quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O PREC (processo revolucionário em curso)


Não é a vitória em Setúbal que devolverá o sorriso aos Sportinguistas, está visto. Volto à pergunta de há dias: será legítimo ou até justo esperar muito mais, em tão pouco tempo? Não sendo eu um exemplo de optimismo, não me parece porém justificado que não se vislumbrem progressos na manobra colectiva da equipa. Não é a evolução ainda suficiente e muito menos a necessária, bem sei, mas julgo que o que deve ser destacado é que parece haver estratégia e método. Se ela é a adequada e oportuna teremos que aguardar.

Onde vejo eu progressos no jogo de Setúbal, onde, é unânime, a prestação da equipa foi até de baixa qualidade? i) na atitude da equipa perante o jogo, diferente da apatia geral anterior, ii) evidenciada em maior dinamismo, maior mobilidade e rapidez de execução iii) procurando uma gestão mais objectiva da posse de bola, abdicando da excessiva lateralização ou do jogo directo, que eram a marca de água desta equipa.

Mas esta equipa tem limitações que a impedem de estar à altura da ambição dos Sportinguistas. Para já está coxa, como muito bem aqui foi escalpelizado na caixa de comentários, no post anterior. Com Caneira e Veloso a ala esquerda fica demasiado curta e lenta, sem ninguém que apoie com movimentos para o interior em apoio a Liedson ou consiga dar largura e profundidade pela linha. Continuo a pensar que não há, neste momento, no plantel ninguém capaz de suprir esta falta. Se Veloso até pode fazer de lateral-esquerdo, perdendo-se talvez o nosso melhor trinco, não vejo quem nos dê comprimento e presença ao longo da ala, nos diferentes momentos do jogo.

Por outro lado falta potência ao ataque do Sporting. Liedson queixa-se de isolamento com alguma razão, tenho que conceder. Revendo o jogo, e à excepção das bolas paradas, uma equipa com ambições não pode ter tão pouca gente na frente, em particular nas zonas de finalização. Assim se explica que, apesar dos 60% de posse de bola e ter atacado, o Sporting continua a rematar pouco à baliza (40 ataques/12 remates, mais de 30 minutos sem rematar) e a gozar de poucas oportunidades de marcar. É aqui que reside o grande problema neste momento de Carvalhal e não vejo como possa ele ser resolvido sem ida ao mercado. O regresso de Djaló abrirá uma porta, porém sem a fiabilidade necessária. E é no mínimo inquietante perceber que um impedimento de Liedson terá que ser suprido por Caicedo, Postiga ou Saleiro.

Até no futebol é muito mais fácil de destruir do que construir. Como se percebeu no derby e nos restantes jogos, há ordens para encurtar distâncias entre a defesa e a linha média, um dos calcanhares de Aquiles do sistema anterior. Não é por acaso que ao longo desse período apenas um Veloso acima da média se conseguiu aguentar, tendo aí perecido Custódio, Paredes e Rochemback. E embora isso tenha sido conseguido inicialmente, ficou evidente em Setúbal que, com o resultado pela diferença mínima, foi fácil cair na tentação de recuar excessivamente. Apesar da bipolaridade de Polga, só o tempo e os bons resultados poderão dar a confiança para saber viver com os calafrios nas costas.

Fala-se hoje em revolução no plantel. Não creio que seja útil, nem muito menos necessária, ou até que vá acontecer. Há já uma revolução em curso, nos métodos e na forma de jogar e é necessário perceber com rigor quais são as limitações para o sucesso. Mais do que mexer muito, é preciso ser criterioso nas escolhas.

28 comentários:

  1. LdA,

    "Revendo o jogo, e à excepção das bolas paradas, uma equipa com ambições não pode ter tão pouca gente na frente, em particular nas zonas de finalização."

    Este é um aspecto que não vem de agora. É frustrante ver que nas ocasiões em que recuperamos a bola e lançamos o contra-ataque, temos normalmente 2,3 jogadores apenas. O espaço entre sectores é algo que vem de trás e que julgo que ainda levará algum tempo a ser resolvido.

