sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Excelente entrevista de JEB - Palavra de (ex-futuro?) director desportivo

Deixei aqui apenas uma reacção viral à entrevista de JEB da semana passada. Pensei posteriormente partilhar  uma opinião mais reflectida sobre a mesma, mas o tema é-me de tal forma desconfortável e infeliz que preferi ir adiando até perder actualidade. No entanto, ao ouvir, via podcast, a análise de Luís Freitas Lobo, dei-me ao trabalho de as transcrever.  Esta parece-me pertinente. Não tanto por vir de alguém que até foi dado como candidato ao cargo de director desportivo. (Após estas palavras talvez apenas ex-futuro candidato). Mas por duas razões fundamentais: i) é uma análise externa de alguém que não é seguramente Sportinguista ii) e independente, facto cada vez mais raro na comunicação social. Não deixa também de ser "curioso" ver referir-se ao nosso clube de forma correcta, contrastando com a utilizada pelo nosso presidente. A leitura é longa mas vale a pena.

"Ouvi alguns excertos na televisão, li em vários jornais e penso que foi uma excelente entrevista do presidente do Sporting. Sinceramente. Eu não duvido da sua entrega, da sua competência, da sua vontade de ver o Sporting ganhar, mas eu quando digo que foi uma excelente entrevista, é porque eu penso que ela devia ser gravada em DVD ou em CD e ser entregue a todos os clubes para eles saberem tudo aquilo que não se deve dizer ou não se deve fazer num clube de futebol. Penso que todas aquelas declarações que foram feitas são um completo despropósito e são um elenco enorme…"

"A questão do treinador estar dependente dos resultados e não da competência, quando um treinador entra a meio da época, com um contrato de 6 meses, restam-lhe 3, tem uma Taça UEFA para joga, jogava nesse dia, e é colocado dessa forma, o facto de ele dizer que está a preparar a próxima época, e ao mesmo tempo diz que não tem treinador, e responde que é ele próprio que está a preparar a próxima época, que o objectivo do Sporting é o 4º lugar (penso que o objectivo do Sporting deve ser jogar cada jogo para ganhar, com a máxima entrega, com a máxima capacidade de dignificar a camisola que o Sporting tem)."

"A questão de contratar o director desportivo em função do balneário, dizer que o perfil do director desportivo depende do balneário que existe, exactamente o contrário do que deve ser, porque quem escolhe o balneário é exactamente o director desportivo, em conjunto, como é evidente com o presidente da SAD, com o treinador e restante responsáveis, e só depois é que aparece o grupo e não o contrário."

"A questão Sá Pinto/Liedson, dizendo que um director tem mais responsabilidade que um jogador, é verdade sem dúvida nenhuma, em alguns aspectos. Neste aspecto em concreto, era uma questão para ser dirimida de outra forma. O que esteve aqui foi uma questão muito simples: o Liedson é um ponta-de-lança que faz golos, e o Sporting precisava era que o jogador jogasse, se fosse outro jogador a situação certamente não seria a mesma."

"A questão de dizer que o Sporting não é uma organização vencedora, quando alguém diz isso de si próprio, porque ele é que é o presidente, ele é que representa a organização, dizer que o Sporting não é vencedor, é algo perfeitamente incrível. Não é vencedor porque nem todos podem ganhar o mesmo campeonato, nem ganhar todos os anos, mas tem que ser vencedor para ganhar sempre cada jogo que passa."

"Comparar com o FCP é o absurdo, é dizer que não entende verdadeiramente o que é a Cultura do Sporting, o que faz a história do Sporting, e a herança do Sporting não tem nada a ver com a herança do FCP, que tem uma idiossincrasia completamente diferente, e ainda por cima quando recentemente se soube a forma como o presidente do FCP se referiu ao presidente do Sporting em escutas que foram reveladas."

