terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Vem aí Janeiro


A julgar pelas palavras do nosso presidente, o Sporting anda no mercado com o intuito de introduzir mais competitividade e capacidades à nossa equipa principal.

A edição de ontem do jornal "Record" apresentava uma longa lista de jogadores que já foram apontados como estando nas cogitações do leão, desde o sueco Behrajmi até Ruben Micael, passando pelos regressos de Quaresma ou Danny, bem como o lateral brasileiro Júlio César. Por sua vez, "A Bola" depois da dupla do Marítimo, Djalma e Babá, fala agora do internacional chileno Humberto Suazo.

Uns nomes são conhecidos e outros nem por isso, embora não atribua grande importância a esse factor. Se um Peter Schmeichel ou um André Cruz empolgam os adeptos em primeira instância graças à sua reputação, Ivone Di Francheschi ou Joseph Enakarhire surpreenderam tudo e todos com a qualidade que acrescentaram aos plantéis que integraram apesar de serem desconhecidos do público em geral.

Na memória de todos os sportinguistas estará certamente o Inverno de há precisamente dez anos, quando a SAD leonina colocou no sapatinho de Augusto Inácio, um trio de jogadores que se revelou fundamental para o título. Em minha opinião, tal comparação não deve ser feita nesta altura, pelo menos no que concerne aos resultados alcançados. Devemos ser realistas e não estabelecer metas visionárias que depois proporcionem mais um sentimento de frustração nas nossas hostes.

Mas além de resultados, há outra realidade que eu gostaria de ter revivida. Naquele época, Inácio além de receber três belos presentes, teve também a capacidade de recuperar jogadores que para muitos estavam dados como arrumados. Se acredito que o plantel do Sporting não é tão mau como o pintam e que há muitas unidades em sub-rendimento, gostava que Carlos Carvalhal e toda a sua equipa técnica conseguissem produzir efeito semelhante e recuperar unidades que ainda podem servir o nosso clube.

Quem vier a mais, que represente uma verdadeira mais-valia para a equipa principal em vez de ser mais um. E a quantidade não interessa, apenas a qualidade...

39 comentários:

  1. Excelente analise. A frio é notório que há fragilidades maiores que outras. E que é preciso muita cabeça porque o dinheiro não abunda. É certo que muitos destes nomes apontados pelos jornais não são mais que tiros no escuro.

    Apesar das reticencias que tenho em relação há capacidade de quem lidera , espero que sejam criteriosos e não vão buscar ninguem apenas para fazer numero. O Sporting precisa de qualidade. E não de mais entulho.

    SL

    Miguel Damas

    ResponderEliminar
  2. Depois de Bettencourt ter elevado a fasquia quanto à disponibilidade financeira para a contratação de reforços, espero que não tenham sido só palavras de circunstância e o Sporting se possa efectivamente reforçar com jogadores de qualidade.Já agora Carlos Freitas nunca mais,
    Koke, Robaina, Nalitzis, Mac´Mahon, Tíuí, Purovic, Farnerud etc..Já chegam.

    ResponderEliminar
  3. Espero que com a vinda do Angulo e do Caicedo, o JEB tenha aprendido qualquer coisa. Sinceramente, acho que não vai acontecer o mesmo em Janeiro. Os jornais todos os dias vão dando tiros no escuro, para depois se acertarem em algum, poderem vir dizer, ai e tal como noticiamos em dia x, era verdade.
    Não é nada que não estejamos habituados, mas para mim só concluo que um jogador é do Sporting quando é transmitido à CMVM, o resto serve para vender jornais e para se especular, nada mais que isso.

    Concordo com o post, há 10 anos fomos buscar 3 reforços, sinceramente, não vinham rotulados de estrelas, mas ajudaram na conquista do título. E ao falar disto lembro-me especialmente do André Cruz que resolvia jogos com os seus livres certeiros. Depois dele, na minha opinião nunca mais tivemos um marcador de livres a sério...e acho muito importante haver um ou dois jogadores no plantel especialistas nas bolas paradas, porque nos jogos em que a equipa não consegue marcar, basta um livre para resolver um jogo.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Hugo:
    Também elaborei um post, que ficará para depois, sobre o mesmo tema, julgo até que são complementares. O meu é mais centrado em nomes concretos e respectiva adequação ou não às nossas necessidades.

