quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Sim, Modelo Sporting!


O Leão Transmontano deu o mote num post anterior e eu pego na bola e sigo a jogada.

Desde o período pré-eleitoral que ouvimos referências por parte de José Eduardo Bettencourt sobre a sua admiração pelo modelo Porto em oposição, suponho eu, ao modelo Sporting. É fundamental neste momento que estas declarações sejam concretizadas, para mim por dois motivos, primeiro para saber se o modelo Sporting faliu (sim, nós temos um modelo), segundo para saber concretamente aquilo que pretendemos mimetizar do modelo Porto.

Sobre o meu primeiro motivo, caso se chegue à conclusão de que o modelo Sporting não tem possibilidade de sucesso, esse facto deve ser dito e espalhado aos quatro ventos para que a sociedade civil tenha consciência dos caminhos que as organizações são forçadas a trilhar para serem concorrenciais. Vou especificar, da análise que o Sporting num determinado momento fez à indústria do futebol resultou a conclusão de que era uma actividade altamente deficitária, geradora de enormes buracos de tesouraria e baixas receitas, comparativamente com aquelas que seriam necessárias para manter uma equipa competitiva interna e externamente.

Para conseguir ultrapassar estas dificuldades o Sporting faz um importante investimento, cria com meios próprios aquela que é considerada uma das melhores Academias mundiais para formação de atletas. O objectivo era simples e facilmente identificável. O atleta nacional tem uma óptima qualidade inata, o Sporting tinha na sua estrutura alguns dos melhores técnicos mundiais na área específica da formação.

Ao fazer este investimento, que é estrutural tanto para o Sporting como para Portugal (vide qualquer escalão da selecção nacional), pretendia-se o seguinte, diminuir o orçamento directo do futebol profissional através da integração de atletas vindos da formação, logo sem custo directo em termos de aquisição dos seus direitos desportivos, reduzir a massa salarial por se tratarem ainda de atletas numa fase inicial da sua carreira (entre os 18 e os 23 anos), potenciar receitas pela venda dos direitos desportivos dos atletas fora de série.

Aquilo que está a ser afirmado neste momento é que tudo isto falhou. Mais, tentando deixar de lado a importância da fruta e do galão pela ceia na refeição dos campeões, o caminho que nos dizem os diversos analistas e comentadores que devemos trilhar é investir acima das possibilidades, quer das nossas possibilidades individuais, quer as de todo o mercado futebolístico nacional, endividar, aumentar o passivo e … e rezar a Jesus para que dê certo.

A minha percepção é diferente, não vejo que o modelo Sporting tenha falido, muito pelo contrário. A aposta feita está correcta e não deve ser destruída por um ano horrível em termos de resultados e principalmente de competitividade. Um modelo baseado na formação não tem resultados imediatos para apresentar e nunca será perfeito mas como é estrutural nunca deve ser posto em causa por momentos ou épocas casuais.

Houve necessidade num primeiro momento de forçar o crescimento de diversos jogadores jovens a um nível máximo de competição, jovens esse que queimaram etapas do seu natural crescimento por necessidade premente da organização do Sporting. Hoje graças a esses meninos heróis os seus colegas mais novos têm a oportunidade de crescer fora dos holofotes da fama, da desilusão, do assédio, do insulto, etc.. Os exemplos são diversos, mas salvo raras excepções ninguém é o melhor do mundo na sua actividade aos 20 anos. Em tempos utilizei o exemplo de Miguel Garcia, é para mim o atleta típico que eu preciso da formação, aquele que me permite poupar uns milhões de euros na aquisição de um Pedro Silva e que nunca sendo excelente será sempre uma alternativa válida para um plantel que quer ser campeão porque não admite a derrota.

Assim o modelo que cria e sustenta o Patrício não é um erro, o erro é a obrigatoriedade dele ser titular sem concorrência real, Moutinho não é um erro, o erro é ele ter de ser capitão aos 20 anos e fazer posições no meio campo à la carte, Veloso não é um erro, o erro é a atracção que o seu pé esquerdo faz para o desviar para a linha, Adrien não é um erro, o erro é apostar nele, só nele, para recuperar a equipa, Carriço não é um erro, é um fora de série já com um pé na porta de saída.

Há felizmente muito mais exemplos a dar e gostava que a conversa do paradigma ou do modelo Porto, não seja meramente financeira com o objectivo de atirar milhões de euros para cima de um problema na expectativa que ele desapareça, mas algo de estrutural, de um novo passo de evolução do modelo Sporting que permita aos nossos miúdos serem julgados impiedosamente pela bancada não aos 18 anos mas aos 22 quando já tiveram um percurso profissional e uma bagagem que lhes permita aguentar a nossa paixão e exigência.

37 comentários:

  1. Era para deixar este comentário no post do LT, mas, uma vez que o LMGM seguiu a jogada, fica aqui o que tinha escrito em resposta ao LT e q continua a fazer sentido (mesmo após alguns argumentos mt bem adicionado pelo LMGM).