"Portanto há uma série de situações que são perfeitamente inacreditáveis. E se nos lembrarmos inclusive que o Sporting  esteve no mercado há pouco tempo, que comprou um jogador que ele próprio, o Sinama Pongolle, custa mais de metade do orçamento do Braga, se percebe a incompetência com que o Sporting tem sido gerido. Depois disto, perguntar-se quem é o responsável por o Sporting estar nesta situação, e falar sobre o treinador, e falar-se num jogador, e falar-se nos 4 anos que ficaram para trás em que esteve tudo parado, é de facto algo para deitar as mãos à cabeça"

"Perante isto parece-me que foi uma excelente entrevista para se perceber o que não se deve fazer, e que não se deve dizer. A partir de agora cabe a todos os Sportinguistas pensarem bem isto tudo, para perceberem onde está a razão de ser de o Sporting estar na situação em que está." 


P.S.- A Associação de Adeptos Sportinguistas estará hoje representada pelo seu presidente e conselheiro leonino Pedro Faleiro Silva no programa "Lugar Cativo" da TVI24 pelas 20h10 onde lançará o III Pensar Sporting a ter lugar no próximo sábado, dia 20 de Fevereiro, não se furtando, igualmente, a abordar outros temas da actualidade sportinguista.

28 comentários:

  1. Isto é tão óbvio que qualquer criança entende!

    Eu estou a preparar-me para uma longa travessia no deserto. Só espero que não se morra pelo caminho ou que aqui o camelo, quando chegar ao oásis, ainda tenha paciência para futebóis!

    ResponderEliminar
  2. Caro LdA,

    E, infelizmente, não estão ai mentiras na analise do Freitas Lobo.

    ResponderEliminar
  3. Mas isto é tão óbvio que até uma criança de 10 anos entende...

    ResponderEliminar
  4. Ele diz apenas aquilo que qualquer sportinguista de bom senso percebeu ou intuiu ao ler a inenarrável entrevista de JEB.

    O momento é crítico e considero que nós sportinguistas temos de começar a pensar numa alternativa estruturada e estruturante como alternativa ao caos instalado nesta Roma em chamas enquanto "Nero" roca a lira.

    ResponderEliminar
  5. Já não existem dúvidas que nós (sócios que votamos no JEB) fomos absolutamente ENGANADOS!!

    SPORTING AOS SPORTINGUISTAS; JÁ!!!!!

    ResponderEliminar
  6. Este Sporting Fornever19 de fevereiro de 2010 às 10:47

    Mas só JEB é que não vê a situação desta maneira!

    ResponderEliminar
  7. Bom dia.

    Nem tenho palavras, tal o contraste entre as palavras de um profissional de comunicação que nada deve ao Sporting e as do nosso presidente.

    Nem tenho palavras, tal a desilusão que tem sido o mandato deste senhor, pródigo em diarreias mentais e com uma falta de visão (aparentemente) gritante.

    Já nem tenho palavras para responder aos meus amigos benfiquistas e portistas, que por sua vez começam a não ter palavras de gozo em relação ao Sporting, apenas de pena...

    Mas o engraçado é que, no meio de toda a desilusão, continua a brilhar a esperança. Não em JEB que essa está cada vez mais moribunda, após sucessivas faltas de respeito ao nosso Sporting. Esperança sim que algo e alguém surja deste caos e se apresente como alternativa válida a esta direcção. Eu sei que não tenho capacidade para isso, mas e vocês? Alguém se oferece? Haverá alguém com capacidade de organizar um movimento alternativo no meio das dezenas ou centenas de blogues do SCP, dos inúmeros profissionais de sucesso das mais variadas áreas, que amam como nós o Sporting? Um movimento sério, elevado, construtivo, enfim um movimento digno do nosso clube...

    Bem, desculpem o desabafo.
    O Sporting somos nós, a esperança somos nós.

    SL,
    Pedro Carvalho

    ResponderEliminar
  8. Se FSF já diminuia o SCP, JEB tenta reduzi-lo à mínima expressão. Espero que das duas, uma: ou JEB muda radicalmente de discurso e atitude, no que resta do seu mandato - que poderá ser ainda mais penoso que esta época desportiva - ou sai. A minha paciência esgotou-se há muito portanto sou favorável à sua saída.