    Na tua análise saliento a importância do penultimo parágrafo: tão ou mais importante que os reforços é retirar o devido valor do material humano à disposição.

    ResponderEliminar
  5. Excelente post, ainda tive que perguntar quais os jogadores recuperados por Inácio mas realmente Acosta e Vidigal, e até o Ivone italiano, eram cartas fora do baralho para Materazzi e tiveram uma importância decisiva no título de 99-2000.
    Eu para já acho que 2, 3 aquisições em Janeiro, desde que para as posições mais carenciadas e com jogadores que façam a diferença, era o suficiente. Em Junho gostava de ver uma remodelação mais pensada, por mim Veloso, Vukcevic e Liedson eram jogadores que não me importaria que fossem (bem) vendidos, usando o dinheiro ou parte dele para renovar o plantel de acordo com as ideias do treinador.

    ResponderEliminar
  6. Dois pontos fundamentais, os jogadores a contratar serem para as posições em que a equipa está realmente carenciada (para mim o mais importante), e terem qualidade, não há margem para correr riscos de falhar se for para arriscar o melhor é ficar quieto e aguentar até ao final da época.

    Para a revolução de que fala o Nelson. Em relação ao comentário do Nelson, nunca venderia o Liedson é neste momento o único jogador que pode aspirar a ser um simbolo nosso.

    ResponderEliminar
  7. LMGM, eu diria até que já é um símbolo nosso, o que não invalida que não concorde com que termine a carreira (e pago principescamente) em Alvalade. E eu aprecio muito as qualidades do levezinho mas daqui a um ou dois anos ele vai começar a não aparecer, a não resolver, a ficar no banco, e depois vão acusá-lo de estar a chular o Sporting e que não merece ganhar tanto. Por mim tirando casos muito raros, o Sporting não deve servir de último clube para jogadores, e nem o facto de virem a custo zero (que nunca o é) me faz pensar de forma diferente. Aliás a temporada em que isso aconteceu com maior visibilidade foi também a última grande temporada em termos desportivos com a tripleta de 2001-2002. Contratar mais de uma dezena de jogadores com 29-30-31 anos, quase todos extremamente bem pagos, e depois acabar por não ganhar um tostão com a sua posterior dispensa/saída/final de carreira, até pode dar títulos no imediato, mas custa-nos muitos mais nos anos seguintes. A título de exemplo também considero Izmailov um jogador a vender enquanto tiver valor de mercado, nomeadamente para o mercado russo. Ficar com Izmailov (outro jogador que aprecio sobremaneira) até aos 31, 32 anos seria um erro, na minha perspectiva.

    ResponderEliminar
  8. Nelson Santos,

    tiro-lhe o meu chapéu por ter a coragem de colocar em questão um título. Fi-lo, exactamente com os mesmos argumentos (mas com uma análise mais descritiva do contexto da contratação do Jardel), e fui insultado.

    Houvesse mais pessoas a pensar assim e o Sporting não teria chegado ao ponto que chegou.

    ResponderEliminar
  9. Acabo de deixar aqui os comentários sobre Liedson e dou com a notícia da lesão no menisco e das 4 semanas de paragem. Arre, se calhar vou começar a opinar sobre a venda dos Cardozos e Falcões também a ver se funciona da mesma forma.