    LT (e LMGM):

    Tudo isso do modelo do fcp, a mística, a cultura vencedora, as referências, etc e tal, é td mt bonito…mas convém ficar bem estabelecida a ideia de que esse modelo, altamente vencedor, q o fcp hoje ostenta foi assente em bases mestras construídas com corrupção, Pintos da Costa, domínio de bastidores, Adrianos Pintos, compadrio, Lourenços Pintos, trafico de influências, Pintos de Sousa e restante capoeira mal cheirosa… Sem esquecer o companheirismo mafioso, Valentins Loureiros, fruta, Martins dos Santos, quinhentinhos, Jacintos Paixões, café com leite, Augustos Duartes, etc, etc, etc,…

    Foram trinta anos para finalmente, poderem dar um bocadinho de descanso, após escutas, de tal forma que outros já estão a disputar (e a conseguir paulatinamente) vencer em capítulos que, anteriormente, o fcp dominava a seu bel prazer!

    È fácil edificar disciplina, espírito de vitória, exigência, etc, quando o clima é pacifico e assente nas ‘costas quentes’ das vitórias alcançadas com uma podridão a nível dirigente mt suja, mas de tal forma escondida, manipulada e afastada do balneário que este até resplandece… A luz brilha, mas é falsa! Tão falsa com o luz emitida pela Lua cheia mais incandescente! Assim caríssimo, convenhamos que é muito mais fácil construir um ‘modelo de vitória’… (Ressalvo que ‘apenas’ me refiro ao futebol profissional. Com este apenas devidamente relativizado…)



    Quanto a JEB:

    Deixo esta introspecção a todos os Sportinguistas ferrenhos…

    Revêem-se nas atitudes, mensagem, gestão, estratégia, inteligência, sensibilidade do actual presidente? Isto é, após estes oito meses, façam uma contabilidade (pode ser mental) e apontem quantas das medidas no âmbito dos parâmetros indicados consideram acertadas? E erradas? E completamente estapafúrdias? Perguntem à vossa mente, pquestionem o vosso coração: era este o presidente que sonhavam ver à frente do SCP?

    Pois é… Eu já fiz essa 'contabilidade' e é deveras com muita pena que afirmo: JEB não serve. E não serve, não por não ser o presidente ideal... não serve porque está a anos-luz de alcançar tal estatuto…


    Aogra, dps de ler o LMGM, acrescento isto:

    A formação não foi (e não é) errada, de tal forma, que foi ELA que evitou que já hoje, estivessemos afogados... SIM! MODELO SPORTING! Haja quem o consiga rentabilizar. Tenho dito.

    Abraços e SL!

    ResponderEliminar
  2. LMGM,

    não diga uma coisa dessas! Ainda há quem ache que os sucessivos plantéis, alguns dos quais (dois...) campeões e a maior parte dos quais perdedores, que desequilibraram profundamente as contas do Sporting - os plantéis do investimento e da varridela de balneário, são os plantéis ideais!

    Quando o presidente do Sporting apregoa um modelo diferente do do Sporting, tenho de acreditar que estamos na minoria. Não consigo identificar-me com os sportinguistas que acham que é preciso "arriscar". Se o Sporting é maioritariamente constituído por pessoas que não compreendem o significado de arriscar ("pôr em risco, aventurar, sujeitar-se a risco ou perigo"), então serei pouco sportinguista.

    Restam-me(nos?) poucas opções para nos identificarmos com este clube. Por mim, recuso-me a identificar-me com o crime, com a mania das grandezas ou com a estupidez.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Fica à tua consideração, LdA:


    http://obancodamexicana.blogspot.com/2010/02/eu-quero-demissao-da-direccao-do.html


    Por mim, era para ONTEM!

    ResponderEliminar
  5. Uma vez que o comentário do Virgílio encerra muito do que penso sobre estes 2 posts sobre o "modelo Sporting" faço minhas as palavras dele.

    Acrescento apenas que é tragico para o Sporting que o seu mais visível representante tenha escolhido este momento para insistir no copy-paste do modelo que vincadamente não nos serve. Não se sabendo muito bem se JEB quer importar parte ou a totalidade do "modus operandi" azul-e-branco, pelo menos a parte do presidencialismo dá-me vontade de rir.

    Um homem que foi eleito por muitos mais sócios que o seu homologo portista, e não apenas mais votos, em eleições disputadas com outra lista concorrente, que mais autoridade precisa para afirmar a sua liderança? A não ser que entenda que o Sporting se deve tornar num clube de leõezinhos amestrados, ao género daqueles cães de por nas traseiras dos carros, que só abanam a cabeça. Mas esses talvez nem na feira da ladra os consiga arranjar.

    ResponderEliminar
  6. Virgílio:

    Estava a conversar com o ReporterH neste preciso momento sobre isso. A minha posição pessoal sabes muito bem qual é. Não tomarei nenhuma iniciativa de a tornar uma posição oficial do blogue, a não ser que alguém tome essa iniciativa. Um dos maiores orgulhos que tenho no "ANorte" é a correcta gestão que aqui fazemos das opiniões e tendências pessoais e desejo que essa bandeira permaneça bem destacada.

    Sobre isso tive oportunidade de escrever este post há poucos dias: http://anortedealvalade.blogspot.com/2010/02/o-caminho-possivel.html

    E foi precisamente nesse post que dei esta resposta ao nosso leitor/comentador Gouveia:

    "O Sporting vive um momento muito complexo e em que não se poderão desperdiçar oportunidades ou dar ao luxo de movimentos em falso. Nestes momentos conturbados é normal o barulho mas é também preciso perceber os silêncios. Estes corpos sociais foram eleitos com uma base de apoio que não me parece estar diluída e muito menos desfeita. A menos que JEB se dê como incapaz e se demita, ou que, por via do que está estatuído, se consume o seu afastamento, não vejo como se possa partir para um novo rumo, sem um recrudescer de uma guerra fratricida, de todo em todo indesejável.