    ResponderEliminar
  9. LFL - para ouvir aqui: http://tsf.sapo.pt/Programas/Programa.aspx?content_id=918067&title=Jogo%20Jogado

    ResponderEliminar
  10. Alguem que faça um petição (já que o homem não tem tomates para se demitir) para pelo menos impedir o homem de falar.... meu deus... nunca vi tal aberração.... eu a pensar que o presidente do steua de bucareste nao batia bem da tola quando veio dizer que oferecia dinheiro a quem lhe fosse buscar o guarda redes... enfim o que dizer deste anormal que só diz anormalidades e não no sentido positivo...

    ResponderEliminar
  11. Acho piada ao anonimo que diz que os sportinguistas que votaram foram todos enganados, pois desde o primeiro momento em que ouvi JEB falar me apercebi do que era este homem feito. Todas as suas accoes tem sido absolutamente concordantes com a sua pessoa, com o seu discurso desde o momento um; com a sua incompreensao do que e' o futebol. A unica coisa que me surpreende e' como e' que este homem teve as responsabilidades que teve no Santader, pois ha burrices que sao universais e nao se aplicam exclusivamente ao mundo do futebol. E foi este homem ter tido o opoio massivo dos votantes que me entristece, que me levou a criar um blog de futebol para discutir entre outras coisas o meu clube, que previ cair em desgraca e que me leva a crer que, perdoem-me, os sportinguistas (os que votaram) sao pouco esclarecidos e nao sabem pensar pelas suas proprias cabecas.
    Portanto, se estao com remorsos e se sentem enganados, os socios votantes devem manifestar-se com urgencia e exigir em unissona berraria a destituicao das pessoas que elegeram, por terem sido alegadamente levados ao engano, em vez de choramingarem pela ma' sorte. A minha teoria no entanto e' que ninguem foi levado ao engano, uma vez que foi absolutamente previsivel o que acabou por acontecer esta epoca. A ESTUPIDEZ DO BETTENCOURT FOI TUDO MENOS OBSCURA, DEIXEM-SE LA DE TRETAS!

    ResponderEliminar
  12. nao quero com este comentario dizer que sou mais inteligente ou que tenho poderes de bruxo. repito: as pessoas veem aquilo que querem ver, e neste caso as pessoas quiseram ver o Bettencourt como presidente.

    ResponderEliminar
  13. Cisto:
    "não quero com este comentário dizer que tenho poderes de bruxo".

    É pá fico mais aliviado! Assim vou continuar ficar feliz em ver-te por estes lados ou a ler "Os Monos" sem receio de partir uma perna...

    Mas confesso que não gozo da tua perspicácia (pelo menos), uma vez que, apesar de não ter sido seu apoiante, sempre esperei que pudesse vir aí calmaria. O que nunca consegui imaginar foi "isto". E olha que tenho uma imaginação forte.

    Mas concordo contigo: são os que votaram em JEB os que têm que exigir, se não a destituição, pelo menos uma urgente mudança de rumo. E com isto considero que respondi aos nossos leitores scp4ever e Pedro Carvalho.
    SL

    ResponderEliminar
  14. Bom trabalho a quem transcreveu as declarações de LFL. Totalmente de acordo com esta analise. Quem quiser que continue a não querer ver...

    ResponderEliminar
  15. LdA, obrigado por partilhares essa entrevista pois desconhecia completamente.

    Ver algum sentido nas palavras deste senhor é melhor que montar um quebra cabeças.

    Tal como o amigo Cisto, também não sou bruxo e vi muito rapidamente o que este homem iria dar ao Sporting.

    Só é enganado quem quer. Ou já se esqueceram que projecto!? nem havia nesta candidatura. Uns bitaites para o ar tipo paulo bento forever e todos a bater palminhas.