    PLF, a situação é semelhante à de outro rival este ano (investir mundos e fundos numa temporada só e depois logo se vê o que acontece) e explica por exemplo o motivo porque pinto da costa não ficou com Lucho Gonzalez mais 2 ou 3 anos.
    Há muito que eu acho que boa parte do buraco financeiro criado no Sporting, e que não me assusta tanto como a outros, tem a sua génese maior não no projecto Roquette por si mesmo, não nos maus investimentos em jogadores de pouco aproveitamento futebolístico (e estas alíneas contam bastante, obviamente), mas muito nos investimentos em jogadores de pouco aproveitamento "contabilístico". E com isto não quero dizer que sou contra o investimento em equipas ganhadoras, longe disso, o que acho é que - da mesma forma que dificilmente seremos campeões só com a cantera - não poderemos ser economicamente sustentáveis só com jogadores em "final de carreira". Jogadores bem pagos, sejam contratados ou "a custo zero que nunca o é", deverão ser aproveitados em termos desportivos até aos 29, 30 anos, mas não poderão ficar todos no clube para lá disso acabando por ser dispensados/dados/arrumar as botas em Alvalade, por muito que sejam importantes para dar um campeonato ou dois. Se me falarem de jogadores estrangeiros que me fizeram confusão saírem demasiado cedo, lembro-me logo de Aldo Duscher (não podia ter ficado mais uma ou duas épocas no mínimo? E eu sei que a oferta do Corunha era boa mas as que pinto da costa recebeu por Lucho nos anos anteriores a este não eram?). Com Duscher até aos 27, 28 anos, não teríamos provavelmente precisado de contratar para o meio campo Paulo Bento e Rui Bento, por exemplo. Ambos jogadores campeões mas que recebiam bastante dinheiro de ordenado (tal como Duscher ganharia para ficar) e acabaram por render - fora a tripleta de 2001 - zero.

    ResponderEliminar
  10. É o velho problema de nos agarrarmos pouco a uns e agarrarmos demasiado a outros.

    Depois da venda de Nani, o SCP deveria ter feito um investimento adequado na equipa. Posteriormente, jogadores como Veloso, Liedson e mesmo Vukcevic poderiam ter sido vendidos no momento certo. Talvez depois disso houvesse outra margem para abordar o mercado, capacidade de renovar e manter a competitividade na equipa e assegurar a subsistência financeira.

    SL

    ResponderEliminar
  11. Há alguns aspectos nesta questão do reforço do plantel que para mim são importantes e que, pelo menos um deles, já aqui comentei:

    - reforçar o plantel com os jogadores escolhidos por Carvalhal, um treinador que está até ao fim da época apenas;

    - qualidade e não quantidade (que é o que normalmente acontece);

    - que posições serão reforçadas

    Ora se é para comprarem atacantes e médios centro, prefiro que poupem o dinheiro para investirem forte para o ano, começando pelas posições onde efectivamente necessitamos de ser reforçados; se for para colmatar as falhas do plantel JÁ, que continuo a dizer que não é tão fraco como o pintam, então que se opte primeiro por 1 lateral esquerdo, depois por 1 lateral direito e depois por um central.
    É incrível como não o foi feito anteriormente.

    Em relação à questão do Liedson, já tive oportunidade de debatê-la com o Nélson no SL. Resumidamente: não sou a favor da sua venda.

    PS: Preferia vender bem o Moutinho ao Miguel Veloso.

    ResponderEliminar
  12. Esta operação ao Liedson estava programada ou foi uma lesão que apareceu agora e teve de ser feita?

    ResponderEliminar
  13. Nelson,

    pensamos de forma semelhante, embora seguramente com soluções diferentes.

    Já uma lufada de ar fresco ver alguém dizer que a contratação de um jogador pode ser boa ou má consoante, não apenas o dinheiro investido e o valor objectivo do jogador, mas também de todo o contexto em que se irá inserir. Não sei se teve oportunidade de ver, mas fiz uma análise até bem extensa das circunstâncias atinentes à contratação do Jardel.

    Sempre partindo da premissa que o que dá campeonatos, agora e no futuro, é a estabilidade e o equilíbrio. Uma série de contratações que colocaria o Sporting entre os melhores do Mundo mas que apenas serviria para ganhar 1 ou 2 campeonatos, hipotecando os 20 seguintes, obviamente não se enquadra no perfil do clube.