    Esta parece-me ser a hora de JEB se assumir, sim. Mas também da sua base de apoio. Cabe-lhes também assumir as responsabilidades, pois como o Hugo muito bem dizia acima o que está a suceder agora foi previsto por muitos de nós, tendo depois de aguentar com os apodos de terroristas ou ver o seu Sportinguismo colocado em causa."

    ResponderEliminar
  7. LMGM

    assino por baixo este post

    permite-me uns quantos sublinhados:

    -- posso estar enganado, mas parece-me que os dirigentes do Sporting não acreditam no sucesso de um modelo com forte peso da formação (e JEB é um deles)

    -- investir acima das possibilidades é -- como dizes -- um caminho muito perigoso e no caso do Sporting de Boloni construído por Luís Duque, JEB e Ribeiro Telles teve como consequência -- conforme nota o amigo PLF -- o engordar do passivo e anos consecutivos de penúria financeira.

    -- de qualquer modo, investir sustentadamente para aumentar receitas é lógico. O problema é que o Sporting tem falhado quase todas as apostas. E não vejo ninguém a defender maior eficácia nas decisões ao mesmo tempo que defende maior investimento

    ResponderEliminar
  8. Caros Virgílio e LDA,

    Penso que de certa forma não compreenderam bem o meus post. Não defendo nenhum modelo à Porto alicerçado nos métodos retratados, nem em copy-paste do que quer que seja. Métodos que critico e acho que devemos continuar a combater, dando continuidade à luta de Dias da Cunha.

    Quanto ao resto, não vou contribuir para golpes de Estado. O Presidente deverá sim assumir e mudar a direcção do barco. Se entender demitir-se, é outro assunto. Pedir a sua demissão é encetar um processo de guerra civil de que o Sporting não carece neste momento.

    A reforma estatutária é premente...

    ResponderEliminar
  9. LMGM,

    Assinto por baixo a continuidade da tua jogada...

    ResponderEliminar
  10. LdA:

    Tem lógica que não haja Posição oficial do blogue. A não ser que os oito editores cá da casa concordassem... o q não me parece ser o caso. Mas individualmente tb já todos perceberam que deixei de acreditar em JEB...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. LT:
    Acho que compreendi perfeitamente o teu post. O que eu não compreendo é a posição do nosso presidente. É que tenho a certeza que nunca te verei a advogar outro modelo que não seja o NOSSO. Talvez eu não tenha sido claro na minha exposição, mas penso que agora me perceberás melhor.

    ResponderEliminar
  12. Se é preciso um voto de um mero leitor do blogue, para mim é também para ontem. Acreditar num tipo que só nos ofende/envergonha. Não há pachorra.

    Já agora, modelo à porto para mim (com fruta ou sem ela), é ver um Ruben Micael cada vez mais jogador. O resto é conversa.

    Só espero que os nossos netos e bisnetos, não tenham no futuro essa mesma conversa da teoria dos eternos roubados. Seria muito mau sinal.

    Abraço a todos & Sporting sempre

    ResponderEliminar
  13. Sem duvida nenhuma. Um post fantastico que dá pano para mangas se se quizer discutir este assunto.

    Para mim o erro está na aposta SÓ na formação e não na aposta na formação que está correcta se for integrada num modelo misto que permita competividade á equipa pelo valor e experiencia de jogadores contratados fora permitindo potenciar os proveitos desportivos e financeiros da aposta nos miudos. Permitindo-lhes crescer sem uma pressão excessiva, sem poderem respirar, carregando o mundo ás suas tenras costas... Para além dos jogadores referidos pelo LMGM, podíamos acrescentar outros como Pereirinha e Djaló a quem foram pedidos mundos e fundos numa etapa de crescimento, sem margem para erro. que confiança pode ter um jogador como djaló para tentar um drible, um centro ou um remate quando sabe que se falhar os assobios e insultos vindos das bancadas vão chover? Quem consegue jogar assim como uma pressão destas em cima?

    Para os dirigentes do sporting uma mensagem - voces não têm estratégia, não têm modelo, não sabem para onde vão. É bom que comecem a pensar nisso antes de pegarem nos catalogos de dirigentes e treinadores e jogadores para os desfolharem como as revistas de moda!

    Para os socios outra mensagem. quem hoje assobia Pereirinha, Patricio e Djaló assobiava ontem Varela ou Figo (nos momentos maus da sua carreira no Sporting). Hoje choram como madalenas arrependidas por Varela e culpam os dirigentes, mas se calhar era melhor comprarem um espelho e deixarem-se dessa coisa muito em moda neste país de culpar sempre os outros!

    ResponderEliminar
  14. LMGM, permita-me apontar o óbvio:

    Sempre que o J. E. Bettencourt se refere ao "modelo do FC Porto" fá-lo no contexto da: estrutura.
    E quando o faz dá 2 exemplos claros, naturais e verdadeiros:
    1 - Nº diminuto de pessoas que servem a estrutura.
    2 - Nº ainda mais diminuto de pessoas que servem a estrutura e que têm real poder decisório.

    Em contraposição justamente à "Estrutura" por si herdada no SCP:
    1 - Muita gente.
    2 - Muita gente a "opinar" (termo frequentemente usado).

