Mais uma vez se confirma que a realidade ultrapassa (de longe) a ficção.

    Abraço, LdA.

    ResponderEliminar
  4. FCS,

    estou a ver uma equipa fantástica com:

    Hilário; Paulo Ferreira, Meira, Rodriguez e Evaldo; Pedro Mendes, Maniche, Deco e Nuno Assis, Liedson e Pongolle.

    Talvez o Nuno Valente e o Costinha ainda possam dar uma perninha...

    ResponderEliminar
  5. PLF,

    Com uma equipa assim, o 4ºlugar não foge. Esse e os proximos...

    ResponderEliminar
  6. Isto ja começa a ser Sporting Clube Amigos do Costinha.

    Em relação ao Pereirinha pelo Evaldo, normal nestes dirigentes...mais uma opção que lesa os interesses do Sporting.

    Mas quem não é capaz de guardar uma camisola do Sporting como pode "guardar" os nossos interesses?

    Algoncalves

    ResponderEliminar
  7. FCS,

    se o Quaresma não vier, sempre poderíamos contratar o Angulo. Aquele extremo-direito que jogou no Valência, internacional A por Espanha, bi-campeão espanhol, ganhou também uma Taça UEFA e ainda só tem 32 anos.

    E muito bem visto, para compor a equipa que encantou a Europa e esmagou em Portugal, era um avançado que agora nem é muito utilizado na equipa dele, mas com um grande passado ao serviço do FCPorto: Hélder Postiga.

    Será que o Baía quer voltar a jogar futebol? E o Jorge Costa?

    ResponderEliminar
  8. Acabo de dar uma volta ela blogosfera leonina e parece que estou a sair de um funeral. O sportinguista é o oráculo da desgraça. Não há dúvidas. Está tudo mal, os dirigentes são péssimos, os jogadores não têm amor à camisola, o trabalho da formação está a estragar-se, as modalidade são uma miséria, enfim... a única coisa boa são os adeptos... Intocáveis... Mas será mesmo assim?

    Acho sinceramente que nos temos de reciclar. Se de facto nós somos diferentes devemos realçar essa diferença em momentos como o que hoje vive o Sporting.

    Galvanizar os adeptos é fácil num contexto de vitória, como aquele em que vivem hoje os lampiões e que viveram recentemente os tripeiros. Interessante, e demonstrador de uma força ímpar, seria ver no actual contexto o Sporting atingir os 300 mil sócios primeiro que o Benfas, ter o estádio cheio mesmo que a equipa não estivesse nos primeiros lugares, ter sempre um forte apoio nas deslocações ou ver os pavilhões das modalidades sempre cheios. Impossível? Depende da mentalidade...

    De facto com o pessimismo que nos caracteriza dificilmente conseguiremos isso, mas se mudarmos e percebermos que a atitude vencedora, optimista, deve partir dos adeptos, qual a dificuldade? Tudo o resto (os títulos, entenda-se) seriam apenas uma consequência lógica de um clube que voltou a ter os melhores adeptos do mundo.

    Eu sei que não é fácil, mas alguém acha impossível? Eu não! E já comecei a fazer a minha parte...

    ResponderEliminar
  9. Berde e Branco,

    não lhe chamaria enterro. Talvez uma missa de corpo presente cujo corpo ainda está morno e a alma no purgatório. Em qualquer dos casos, já estive em enterros bem mais divertidos do que este.

    FCS,

    Sim. Mas é um jogador com imensas condicionantes: duas (três) experiências falhadas no estrangeiro e caro. A questão do ritmo parece-me menos importante do que a qualidade. Já a questão da idade parece-me decisiva...

    Ainda bem que o LdA há 2 dias apenas teve a clareza de espírito de demonstrar como a opção por jogadores em fim de carreira pode ser danosa. Como disse ao LMGM, o Sporting está num ponto de equilíbrio financeiro em que não basta bom, é preciso também que seja sustentável.

    E nesse sentido, o Quaresma ainda poderia fazer pagar-se (i.e., a despesa com contratação + salários poderia ser = ao retorno financeiro aquando da sua saída). O Maniche e afins não.

    ResponderEliminar
  10. Berde e Branco:
    Não misturaria assim as coisas. Desconto as manifestações de pessimismo militante bem como o seguidismo que abunda no clube de que é preciso apoiar "no matter what".

    Os adeptos do Sporting,com os seus defeitos e virtudes, não são tolinhos. Da mesma forma que não vão cortar os pulsos se forem campeões também não vão desatar a dar vivas de glória perante maus resultados. Esse tipo de mobilização que falas não acontecerá se não for fomentado pelo menos com outro tipo de organização do clube que valorize a condição de associado. Mas esperar que o estádio se encha com maus espectáculos é capaz de ser pedir demais.