    Verdadeiramente impressionado, porque é raro ver alguém (honrosa excepção nos editores de A Norte de Alvalade) que se preocupe não apenas com o rendimento desportivo, mas também com a susceptibilidade de se gerar rendimento financeiro de cada componente do Sporting. Foi por isso que quando analisei as contratações do último ano e meio, não achei uma análise suficiente se não computasse (i) verba de transferência, (ii) salário, (iii) minutos de utilização, (iv) preço por minuto, (v) verba recebida aquando da saída, etc.

    Sem estes elementos, qualquer análise que se limite a enunciar listas de contratações é coxa e - como tal - desprovida de sentido. Por exemplo, faz sentido ao Sporting contratar um Desmarets (que tem 30 anos)? No contexto actual, sim - porque seria para alinhar a titular e porque a juventude do restante plantel permitiria absorver este custo afundado. Em 2000/2001 não faria sentido nenhum, não só porque havia o Rui Jorge, mas porque a idade média dos jogadores do plantel era elevada. E mesmo assim contratou-se o Dimas...

    Esta questão do custo de oportunidade e do "quem paga o salário a quem?" é uma questão que me preocupa desde 1997/1998, quando saiu o Simão. É também uma questão de equilíbrio e razoabilidade dentro do plantel. Que moral teria um Pedro Barbosa para ter superioridade sobre um Simão, um Viana ou um Quaresma, quando foram estes 3 que permitiram que ele recebesse as fortunas que recebeu enquanto esteve no Sporting? O Sporting andou muitos anos a vender jovens promissores para pagar os salários dos consagrados que jamais iriam a algum lado. Esta lógica só tinha que estar errada.

    E se percebo o que diz do Duscher, o que gostava era de ter visto o Sporting a segurar um Quaresma, CR9, Hugo Viana o tempo suficiente para serem eles a dar experiência ao Nani, ao JM28, ao MV24... Sabendo que é difícil, colocar o Sporting na posição de vendedor obrigatório tornou-o impossível.

    ResponderEliminar
  14. Eu por mim venderia Miguel Veloso, Moutinho e Liedson se fossem por valores interessantes, vender por vender não. Com as voltas trocadas a banca, hoje damos 80% da venda a banca para pagar a divida, eu daria 20% a banca e os outros 80% para apostar no aumento de qualidade do plantel, com aquisições rigorosas que possam acrescentar qualidade e competitividade ao grupo, e continuar a apostar forte na academia mas com uma equipa de qualidade em que esses jovens pudessem se inserir.

    ResponderEliminar
  15. Algoncalves,

    Reparaste na campanha neste defeso "Levem o MV que ainda oferecemos um faqueiro", patrocinada pelo SCP e pelo "O Jogo"? Ainda bem que ninguém quis o faqueiro (sim, porque já cheguei a ler que o MV é um jogador banal...) ;)

    ResponderEliminar
  16. PLF e Nelson,

    Não abordei o tema de deixar sair os jovens cedo demais e prender outros, mas num artigo que escrevi para o Sporting Apoio, falo exactamente dos binómios investimento-resultados:

    http://www.sportingapoio.com/noticias/dentro-das-nossas-possibilidades-cronica-de-hugo-malcato-para-sportingapoio-com/

    ResponderEliminar
  17. Sem querer fugir ao tema do post, e uma vez que é pertinente a observação do Nélson, devo dizer que não acredito na venda do Liedson. Em 1º lugar porque não há quem assuma a decisão, ainda por cima sem haver sucessor à vista. em 2º lugar porque não vejo quem possa estar assim tão interessado num jogador com a sua idade e a dar o valor alto que necessáriamente o clube teria que pedir por ele. Isto é o mesmo que dizer que o mercado de Liedson é inexistente ou muito restrito. Por outro lado não me parece que Liedson tenha o perfil de se assumir como um símbolo do Sporting, pelo menos não mais do que outros que o poderiam encarnar e quiçá com uma ligação mais longa ao clube, com por exemplo Venâncio, ou outros.