    Tudo o que você refere é modelo de Política Desportiva, não de Estrutura, e sobre isso, nunca ouvi o Bettencourt mencionar as ideias que tem sobre a matéria.

    ResponderEliminar
  15. Não obstante e sobre o modelo de Política Desportivo, subscrevo a sua análise: o modelo SCP é o certo, por 2 motivos fundamentais:

    - É o mais racional.
    - É o que melhor nos serve, porque somos óptimos a fabricar, e uma valente merda a comprar.

    ResponderEliminar
  16. "- É o que melhor nos serve, porque somos óptimos a fabricar, e uma valente merda a comprar."

    Caro MHumberto,

    permita-me acrescentar, que a vender ainda é bem pior.

    ResponderEliminar
  17. kovacevic,

    não diga uma coisa dessas!... Principalmente nesta altura em que é preciso "arriscar"! Não queremos saber como vamos pagar os "investimentos", queremos é saber o que podemos fazer para "investir". E precisamos de investir porque está visto que estes jogadores "não servem"!

    Isso de termos tido que jogar com o Lourenço como referência atacante não tem nada a ver com os défices sucessivos da SAD. Aliás, os custos com contratações e pessoal não têm nada a ver com isso. Toda a gente sabe que o dinheiro ou desapareceu misteriosamente ou então que foi com profundo azar que o Rui Bento e o Paulo Bento não renderam uns valentes milhões de €uros quando saíram (e penduraram as botas).

    É preciso é "arriscar"...

    MHumberto,

    estou com o LdA. Parece-me um exageradamente ridículo que um presidente eleito com 90% dos votos tenha de, 8 meses após o início do mandato, andar a enviar "recados" para quaisquer opinadores que existam dentro do Sporting, e que duvido tenham algum poder decisório e que (sinceramente) ninguém percebe quem são. Isso em si é ilustrativo da sua própria incompetência.

    JG,

    a aposta NUNCA foi SÓ na formação. Quanto dinheiro se gastou no Purovic, no Gladstone, no Celsinho, no Paredes, no Farnerud, no Grimi, no Stojkovic, no Tiuí, no Had, no Romagnoli, no Edson, no Wender, no João Alves, no Alecsandro, no Bueno, etc.?

    Essa ideia de que o Sporting SÓ apostava na formação é MENTIRA. Se o tivesse feito, não apenas provavelmente teria mantido jogadores como o Varela, o Carlos Martins e muitos outros que esperam apenas uma melhor oportunidade para demonstrar o seu valor, como estaria seguramente em muito melhor situação financeira actualmente.

    O Sporting tem de viver na medida das suas possibilidades e tem de deixar de fazer os jogadores que forma pagar as contratações que falha.

    O que acho ainda mais perigoso do que voltar a desequilibrar a balança das receitas e das despesas, é desequilibrar este equilíbrio que nos permitiu pagar contas: o da (inevitável) "aposta" em jogadores que foram formados no clube.

    Se os sportinguistas matarem a galinha à procura de mais ovos, terão o clube que merecerão.

    ResponderEliminar
  18. LC e o mais triste são as objectivas razões por trás disso, porque existem.

    É um pouco como uma loja. Se você for comprar uma bela e preciosa jarra à "Cristal & Vista Alegre, agentes da especialidade Lda" não se choca e paga com agrado os 25 ou 30 milhões que lhe são pedidos.

    Mas se for comprar a mesmíssima jarra a uma barraca plantada na berma da estrada, tudo o que seja mais do que tuta e meia qualifica-se de disparate.

    E o Sporting desde há uns anos, não se define enquanto loja. O problema é esse.
    Sabemos que vamos tendo tesouros, mas a pequenez dos vários dirigentes - que medem o Clube que servem por essa mesma pequenez - fá-los sentir-se lisonjeados por uma oferta de 15, porque no seu íntimo, um jogador de 25 ou 30 milhões se os vale ... não cabe no Sporting. Se os vale, só os valerá se estiver num Clube muito maior do que o Sporting ...

    Apercebemo-nos disto, Clube. E na sensação de ultraje de em meros 3 anos virmos fugir Ronaldo, Quaresma e Nani (os 3 numa equipa só, quantos Campeonatos aqui não cabem, quantos 4ºs de final da LC, quanto bom futebol?) ganhámos tino e afirmámos a essa Europa fora que as jóias são intocáveis: querem-nas, paguem as cláusulas. Mas essas jóias, que têm agora outros nomes e são 3 ou 4 ... ao fim de 3 e 4 anos não parecem realmente jogadores de 25 ou 30 milhões, ou não vão fazendo por parecer ... ou não os ensinam nem exigem que façam por parecer.

    E nisto temos culpa também, nós. Porque se calhar gostamos deles em demasia, por lá terem nascido dentro. E vamos perdoando a pouca dedicação ao Clube mais facilmente.

    Fazer o quê portanto? Hoje em dia nada no Sporting parece bater com nada. E é esta a única coisinha que perdoo a quem hoje nos preside: a noção que tenho como adepto que o nosso Clube é de facto muito complicadinho.

    PLF,

    Sem dúvida isso. Ele não tem nada que andar a gabar estruturas alheias. Se as acha óptimas que as imite, é o Presidente e ninguém o impedirá. Mas sobre isso lá está, o homem não diz coisa com coisa, e as certas que vai dizendo é sobre assuntos laterais, portanto bem podemos esperar um milagre ... sobre as intenções.
    Já sobre as acções, está à vista. Falar sequer para quê. Você aqui há dias falava em "cansaço". Acredito que não devem haver muitos sportinguistas que escapem a esse cansaço.