    Por outro lado diria que esta é a altura em que o clube precisa de todos e essa tem que ser uma tomada de consciência individual e a forma de credibilizar a critica. Quem não faz o esforço mínimo de participação na vida do clube põe-se no fim da fila para merecer ser ouvido.

    ResponderEliminar
  11. PLF:
    por falar em rentabilizar os "activos" a conversa que hoje antecedeu o almoço foi a participação do Miguel Veloso na campanha da Galp. Um jogador com uma imagem tão facilmente vendável poder-nos-ia render bom dinheiro, bem como uma capacidade de sedução e atracção entre as camadas mais jovens.

    Mas também é fácil de perceber que o local onde isso é mais difícil de reconhecer parece ser Alvalade, das tribunas à bancada. A campanha de PB teve muitos aderentes...

    ResponderEliminar
  12. Adivinha:
    Olhando para a foto que acompanha o texto qual dos rostos parece ser de um atleta de alta competição?

    ResponderEliminar
  13. Alguém deve ter telefonado para Colónia:

    "Durante a tarde, o Colónia anunciou através do seu site que tinha rescindido com Maniche para que o jogador pudesse regressar a Portugal onde estaria mais perto do Sporting. Agora, essa referência desapareceu.

    A notícia publicada no site do clube alemão já não tem a referência ao Sporting, mantendo apenas que a rescisão de contrato foi de mútuo acordo e que o Colónia quis satisfazer a vontade do jogador em voltar ao seu país. "

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=205746

    ResponderEliminar
  14. LdA,

    Estive para fazer um post acerca desta possível vinda do Maniche para o SCP.

    Parece que para além de estarmos a escolher jogadores com uma idade considerável, queremos refazer o fcp vencedor da Taça UEFA e da LC. Se calhar, deveríamos era tê-los ia buscado há uns anos e não agora.
    Se Pedro Mendes foi uma boa aposta, parece-me que a vinda de Maniche é um erro. É um jogador caro (em teoria); tem tido episódios disciplinares ultimamente; não havendo retorno financeiro expectável, o desportivo parece-me que não justifica a aposta; e principalmente, irá retirar espaço de afirmação a Adrien e André Santos.

    Por outro lado, não me agrada que as movimentações no mercado por parte do Costinha, se cinjam a antigos companheiros de equipa.

    Quaresma seria bem-vindo, pela minha parte, por tudo o que isso representaria em termos de espectáculo, de resgatar um jogador formado em Alvalade, com muita qualidade e pelo entusiasmo que geraria.

    ResponderEliminar
  15. Berde e Branco:

    300.000 sócios??? Não achas que estás a colocar a carroça à frente dos bois?

    Primeiro há q arranjar um líder no verdadeiro sentido da palavra. Alguém em quem os sócios e adeptos de Sporting se revejam. Alguém que fando tipicamente à nortenha, tenha os COLH**S (e já agora miolos) no sitio! Alguém que não só defenda os interesses do SCP, que organize aquela casa de loucos em que se transformou este Sporting. Alguém que tenha o sentido do ridículo e uma réstia de bom senso, alguém que (como diz o algonçalves) consiga tomar conta duma simples camisola do clube durante umas miseras e singelas horas para a fazer chegar ao destino... Se mem isso foi capaz, como é que vai fazer para liderar, gerir um clube (e SAD) da dimensão do SCP durante mais três longuíssimos anos? Como é possível apoiar o estado caótico que está à vista de tds? Caramba... pior cgo é aquele qq não quer ver.

    Venha alguém com carisma, combativo, alguém em quem a nação leonina confie, que veja que no comando do seu clube tem alguém com pulso e com um rumo. Que saiba o que quer para o SCP... e aí verás os sportinguistas segui-lo. Com naturalidade, com esperança no futuro, com o espirito solidário q sp nos caracterizou.

    Agora com este coitadinho é q vai ser mt difícil observar al cenário...

    ResponderEliminar
  16. JVL:

    Tb gostava de ver o ciganito de verde e branco outra vez... Haja algum sinal para animar um pc a malta. Mas julgo mt difícil... O salário que o Ricardo Quaresma aufere é incomportável...

    ResponderEliminar
  17. Caro LdA,

    Se calhar fui parco em palavras.