    Depois os outros é que são aventureiros e não tinham uma candidatura credível.
    Mas isto é para rir ou chorar?

    Vem do Brasil e evoca o nome do antigo treinador, fragilizando cada vez mais uma estrutura que está presa por arames.

    Mas ja chega de bater no menino, acredito que deve haver muito arrependido por aí, pois quem paga é "só" o Sporting.

    Hoje, o Sporting parece aqueles tipos que estão ligados a máquina, só falta a decisão da família.

    Só acho estranho é esta passividade toda dos adeptos...
    Das claques mais ainda. Será que uns almoços e uns jantares chega para ficarem calados.

    Caro JEB, eu não peço a liga dos campeões, peço um pouco de respeito por aqueles que amam o nosso querido Sporting Clube de Portugal.

    ResponderEliminar
  16. A malta ganha ao Olhanense e já fica tudo sanado...

    E eu a pensar que a ida ao Brasil tinha sido um disparate. Disparate foi ter voltado!

    O clube não merece isto. Aos 100 dias de presidência afirmei em vários blogs que tinhamos o pior presidente e pior pmag da nossa história. Há alguem que contrarie isso hoje?

    ResponderEliminar
  17. Quem quer continuar a dar crédito e “tempo” a este senhor está apenas e só a ser conivente com o que se passa actualmente no Clube.

    É só o PIOR presidente que passou pelo Clube! E conseguiu a proeza em meia duzia de meses de mandato.

    ResponderEliminar
  18. O Freitas Lobo, não detectou nada de novo face ao que mts de nós tb já afirmava…

    Mais preocupante que essa conferencia de imprensa, são os oito meses de desvarios. E muito mais preocupante que os oito meses de desatino é o facto de, pelos vistos, ainda faltarem mais 40 (QUARENTA) meses de JEB!!!!

    Já estou como o ReporterH... A preparar-me para (mais) uma travessia no deserto.

    ---------

    Pedro Carvalho:

    Houve um movimento que se opunha aos resquícios da continuidade... Foi esmagado em Junho de 2009.

    Agora, para algo mudar, tem que existir uma tomada de posição bastante abrangente de sócios (não, não precisa ser de 90%). E de tal forma que obrigue JEB a:

    Primeira opção (para quem ainda acredita em JEB...): mudar radicalmente o seu modus operandi. Convém que para melhor, obviamente…

    Segunda opção: pedir a demissão (nesta, não acredito, mesmo...).


    Como está visto, tenho pouca esperança em que algo mude, mantendo-se JEB no cargo que actualmente ocupa. Assim, para tirar JEB do 'trono' resta a solução mais radical:

    Terceira opção: i)Convocação duma AG Extraordinária por parte dos sócios do SCP; ii) a qual 'leve' à demissão da Direcção. iii) Complementarmente a esta ultima hipótese, tem que se vislumbrar uma lista ALTERNATIVA que assegure a passagem de testemunho nas eleições que se seguissem. Será tal solução possível? Eu gostava de acreditar que sim, mas convenhamos que a empreitada não é nada simples... Isto necessita de tempo, vontade, disponibilidade, coragem, um forte apoio da massa associativa em ‘sangue novo’, sem medos de mudanças ou dos adamastores e papões (estes já nos invadiram sorrateiramente a casa e por lá se têm mantido). Enfim, seria uma tarefa realmente… ciclópica. Ainda mais se tivermos em conta que o actual presidente foi eleito à menos de um ano com uma percentagem brutalmente favorável … Já desbaratou gde parte desse apoio, mas nada garante que não voltasse a ser reeleito… pois não?

    È como digo: temo por mais uma (longa) travessia… A acontecer, qts bravos leões a ultrapassarão? E em que condições chegaremos ao fim (se chegarmos) do deserto?

    Tenho que voltar a ir à missa… e acender umas velinhas. Sempre pode acontecer um espírito maligno (ou qlq coisa do género) ter possuído o JEB e assim sp contribuía para este livrar-se dos males que o afectam e voltar a si… O Vítor Milícias bem que podia dar-lhe novamente uma ‘mãozinha’…

    SL!