    Extremo cansaço. O Sporting cansa e pesa muito.
    É uma das características do desgoverno aliás.

    ResponderEliminar
  19. Parece que com a ajuda do LT criei um monstro, a discussão está no ponto certo e não nas acusações e apontares de dedos sem sequência.

    Vou complicar a discussão, há coisas que admiro na organização do Porto e que gostava de ver implementadas no Sporting ou melhor ainda adaptadas ao modelo Sporting. A saber:

    1- Blindagem e controlo da informação interna e externa (olá Salema!)
    2- Definição clara de objectivos a atingir e a combater
    3- Estrutura de decisão com o mínimo de recursos humanos possível
    4- Protecção intransigente de quem serve o clube
    5- Politica de vendas

    Aquilo que não quero copiar:

    1- Uma desastrosa politica de aquisições
    2- Um clube presidencialista
    3- Participação em actos de corrupção, tráfico de influências, lenocínio, etc.
    4- Cultura do medo, da agressão e do vandalismo
    5- A ausência de fairplay

    Sobre JEB, o link que o Virgílio deixa fala em demissão da direcção, eu pergunto qual direcção? Neste momento parece tudo centralizado em JEB e continuo a dizer das capacidades dele não espero que descubra o próximo Cristiano Ronaldo, ou contrate o próximo Deco ou promova a correcta gestão da carreira do André Marques, para isso é e será sempre perfeitamente incompetente. Nas suas competências está sim a forma de potenciar receitas, libertar verbas, negociar dividas, controlar despesas, é isso que espero dele.

    Para todos os restantes assuntos deve saber identificar e escolher uma equipa da sua confiança em que reconheça valor e delegue funções, se não for capaz de o fazer, uma vez que os que consigo foram eleitos ou integravam a equipa quando a sua direcção foi eleita se demitiram, então sim deve compreender a sua incapacidade de gerir ou gerar mais valias dentro do Sporting e demitir-se.

    Kovacevic, aquilo que chamamos vulgarmente Projecto Roquette está farto de ser modificado, já teve investimento, já teve formação para venda rápida, já teve formação sem investimento, e agora nem sei o que tem, olha não tem tiques deve ser porque vai vender o Izmailov.

    MHumberto, uma das promessas eleitorais é reduzir o organigrama do Grupo Sporting e consequentemente o seu quadro de recursos humanos, e de novo consequentemente os custos de exploração (aqui está uma tarefa onde é fundamental um bom presidente). Aguardo. Aliás aguardamos todos, já sei que a quantidade de gente em Alvalade sem tiques é enorme, mas pouco mais, para lá do acumular de cargos na pessoa do presidente e do Team Manager por cada demissão que ocorre.

    A todos, obrigado pela vossa opinião que ainda devo continuar a comentar.

    ResponderEliminar
  20. LMGM:
    Há muito de mitológico na excelência do modelo azul-e-branco e que não se fica apenas pelo símbolo que é o dragão. Quando se ganha muitas coisas ficam abaixo da linha de vista.

    Onde muita gente vê organização e método eu tenho visto ganhar a qualquer preço, onde os meios não importam para atingir os fins.

    Este ano, p.ex., o sucesso da politica de aquisições era auto-elogiado, contrastando com o desmando dos que tinham petróleo. Não foi preciso passarem 15 dias para ver o PdC a ir a correr ao mercado. Quanta convicção no método...

    No fundo as famílias calabresas também poderia merecer elogios pelos objectivos alcançados, cumprindo os pontos que mencionaste, não fora os métodos empregues. O fcp terá os seus méritos, mas enquanto o papa for vivo é difícil de perceber muito bem onde começam.

    ResponderEliminar
  21. Uma pessoa ausenta-se um pouco e ZAS! Grande debate! Apenas umas linhas porque infelizmente não tenho tempo para mais.

    Penso existirem dois grandes problemas no SCP, no que a compra & venda de jogadores diz respeito:

    - vender muito mal & cedo
    - comprar/arranjar emprestado ainda pior

    Como o JG diz, é necessário investir. Não acredito que o SCP consiga ter uma equipa capaz de disputar o título nacional assente APENAS na formação. Daí a importância de ter um departamento de prospecção que seja capaz de identificar valores emergentes quando ainda são acessíveis para a nossa bolsa.

    Claro que se for para trazer um Koke, Mota ou Bueno, é preferível apostar na formação, quanto mais não seja porque podemos potenciar um jogador e porque nos sairá muito mas muito mais barato.

    Concordo com os pontos elencados pelo LMGM. O que é necessário, como já foi dito, é implementar aquilo que JEB acha correcto - e que seja legal - em silêncio, ao invés de elogiar sistematicamente o fcp, clube que nos prejudicou bastante nestes últimos 30 anos.
    Será possível? Duvido vindo de quem nem sequer teve paciência para fazer a própria lista, comprometendo-se desde o início.

    Quando passados 4 meses fiz um balanço negativo do mandato de JEB, houve quem dissesse que era muito cedo, apesar da quantidade inacreditável de episódios que essa personagem já tinha, então, protagonizado.
    Tendo em conta tudo o que disse, as atitudes que tomou e não devia, que devia e não tomou, por mim, a saída de JEB da presidência seria sem qualquer dúvida, uma boa notícia.