    Seja como for a susbtituição de Liedson é necessária porque o seu melhor rendimento não é expectavel que se mantenha "ad aeternum". Já Vukcevic cada vez me importaria menos com a sua saída porque me parece ser cada vez mais difícil vê-lo com o rendimento que parecia estar ao seu alcance. Já Veloso e no seguimento da filosofia do Nélson, faria sentido deixá-lo crescer, ganhando nós com isso. Daqui a 2 anos o Miguel terá 26 anos, bem a tempo de fazer o contrato da vida dele.

    No fundo, e como é observado pelo Nelson, esta tem sido a filosofia da gestão de PdC, fazendo crescer os jogadores para depois os vender pelo melhor preço.

    ResponderEliminar
  18. Algonçalves:
    Segundo "Abola" a intervenção estava prevista para a pargem do campeonato.

    ResponderEliminar
  19. Já agora...

    Qualquer investimento financiado exclusivamente com receitas futuras comporta o risco do desastre. O desastre não é o Sporting tornar-se o Belenenses, o desastre é o Sporting tornar-se a Fiorentina ou o Leeds.

    Todos aqueles (suficientemente básicos) para achar que dinheiro gera dinheiro, não percebem que o dinheiro também pode gerar pobreza. A única coisa que ter dinheiro oferece é capacidade para investir. E qualquer investimento é um risco. Não há nenhuma actividade que esteja imune ao risco.

    E, note-se e pense-se bem sobre o assunto, o Sporting não tem dinheiro.

    ResponderEliminar
  20. Vejam bem os profissionais que geram o nosso clube. Emprestamos o andre santos ao leiria e se o quisermos agora em janeiro temos que pagar o que o leiria quiser. Ninguém foi capaz de salvaguardar os interesses do SPORTING. Outra dos incompetentes que lá andaram. Fizeram um pré acordo verbal que entre o barbosa e o leiria para o carlão. Só que esse acordo verbal não é válido e agora pedem pelo carlão a módica quantia de 4 mihões.Só de pensar que o manuel fernandes punham o carlão no principio da época quase de borla até dá para chorar.Agora nem carlão nem liedson e continuamos a ser gorvernados pela incompetência . ATÈ QUANDO..??

    ResponderEliminar
  21. Caros amigos:

    Qt ao tema em discussão e correndo o risco de me repetir diria que:

    Primeiro) não tenho gdes expectativas, pq não julgo JEB capaz de gde golpes de asa. Não o vejo com estaleca para tal. A não ser q se apoie em alguém verdadeiramente conhecedor. Será o CC? E sendo CC, será este suficientemente conhecedor???

    Segundo), para contratar em Janeiro terá que, forçosamente se ter em conta a opinião de CC. Como tão bem questiona o JVL, e este é para continuar após Junho? Se não for e o próximo treinador eventualmente não gostar dos 'reforços', faz-se o quê com eles?

    Terceiro) Nc há dinheiro para nada. Só agora com a equipa afundada na classificação é q o money surge? Sé é para gastar façam-me o favor de contratar alguém que, sem ponta de qsq dúvidas, se imponha como titular. Para isso terá que possuir qualidade inegável. Dessa forma aceitava o investimento, pois antecipavam-se alguns meses de adaptação ao campeonato nacional no caso do reforço ser estrangeiro.

    Quarto) Para comprar com qualidade, e visto que o carcanhol não abunda, terá q, obviamente, comprar pouco e para as posições realmente carenciadas. Assim sendo, comprem-me a porra DE UM LATERAL ESQUERDO (OU DIREITO) EM CONDIÇÕES, sff! Se a isto se somar mais alguém de inegável qualidade será ouro sobre verde... Será dado o tal golpe de asa em que não acredito muito.

    Quinto e ultimo) Boas Festas a todos! Que 2010 seja, desportivamente falando, incomparavelmente melhor que esta miséria de ano velho. Para isso que a(s) aposta(s) de Janeiro seja(m) efectivamente acertada(s). Estou msm fartinho de 2009, Chica!. :)

    Abraços! SL!