    De facto, como tu dizes e bem, existe um seguidismo que abunda no clube de que é preciso apoiar "no matter what". No entanto não era a isso que me referia, obviamente, pois esse seguidismo tem tido uma consequência extremamente nefasta para o clube que é precisamente o seu esvaziamento.

    Quando defendo a mobilização dos adeptos também não é por achar os sportinguistas tontinhos, até porque, apesar de tudo, existe alguma auto-estima.

    O que defendo tem precisamente por objectivo mostrar que os adeptos é que são a verdadeira força do clube, obrigando as direcções a perceberem que nós seremos sempre o maior activo do SCP, obrigando-as assim a ser mais ponderadas nas suas decisões. É muito fácil perceber: quanto menos pessoas estiverem no estádio, quntos menos sócios tivermos, mais fácil será a alguém legitimar as suas borradas. É precisamente isso que quero evitar. Não quero mobilizar para que as pessoas batam palmas depois de uma derrota com a Naval, mas quero que os assobios, se tiverem razões de existir, sejam de 50 mil, sejam esmagadores, e mostrem a quem veste a camisola e representa o clube que existe algo muito maior, que eles têm por obrigação dignificar.

    Se vires bem não há nenhum grande clube no mundo que não viva em permanente pressão e essa pressão só pode vir de um lado: adeptos. Para o bem e para o mal são eles a força dos clubes pois são eles que representam grande parte das suas receitas, quer directas (bilheteira, merchandising) quer indirectas (media, via audiências). Um clube que perca isso, perde a sua grandiosidade, e como a grandiosidade do Sporting afecta positivamente o meu bem-estar acho que o nosso contributo, físico ou monetário, sempre que possível, independentemente do momento, é, cada vez mais, fundamental. Por isso me fiz sócio recentemente, mesmo apesar do momento que vivemos, mesmo apesar de viver a algumas centenas de km de Lisboa, pois acredito que este é o momento em que a nossa atitude mais pode afectar o futuro deste clube que tanto amamos.

    ResponderEliminar
  18. Só que a dada altura preferiu-se o cliente ao sócio.

    ResponderEliminar
  19. Mas este filme já vimos em Janeiro. Pedro Mendes??? epá esse gajo ta velho e acabado para o futebol. Não nos vai render dinheiro no futuro. vai tapar o lugar ao Adrien (que bem tinha desempenhado essa função até então????).

    Em relação ao Maniche (se vier) pode ser que as opiniões depois mudem, como mudaram em relação ao Pedro Mendes...bastou ver a diferença do nosso meio campo com Adrien e depois com Pedro Mendes.

    Há alturas que a nossa equipa é acusada de ser muito nova, de haver muitos jogadores jovens. Quando vamos buscar jogadores mais experientes e que sabem o que é ganhar, acusam dos dirigentes de estar a voltar ao passado.

    Eu sei que é dificil agradar a gregros e troianos, por isso vamos esperar para ver quem é o próximo a lançar para a fogueira.

    SL

    ResponderEliminar
  20. Dezperado:
    Não mudei de opinião relativamente ao negócio Pedro Mendes e não conto mudar em relação a Maniche, caso venha.

    Se te deres ao trabalho de fazer a contabilidade à saída de Adrien da equipa correspondeu uma das piores séries do Sporting.Derrota com a Académica, com o SLB, empate com o Paços, derrota com o Everton, empate com o Olhanense.

    Isso põe em causa o valor do jogador? Obviamente que não. Mas deveria fazer pensar os Sportinguistas o que valeria mais no contexto da época que estavamos a realizar, se dar minutos a Adrien, que agora dizem que lhe falta, se gastar 1,5 milhão num jogador que não terá qualquer retorno.

    Mas estou em querer que se, por absurdo, o PLF tiver razão e jogarmos com Hilário; Paulo Ferreira, Meira, Rodriguez e Evaldo; Pedro Mendes, Maniche, Deco e Nuno Assis, Liedson e Pongolle serás capaz de ver aí alguma coisa de positivo. E haverá, como há sempre em tudo. É como a época que agora terminou, nem tudo foi negativo: pelo menos já terminou.

    ResponderEliminar
  21. Dezperado,

    Há uma diferença significativa entre o Pedro Mendes e o Maniche: o 1º não tem episódios disciplinares conhecidos.