    ResponderEliminar
  22. Só duas notas em relação aos comentários do LMGM. Concordo quase em absoluto com o que deve e não deve ser copiado do FCP. À excepção do que se refer á politica de aquisições que não me parece nada desastrosa, bem pelo contrário. Mesmo quando os jogadores não rendem, raramente se perde dinheiro (Carlos Alberto, Diego, Luis Fabiano,...) e os proveitos são muito superiores ás perdas (quem mais consegue ir buscar um defesa esquerdo por 300 mil Euros e vende-lo 6 meses depois por 15 milhões? Isto para já não falar em Pepe ou Paulo Ferreira que nós achamos caros...). O problema no FCP, em relação aos negocios com jogadores está noutro plano: o facto de pelo meio os proveitos se perderem entre comissões a A e a B e prémios aos gestores C e D. É por isso que o FCP faz grandes negocios mas o passivo também cresce! Mas isso já é outra conversa e estará nos pontos a não copiar!

    Sobre JEB, eu diria que aquilo que espero dele é muito mais que os pontos referidos pelo LMGM. Ou melhor, é aquilo que ele também refere mais á frente no seu texto:

    "Para todos os restantes assuntos deve saber identificar e escolher uma equipa da sua confiança em que reconheça valor e delegue funções, se não for capaz de o fazer, uma vez que os que consigo foram eleitos ou integravam a equipa quando a sua direcção foi eleita se demitiram, então sim deve compreender a sua incapacidade de gerir ou gerar mais valias dentro do Sporting e demitir-se."

    Isto sim, é essencial. Eu não quero um presidente "presidencialista". Quero uma equipa capaz e competente. Quero uma estratégias. Quero que me mostrem que sabem o que queremos e por onde vamos!

    ResponderEliminar
  23. LdA, não o referi propositadamente mas também não sei se os méritos que se apontam são possíveis sem os deméritos que aponto, por exemplo, será possível blindar o clube sem uso da ameaça? Como controlar a informação sem tráfico de influências?

    A dificuldade da tarefa é grande e aumenta com a facilidade com que o autofagismo é praticado em Alvalade. É perfeitamente visível que quanto mais JEB erra, mais isolado fica, se é verdade que ele "foi lá posto" o problema só aumenta de dimensão, até Soares Franco tinha um Menezes Rodrigues para distrair e dizer disparates.

    P.S.- Estou farto de me rir com a minha expressão criativa "apontares de dedos".

    ResponderEliminar
  24. JG, quantos defesas esquerdos foram comprados até chegar a Cissoko, até a nulidade do Lino que só tem paralelo no Pedro Silva compraram.

    Para lá das comissões há jogadores de que já ninguém se lembra que geram uma despesa enorme que justificam um passivo pornográfico em quem vende (gera receita) tão bem.

    A venda do Cissoko é brilhante em todos os seus contornos odontológicos.

    É que ninguém fala dos dispensados do Porto que fazem "bulir" este Braga, o único caso escandaloso é o do Hugo Viana que da última vez que espreitei é jogador do Valência e que se continua a jogar assim por lá vai continuar (por lá leia-se por Espanha).

    ResponderEliminar
  25. No SCP há mta gente a mandar.
    Qualquer pintelho tem voz naquela casa,e se isso já de si é mau,então qd esses pintelhos aparecem na comunicação social a falar é um descalabro.No SCP tudo opina,desde o Presidente ao cortador de relva.
    Rídiculo.

    ResponderEliminar
  26. LMGM, vais-me desculpar ser teimoso, mas não é pela politica de contratações (compra vs venda) que as contas do FCP se desiquilibram. Antes pelo contrario. Nos ultimos 3 exercicios tem sido essa a tabua de salvação.

    No ano passado aos 5 milhões de lucro da SAD deles ainda havia que acrescentar 4,5 milhões pelo...Ibson, 24 pelo Lisandro e 15 pelo Cissoko. O preocupante nas contas deles é exactamente o oposto ou seja, se não forem as transacções de jogadores, ficam profundamente no vermelho. É uma politica de altissimo risco, porque as altas despesas (principalmente salariais) só podem ser compensadas por receitas incertas como são as das vendas de jogadores e de proveitos da champions. Que podem existir ou...não!

    Resumindo e concluíndo, é um modelo altamente desiquilibrado e de risco que eu não gostava de ver copiado no Sporting! A politica de contenção salarial deve continuar e deve evitar-se ter demasiados jogadores emprestados, com encargos fixos, como eles têm. Mas...vale a pena olhar para o que eles fazem em termos de contratações e venda de jogadores. Não para copiar, até porque fazer contratações daquelas implica muitas vezes ter de pagar ordenados altos aos atletas, senão...adeus contratação! E implica ter de pagar comissões altas e cinzentas (10 milhões nos ultimos 2 anos). Mas ver o que eles fazem bem e o que deve ser replicado á nossa escala e dentro do nosso modelo. Acho que um benchmarking seria proveitoso. não com intenção de copiar, mas sim com intenção de aprender para replicar de outro modo!

    ResponderEliminar
  27. Bom debate. Concordo com muito que o LT e o LMGM , e a maior parte dos comentadores, escreveram.