    ResponderEliminar
  19. reparem bem nesta diferênça. se fosse o nosso clube a empatar com o último da alemanha o ruído que seria a volta do nosso clube.Como é possível saber-se tudo o que se passa dentro do nosso clube. há uns quinze dias o bruno alves foi para a bancada não se sabendo porquê.? falou-se em muita coisa mas nunca ninguém soube o que foi..Pois o nosso ricardo batista foi para a bancada em liverpool e todos sabem o que se passou.Mas será possível que todos os anos se saiba o que se passa dentro do balneário do sporting. quem será o bufo??

    ResponderEliminar
  20. Eh pá oh renato...estamos a falar do SCP e tu vens com o jogo de ontem para aqui!?

    ResponderEliminar
  21. Jvl eu apenas quiz mostrar que no nosso clube há muito muito ruído a volta como bem disse o CC e gostava que todos na quinta feira nos uníssemos num jogo que é importante porque se passarmos haverá mais uma pequena receita que tanta falta faz ao clube..Pois por este andar o clube sem receitas acabará por ser mais um clube mediano..Já basta as asneiras que se tém cometido ao longo dos anos em compras.vendas e dispensas de jogadores..

    ResponderEliminar
  22. Caro LdA,

    venho sempre para estas bandas, mesmo que não comente muito. De resto, é o que te digo: nós vemos o que queremos ver. Noutros aspectos de clarividência para outros, serei porventura o maior dos cegos. :)

    SL

    ResponderEliminar
  23. Isto vai ser o caos, ou o JEB muda muito ou estamos completamente lixados!
    SL.

    ResponderEliminar
  24. JEB mudar ? - i wanna be sedated

    20-20-20-4 hours to go
    i wanna be sedated
    nothing to do, nowhere to go, oh
    i wanna be sedated

    just get me to the airport, put me on a plane
    hurry,hurry,hurry before i go insane
    i can`t control my fingers, i can`t control my brain
    oh no, oh no, oh no

    Bom fim de semana rapaziada. Sofrer é mesmo connosco.
    Vou afogar as mágoas

    abraço

    ResponderEliminar
  25. The LC,

    Ou devo dizer The Ramones? :D

    Abraço!

    ResponderEliminar
  26. Bettencourt cabeça de cotonete para a rua já!!!! Isto chega a um ponto que mais que incompetência, mete nojo!!!

    Onde anda a oposição neste momento? Onde andam os verdadeiros da juveleo neste momento? Apareçam, sem medo, cá estaremos para o que der e vier.

    Sporting aos Verdadeiros!!!

    ResponderEliminar
  27. Quero um Sousa Cintra, quero um Jorge Goncalves,quero um presidente que sendo bom ou não mostra que manda, toma decisões, populares ou não toma.
    Não quero este presidente, chora um treinador que sai, não tem coragem de apresentar um que entra, contrata jogadores que ninguem quer, não encontra forma de mudar o que esta mal, é remunerado, vai de ferias na altura mais critica em que tudo está em jogo, dá entrevistas calamitosas, não tem palavra (Sá Pinto foi crussificado nos açores e dias depois erra director desportivo), em ver de intergrar (reintegrar)o unico guarda-redes com valor que o scp tem emprestao para inglaterra ( alem de ter dito nos açores mais uma vez, que este guarda-redes nem para se sentar a uma mesa a conversar prestava, e eu quero lá saber disso ele é pago é para defender).
    Quero mudanças começo a pensar que apenas uma calamidade pode alterar o estado das coisa por isso e por muito que me doa que venha essa calamidade, que nos sintamos humilhados e que assim sejamos forçados a agir e ter minar com esta BADALHEIRA.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (7) 40anosdisto (4) 8 (69) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (112) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (84) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (5) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (7) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (95) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (5) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (4) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (23) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (107) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (30) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (13) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (4) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (4) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)