    ResponderEliminar
  22. Não estou a ver qual o problema o Adrien está no SCP faz duas epocas rendimento zero, mesmo numa epoca como esta em que poderia agarrar a titularidade foi zero.
    Pereirinha é todas as epocas uma esperança faz 2 ou 3 jogos por epoca.
    Maniche pelo ser curriculo não tem de mostrar nada a ninguem, e Evaldo é dos melhores defesas esquerdos que existe em portugal, aprovo completamente estas opções.
    No plantel do SCP não temos nenhum jogador com a qualidade destes dois essa é que é a verdade.
    Digo mais trocava os 4 centrais pelo Rodrigues, trocava os 4 Guarda-redes pelo Eduardo, e ainda trocava o Postiga pelo Meyong, o Pongolle pelo Alan, o Saleiro pelo Paulo cesar.
    A equipa do SCP é fraca e necessita-se de jogadores de futebol e não de um grupo de pessoas sem ambição e assustadas como as deste ultimo ano.
    Venham Maniche, Evaldos, velhos á beira da reforma, desde que façam melhor que esta epoca e não me envergonhem como estes putos que não jogam nada fizeram toda esta epoca e já me dou por satisfeito.

    ResponderEliminar
  23. Não estou a ver qual é problema da equipa: Hilário; Paulo Ferreira, Meira, Rodriguez e Evaldo; Pedro Mendes, Maniche, Deco e Nuno Assis, Liedson e Pongolle, desculpem já vi realmente Pongolle? não se consegue arranjar melhor que ele?
    No resto qualquer jogador dos outros acho que superior aos do presente plantel, Hilario melhor que Rui Patricio sem duvida, Paulo Ferreira foi convocado para o mundial, coisa que os nossos defesas direitos nao conseguiram talvez pela epoca vergonhosa que fizeram, Meira nao sou apreciador mas Rodrigues é superior a qualquer defesa do SCP, Evaldo é mil vezes melhor que Grimi em tudo, Pedro mendes já lá está, Maniche sempre gostei de o ver jogar resta ver as condições e vontade de jogar, Deco era fantastico, nem me lembro do ultimo jogador de qualidade que tivemos naquela posição, Nuno Assis acho desnecessario embora tenha feito uma grande epoca o Matias é melhor que ele e já está lá, Liedson é o que se sabe, e Pongolle só custou 6,5 milhoes tem de jogar.

    Aposto que com esta equipa nao ficavamos em 4º lugar.

    ResponderEliminar
  24. P.O,

    o seu problema é o de muitos. Olhe, por exemplo, o do Dezperado.

    O PM2 entrou tão bem na equipa, que quando passou a ser titular (por obra e graça de quê, ninguém percebeu) o Sporting passou 7 jogos seguidos sem ganhar. Antes - com a nulidade do AS6 - tinha ganho 7 jogos. Mas como há dificuldades graves de memória e de capacidade de estabelecer uma relação causal em muitos "sportinguistas", está bem acompanhado.

    Não vê qual o problema?

    Pois, o JEB também achava que uma equipa em 2001/2002 que tinha uma média de idades acima dos 30 anos preparava um período de hegemonia no Sporting, ao mesmo tempo que deixava uma factura de €60M por pagar. A hegemonia durou uma época mas a factura não.

    O que dizer então? Que burros como o JEB há imensos. Pena que sejam sportinguistas.

    Prepara-se um período de hegemonia no Sporting: no campeonato das velhas glórias vamos ser imbatíveis.

    E sabem que mais? Há por aí um trinco que ainda só tem tem 33 anos, um passado recheado de internacionalizações, futebol ao mais alto nível, campeão em Portugal e ex-colega do Costinha (parece-me ter, portanto, todas as condições para jogar no Sporting). Será que vamos voltar a ver o Carlos Paredes de leão ao peito?

    ResponderEliminar
  25. Bem pelo que leio aqui, tivemos um dos maiores trincos que passaram pelo nosso futebol e foi encostado.

    Eu acho que a série de derrotas deveu-se mais à saida do nosso Director Desportivo, do que propriamente do Adrien, porque se bem me lembro, apartir do momentos que tivemos outra vez DD, voltamos a ganhar.

    O Adrien estava a desempenhar melhor aquela função que Pedro Mendes? nâo me parece, mas são opiniões.

    Compreendo que Pedro Mendes não irá gerar mais valias financeiras, mas por isso, gerou mais valias futebolisticas, e de certo que não falha 4 em 5 passes, com andava a fazer o Adrien.

    Desconhecia que foi o JEB que preparou o plantel em 2001/2002, desconhecia que tivesse sido preferivel, apostar numa equipa mais jovem e mais barata e não ter ganho o título nacional.

    Não estou a dizer que devemos hipotecar as receitas futuras, assim como fizeram os nossos vizinhos do lado (e parece que está a dar resultados), mas compreendo que ir buscar jogadores jovens, baratos, com experiencia, campeões e ainda com o objectivo de gerar mais valias financeiras no futuro não é assim tão fácil como afinal parece ser.