    Mas quanto a mim tudo se resume em 3 provérbios:

    “Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão”, - (dirigentes do Sporting)

    “Cada cabeça, cada sentença”, - (nós, sócios, adeptos, simpatizantes)

    e o que faz mais falta ao Sporting neste momento:

    “A união faz a força” – (equipa de futebol da Sporting, SAD)

    ResponderEliminar
  28. JG a lista de saídas do Porto só este ano, entre vendas, dispensas e empréstimos (fonte zerozero.pt)

    Lucho González Marseille
    Diogo Valente Sp. Braga
    Paulo Machado Toulouse
    Tarik Sektioui Ajman
    Lisandro López Lyon
    Bruno Gama Rio Ave
    Vieirinha PAOK
    Kazmierczak V. Setúbal
    Cissokho Lyon
    Ivanildo Portimonense
    João Paulo Le Mans
    Sérgio Oliveira FC Porto
    Adriano Sp. Braga
    Nuno Coelho Académica
    Paulo Ribeiro Vizela
    Leandro Lima Cruzeiro
    Mario Bolatti Fiorentina
    André Pinto V. Setúbal (emp)
    Hugo Ventura Olhanense (emp)
    Castro Olhanense (emp)
    Rabiola Olhanense (emp)
    Rui Pedro Gil Vicente (emp)
    Tengarrinha Olhanense (emp)
    Josué Sp. Covilhã (emp)
    Pelé Valladolid (emp)
    Mario Bolatti Huracán (emp)
    Hélder Barbosa V. Setúbal (emp)
    Candeias Recreativo (emp)
    Cláudio Pitbull Marítimo (emp)
    Stepanov Málaga (emp)
    Benítez Leixões (emp)
    Bruno Vale Belenenses (emp)
    Josué Penafiel (emp)
    Benítez San Lorenzo (emp)
    Leandro Atlético-MG (emp)
    Rentería Sp. Braga (emp)
    Yero Portimonense (emp)
    Bruno Moraes Rio Ave (emp)
    Candeias P. Ferreira (emp)
    Sebastian Prediger Boca Juniors (emp)
    Cristian Săpunaru Rapid Bucuresti (emp)

    ResponderEliminar
  29. E a nossa na mesma fonte:

    Zezinando Est. Amadora
    Celestino Belenenses
    Romagnoli San Lorenzo
    Fábio Rochemback Grêmio
    Pedro Mendes Real (emp)
    Diogo Amado Real (emp)
    Diogo Rosado Real (emp)
    Milan Purovic Videoton (emp)
    Ronny U. Leiria (emp)
    Paulo Renato Est. Amadora (emp)
    Vladimir Stojković Wigan Athletic (emp)
    Wilson Eduardo Portimonense (emp)
    Celsinho Portuguesa (emp)
    André Marques Iraklis (emp)
    Diogo Amado Odivelas (emp)

    ResponderEliminar
  30. LT:

    Tive que abandonar este (excelente) debate e retornar a trabucar...

    Agora que estou de volta até abalar para a janta, gostaria de deixar bem claro que nunca me passou pela cabeça que tu defendesses para o modelo do SCP a adoptar, práticas menos licitas, à PdC. Como é óbvio! :)


    O q digo e reafirmo (vou de encontro à opinião do LdA) é que mt do mérito desse modelo surgiu na sequência de mts anos de vitórias arquitectadas com mt batota e jogo sujo de bastidores que permitiram a pacificação de todo o clube e adoptar as medidas (algumas das quais elencadas pelo LMGM: blindagem do balneário, disciplina férrea, etc e tal).

    A vitória trás Paz, a Paz discernimento, o discernimento boas decisões, boas decisões melhor organização, melhor organização apuro do espírito de vitória, anda so on...

    Sucintamente é isto. Ora, no SCP não podemos ter o mesmo 'inicio' que permitiu ao fcp inverter a tendência que ameaçava eternizar-se. Os nossos valores impedem-no. Resta-nos descobrir uma solução alternativa.

    Abraço a todos e até logo!

    ResponderEliminar
  31. Já relativamente ao 'golpe de estado'...

    Desde que se cumprem os estatutos do clube, pq não? Se JEB não se demitir (há quem afirme que não o deixam...) e continuar nesta espiral de disparates, o que fazer? Aguardar, pacificamente, os 40 meses de mandato que ainda faltam?????

    Será que ele é capaz de proceder à 'revolução interna' necessária ao SCP de forma a entrar nos trilhos do sucesso? Estes oitos meses deram gdes indicação do contrário.

    SL!

    ResponderEliminar
  32. Virgilio, os golpes de estado precisam de um patrocinador, normalmente são os EUA, mas dizem que as verbas para investimentos de risco nas américas andam pela hora da morte.

    Há ainda outra via, um acto de loucura de um presidente da mesa da assembleia geral visionário a convocar por sua iniciativa uma assembleia extraordinaria com ponto único - Golpe de Estado.

    Imaginas alguém no Sporting a assumir responsabilidades sem ser por declarações a um qualquer microfone?

    ResponderEliminar
  33. LMGM, faz a diferença entre o valor das compras e das vendas e chegas a belas conclusões, de um lado e do outro. De qualquer modo, podemos ver outra coisa nestes dados. A folha de pagamentos deles, olhando só para os emprestimos, fica muito pesada. E por isso mesmo, o modelo deles só é suportavel com entradas dec dinheiros extraordinarios. Se tiverem azar 2 anos seguidos (não ida á champions, com percas de receitas directas inerentes e desvalorização de activos que está associada) a situação deles pode ficar catastrofica. E isso explica a recente saída do administrador da SAD do FCP que bateu com a porta.