    ResponderEliminar
  22. Nelson, só acrescentar que esta minha discordância é exclusiva para o Liedson, não há jogo que passe sem que afirme baixinho, temos de fazer deste homem campeão nacional, concordo com toda a filosofia de gestão e nada teria a opor a ter vendido Liedson em 2005/2006 por exemplo.

    Estou consciente que o seu rendimento vai baixar, mas como símbolo não tem (infelizmente) neste momento paralelo e não acho aconselhável fazer algo neste momento que aumente a depressão.

    Jvl, as vagas que se estão a abrir (dispensas) são do meio campo para a frente, logo o reforço previsível será nesse sector. E concordo o que nos falta são golos a defesa sendo limitada tem segurado as pontas.

    Vender Veloso e Moutinho antes do Mundial só pela cláusula de rescisão.

    ResponderEliminar
  23. Virgilio, sobre contratações na minha opinião o treinador só devia opinar sobre quais as posições que pretende ver reforçada e porquê. Eventualmente dar uma opinião sobre um nome concreto se já o tivesse treinado.

    Quem tem qualidade trabalha com qualquer treinador, exemplo Matias não será dispensado por ninguém, já Caicedo até o LCampos o dispensava.

    ResponderEliminar
  24. LMGM:
    Agora fizeste-me rir com essa do Luis Campos. Mas depressa me calei: afinal não foi ele que mandou vir o equatoriano, foi alguém que era treinador do Sporting...

    ResponderEliminar
  25. Correcção meu caro LdA: Alguém que era Director Desportivo ;)

    ResponderEliminar
  26. LMGM,

    Apesar das dispensas serem do meio-campo para a frente, continuo a dizer o que dizia na pré-época: temos que reforçar a defesa. As laterais são uma miséria. Ainda que marquemos poucos golos, este sector é na minha opinião, prioritário.

    Todos,

    Não tenho orgulho nenhum nesta questão Caicedo mas: eu não disse?

    E abertas as saudações pelo amigo Virgílio: Boas festas a todos e que 2010 seja melhor que este ano. Em termos desportivos, não será difícil ;)

    ResponderEliminar
  27. LMGM:

    Se o treinador só vai opinar sobre a posição q pretende ver reforçada, significa que o JEB não se apoiará em CC para contratar. Resta-me rezar para que se apoie em alguém que saiba msm da poda, pq se for ele a dicidir... Enfim, q seja o q o menino Jesus (o que nasceu há 2009 anos) quiser e o q o São Nicolau nos ponha na chuteira! :)

    Abraço.

    ResponderEliminar
  28. Vender Liedson?

    Dass... Era só o q me faltava.

    ResponderEliminar
  29. "...pq se for ele a dicidir"

    "...pq se for ele a ESCOLHER"


    Claro q a decisão final será sp da responsabilidade do presidente! :)

    ResponderEliminar
  30. Oi malta. Apenas para vos desejar boas festas e um próspero ano novo.

    Metendo a minha colherada, quero concordar com o Virgilio no que diz em relação a JEB. O nosso presidente tem que arranjar alguem que pense o nosso futebol rapidamente. Não o vejo com estaleca para essa função.

    Em relação a possíveis reforços lançados pela imprensa, gostei do nome Suazo (chileno). Amigos, não é com Obinas e afins que vamos lá. Chega de refugo.

    Infelizmente, nao se fala de laterais (Abel, consegue ser o pior lateral direito da liga). Pode ser que JEB nos surpreenda e dê o tal golpe de asa que fala o Virgílio.

    Abraço a todos grandes Leones

    ResponderEliminar
  31. Boa tarde a todos, permitam-me entrar a meio da discussão.

    É bastante saudável ver o futuro do sporting discutido desta forma, seriamente, e com amplitude de opiniões, digo-vos que estou bastante farta de certas coisas que tenho lido ultimamente.

    Em relação às comprinhas de natal é, para mim, fulcral esclarecer uma coisa de antemão: CC fica mais que 6 meses ou não.