    Como disse num post lá mais para trás, a minha aposta seria ir buscar alguns jogadores experientes, que saibam o que é ganhar, e apenas vender jogadores que são gerados na Academia.

    Porque também não percebo, a nossa equipa há algum tempo é acusada (e bem na minha opinião) de falta de maturidade, falta de experiencias, mas depois jogadores com 28 anos (Evaldo) já são considerados "velhos".

    Assim como era "velho" o Derlei, mas parece que depois até sentimos muitas saudades dele...

    SL

    ResponderEliminar
  26. O Adrien andava a ser um desastre. Num jogo alternava o bom com o sofrível! às vezes tinha vontade de "chorar" só de ver a forma como abordava alguns lançes, para não falar da quantidade de perdas de bola perigosíssimas e de passes falhados a meio campo. Sofrível! Falar dos resultados da equipa é não querer ver a qualidade do Pedro Mendes comparando com o Adrien. Talvez um dia ele chegue lá porque tem pormenores de jogador de qualidade, mas actualmente não trocava o Pedro Mendes coxo pelo Adrien...eu e qualquer dos meus amigos sportinguistas! Desculpe que lhe diga, mas está muito mas muito enganado. É que nem se trata de uma questão de gosto pessoal. Chega a ser rídiculo comparar os dois jogadores!

    ResponderEliminar
  27. O Adrien não vale um dedo mindinho do Pedro Mendes...

    ResponderEliminar
  28. O scpgz tem toda a razão. Mas cada um tem a sua opinião. Já vi até quem considere o Grimi um jogador de futebol.

    ResponderEliminar
  29. Caro PLF, O meu problema é que nao vejo equipa mais competitiva que esta, nem vejo jogadores jovens que representem a mesma qualidade que estes queiram aqui jogar ou o SCP tenha hipotese de os ir buscar, ou há? Onde? Quem? se me der estas respostas ainda aceito que esta nao seja uma boa equipa, mas para mim a equipa de velhos é bastane superior á presente equipa do SCP.

    ResponderEliminar
  30. scpgz, Peyroteo,

    Não vos respondo aqui porque este espaço não é meu. Digo apenas o que digo há muito: há uns que tentam e há outros que sabem.

    P.O,

    o Paredes, o Postiga, o Rochemback, o Caneira, o Angulo... quantos exemplos quer mais? É a capacidade de persistir no erro e na ilusão que mais me surpreeende e que mais me desgasta.

    ResponderEliminar
  31. scpgz, Peyroteo,
    E eu respondo assim, porque sou um dos que escreve aqui neste espaço:

    Pouco adianta fazer um braço de ferro convosco demonstrando o erro cometido pelo afastamento e o valor do Adrien. Digo isto partindo do principio que já o viram jogar e que alicerçam a vossa opinião nesse visionamento. E se assim concluem depois de o verem jogar não serão as minhas palavras que vos vão fazer mudar de opinião.

    Mas é apenas uma opinião, que não está fundamentada em factos. Adrien não falha mais que os demais, mas parece convencionado em Alvalade que sim e, uma vez instalada a crença é difícil de contrariar. Foi assim com Hugo Viana, que agora já há quem queira. Foi assim com Nani, foi desenvergonhadamente assim com Farnerud, talvez o melhor exemplo de todos. Quem sabe se Ronaldo não ouviria assobios se tivesse cá ficado mais tempo...

    Todos os jogadores citados são diferentes nas capacidades como jogadores de futebol mas mereciam quase todos eles mais do que o que lhes foi dado por alguns sectores de Alvalade. No caso do Adrien saíu quando começava a consolidar-se a confiança, veremos o que isso representa no futuro. O futuro encarregar-se-à de demonstrar se isto é uma questão 1 dedo mindinho ou de dois dedos de testa.

    Pedro Mendes fará 1 ou 2 épocas mais, se as lesões a que é atreito o deixarem. Não ponho o seu valor em causa e tem até possibilidades de finalmente revelar todo o seu valor se Queiroz tiver juízo e a selecção sorte. Veremos em pouco tempo o que representou para o Sporting este negócio.

    No mais há que desmistificar:

    Pedro Mendes jogou em toda a época 23 jogos (4 Escócia, onde foi campeão): 8 vitorias, 8 empates, 7 derrotas (todas pelo Sporting)

    Adrien fez 21 jogos, somando 10 vitórias, 5 empates, 6 derrotas.

    ResponderEliminar
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)