    Queremos copiar o modelo deles? De maneira nenhuma, porque é um suicidio a prazo( lembre-se aqui que eles não têm a massa bruta do lado deles para cortar estradas se o estado não lhes der dinheiro - esse é um previlegio vermelho). Mas devemos olhar para as coisas que são bem feitas!

    ResponderEliminar
  34. Virgílio e LDA,

    De acordo, um abraço.

    Tenhop pena de não acompanhar este excelente debate que aqui se proporcionou. Só isso e outros foruns já representa que o Sporting está bem vivo e continua com massa crítica, provavelmente a mais esclarecida, mas ao mesmo tempo, faço minhas as palavras do 8 no seu excelente comentário, algures mas acima.

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  35. LMGM:

    Achei a metáfora americana deliciosamente inteligente e engraçada...

    Mas, se queres mesmo saber, o que eu não consigo imaginar é mais 40 meses 'disto'... A bem da sanidade cardíaca e mental de todos nós e, principalmente, a bem do futuro do SCP...

    Outra via: (re)união de um número suficientes de sócios que 'obriguem' à convocação, por parte do PMAG, de uma AG extraordinária... Bem sei que é tarefa ciclópica (basta atentar a casos do passado recente), mas olha como dizia um famoso combatente que lutou e cantou contra um regime que acabou por cair de podre: "resistir é vencer ". Quero dizer com isto que mais vale tentar fazer algo (de alguma maneira) do que ficar impávido e sereno a assistir a esta deriva perigosa a que se vem observando. Pelo menos luta-se! Nem que seja contra a porra de uns moinhos de vento... Mas, se isto piorar (ainda mais!), quero acreditar que alguém com coragem se disponha a alterar o rumo dos acontecimentos e a ‘assumir responsabilidades’.

    Há (ainda) outra via (para os mais optimistas). Passa por JEB ganhar uma coragem e competência radicalmente opostas às que tem demonstrado até agora...
    Continuo a dizer: como ficava feliz em estar enganado na avaliação que faço de JEB! Mas o meu feeling (só para utilizar m anglicanismo agora mt na moda) baseado na realidade que percepciono deixa-me muito céptico qt a essa hipótese. Quem é religioso pode, desde já, começar a dedicar uns minutinhos ao SCP nas suas preces.


    Abraço!

    ResponderEliminar
  36. Estou a ver que este tem sido um debate inteligente e bastante rico da parte de todos os intervenientes.

    Todos sabemos alguns ditados do futebol, onde um dos mais populares será provavelmente "Esse gajo só é bom no Porto". Se calhar há que compreender o "porquê". Pela resposta que me foi dada pelo Emílio Peixe, deverá ter a ver com a estrutura e mentalidade que está montada. Os jogadores chegam e trabalham para jogar futebol e ponto final. Basta olhar para o Sporting e ver as 50 novelas mexicanas que surgem todas as semanas.

    Hoje ao almoço comentei que duvidava que por exemplo o Saviola rende-se no Sporting o que tem rendido no carnide e ao invés, talvez um Abel fosse mais consistente ao serviço do Porto. Uma vez mais, uma questão de estrutura.

    Sou a favor do investimento essencial e a favor da formação. Temos um hiato na qualidade e na produtividade que os nossos jogadores podem alcançar. Além disso, o papel que cada peça assume no plantel, seja em campo seja no balneário não está definido. Paulo Bento dizia que André Marques aprenderia muito com Rui Jorge e certamente nada terá para aprender com o Grimi...

    "Assim o modelo que cria e sustenta o Patrício não é um erro, o erro é a obrigatoriedade dele ser titular sem concorrência real, Moutinho não é um erro, o erro é ele ter de ser capitão aos 20 anos e fazer posições no meio campo à la carte, Veloso não é um erro, o erro é a atracção que o seu pé esquerdo faz para o desviar para a linha, Adrien não é um erro, o erro é apostar nele, só nele, para recuperar a equipa, Carriço não é um erro, é um fora de série já com um pé na porta de saída."

    Simplesmente, perfeita esta análise.

    E quanto à alusão ao Miguel Garcia, eu faço outra: Se têm apostado no Varela em vez do Derlei ou Tiui, se calhar o SCP teria hoje no plantel o tal avançado que Carvalhal pretende que possa jogar na frente ou numa das alas ou então a presença de um jogador experiente desse género há uns anos no plantel ajudaria o Djaló a evoluir e a corrigir erros.

    "Zidanes e Pavons" como o PLF tantas vezes cita... Certamente de acordo! O problema é quando dão a um Pavon, o peso (ou seja a exigência e a preponderância) de um Michel Salgado...

    SL

    ResponderEliminar
  37. Grande post na sequência de outros igualmente muito bem elaborados.

    Quem sabe se a JEB não lhe faz falta passar pelo " A Norte" para se inspirar num verdadeiro Modelo Sporting... becteriologicamente puro e de um grande sportinguismo.
    Aqui discute-se Sporting com elevação. Parabéns pessoal, e até dia 28 para a tertúlia.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (7) 40anosdisto (4) 8 (69) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (112) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (84) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (5) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (7) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (95) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (5) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (4) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (23) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (107) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (30) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (13) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (4) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (4) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)