    Se a resposta for afirmativa então sim, que se parta para as contratações (num sentido mais lato, reforçar o plantel exteriormente) se a resposta for não então espero que não se gaste dinheiro algum.

    Mais concretamente às contratações em si, não tenho uma visão de "embargo" às contratações como o PLF mas por outro lado não acho que se deva, mesmo em caso de permanência do CC, reforçar mais que 3 posições exteriormente.

    A meu ver posições que deverão ser reforçadas:
    Lateral Esquerdo
    Trinco com outras caracteristicas
    Ala/Extremo (qualquer dos lados)

    Mais importante num plantel que está de rastos, é saber o que fazer aos que vão perder o lugar e isso é que sempre me preocupou no Sporting, não a hora de contratar mas a hora de encontrar soluções para os que estão lá

    ResponderEliminar
  32. Virgilio, não renego a importância de conhecer bem o futebol, mas por exemplo a avaliação do Luis Freitas Lobo sobre Cardozo e Purovic é exactamente igual (ambos muito bons).

    Se por um milagre (milagre e profundo erro) qualquer, amanhã, fosse eu responsável pelo futebol do Sporting não deveriam passar muitos dias até todos os empresários de futebol saberem o meu telefone e me ligarem a desejar as boas festas, aproveitando a ocasião para apresentar os jogadores que têm disponíveis, ou saber se eu teria interesse em saber as condições de aquisição de um qualquer jogador mundial.

    No fundo é aquilo que faço quando escolho um fornecedor, vou saber quem representa aquele mercado, o que tem para me fornecer, se tem adequação às minhas necessidades.

    Claro que se eu não for parvo, antes de tomar uma decisão vou também falar com colegas meus, qual a experiência deles com aqueles fornecedores, como ultrapassaram problemas específicos, etc..

    Há sempre erro associado a uma compra, mas com um pouco de cautela ele pode ser muito reduzido.

    ResponderEliminar
  33. LMGM:

    Vejo que ages com prudencia, mesmo num sector que dominas. Resta saber como agirá JEB, num sector q, até ver, demonstrou dominar mal (basta ver as aquisições para a presente época). Que tem ofertas tds sabemos. Resta saber como é q as avalia, nomeadamente qt à análise de risco (financeiro e desportivo, mt bem o PLF em insistir neste ponto) que, obviamente, existe sp na aquisição de um jogador de futebol.

    Olha, vamos esperar pelo que resulta do mercado. Dps cá estaremos nós (directores desportivos /presidentes de bancada) para comentar! ;)

    Para já nem vou ser mt exigente: só peço que as contratações façam sentido. Só isso.

    Sabes que mais? Mt sinceramente, estou ansioso por começar a distribuir elogios...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  34. Até quando vamos continuar a assistir pacientemente a esta palhaçada ???

    http://www.record.pt/noticia.aspx?id=db8aa3df-2430-4568-a1c2-a992e37f11b0&idCanal=00000024-0000-0000-0000-000000000024&h=7

    ResponderEliminar
  35. Ai está o presentinho de Natal da CML para o SCP (tds nós).


    Aquela malta está preocupada connosco, pá! Assim, o JEB já não vai estoirar os €€€€€€ em contratações...

    ResponderEliminar
  36. João Pereira no Sporting!!

    A sic noticias está a avançar com essa novidade, contrato de 4 anos e meio.

    ResponderEliminar
  37. Mais um veneno para andar sempre expulso só porque vai vestir de verde e vemos o caso do carlos martins que enquanto vestiu de verde era sempre expulso e agora só que veste de vermelho tém entradas que nem amarelo leva. Por isso pagamos três milhões de euros por um jogador que vai andar sempre expulso pois os arbitros não facilitam nada ao Sporting. estamos cá para ver.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (7) 40anosdisto (4) 8 (69) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (112) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (84) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (5) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (7) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (95) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (5) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (4) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (23) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (107) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (30) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (20) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (13) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (4) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (4) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)