    Quanto à profundidade da equipa, e tendo em conta que esta seja feita com clarividência e qualidade, tirando Izmailov - principalmente - e Vuk - menos - não vejo nenhuma solução. Pereirinha está novamente em baixo - se por um lado nos confere profundidade, várias vezes é inconsequente - e do Djaló já sabemos o que esperar: perdas de bola, controlo deficiente da mesma e muita correria.

    Quanto à revolução em marcha, tenho algumas perguntas:

    - quem será responsabilizado pela vinda de Angulo e, possivelmente, Caicedo, agora que este se apresta a partir?
    - sendo Carvalhal um técnico para 6 meses com opção para o futuro, será correcto dispensar e contratar jogadores segundo o seu sistema, se nem sequer temos a certeza que continuará na próxima época?
    - não deveria a Direcção clarificar os adeptos e sócios, tendo em conta tudo isto?
    - caso Carvalhal não continue, serão os jogadores contratados/chamados durante a sua passagem, dispensados/emprestados?

    ResponderEliminar
  2. Celebra-se hoje o Dia Mundial Contra a Corrupção

    http://oantilampiao.blogspot.com/2009/12/dia-internacional-contra-corrupcao.html

    ResponderEliminar
  3. caro jvl, mas isso é o que acontece quase sempre quando se muda de treinador. Jogadores novos, dispensas... não é só no Sporting. Estou convencida de que se o Carvalhal vingar, renovam-lhe o contrato... onde é que está o espanto? Andámos tantos anos nisso: despede treinador, contrata treinador, dispensa jiogadores, contrata outros. Não funciona? Despede treinador, contrata treinador, dispensa jogadores, contrata outros. Continua sem funcionar?... mas pensei que fosse disto que o adepto sportinguista tinha saudades: das constantes nocvidades, corrupio de caras novas, de seis em seis meses, de 12 em 12...

    ResponderEliminar
  4. E é no mínimo inquietante perceber que um impedimento de Liedson terá que ser suprido por Caicedo, Postiga ou Saleiro.

    LdA...a mim não me inquieta que Postiga entre em campo sem Liedson, penso mesmo que é o que está a precisar para recuperar confiança. Será que estou a ser benevolente ou ingénua quando acho que Postiga pode dar muito mais do que aquilo que se viu até agora?

    ResponderEliminar
  5. Dina,

    lamento dizer-lhe, mas é ingenuidade. O HP23 não irá mostrar mais do que tem mostrado até agora. Falta-lhe vontade de aprender o que faz mal, por isso foi dispensado pelo Jesualdo e pelo Co Adriaanse.

    Ana,

    vê algum problema em dispensar jogadores que não são bons nem para o presente, nem para o futuro do clube (como o FC11 e o MA17)? Se sim, diga-nos porquê. Bem sei que foram exigências do seu adorado Bento XVII, mas olhe que ainda pode voltar a ter a alegria de os ver jogar juntos. Basta que o PB encontre clube e insista outra vez em contratá-los.

    JVL,

    faz uma observação muito pertinente.

    Vamos ser inocentes e acreditar que - depois das trevas - no Sporting se assumiu que não pode ser um trio de amigos a projectar o futebol do Sporting, à conveniência de cada um. Vamos acreditar que se passará a pensar o Sporting para o futuro, independentemente dos desejos do seu treinador. Vamos acreditar que o diagnóstico das necessidades da equipa é feito por uma estrutura e projectado para o médio e longo prazo e não para suprir os desejos pontuais de um treinador.

    Vamos acreditar que no Sporting se percebe que não é o corrupio de jogadores que faz equipas e ganha campeonatos, mas a gestão racional dos recursos e o aproveitamento das mais valias.

    Vamos também acreditar que não faz sentido fazer revoluções, muito menos a meio da temporada e que o que faz sentido é explorar as melhores características de cada jogador que compõe o plantel.

    Porque se não for esse o caso, aqui estaremos para criticar.

    Leão de Alvalade,

    Estamos de acordo e, como resulta dos posts anteriores, apenas em desacordo em relação à utilidade do YD20. Acho sinceramente que é neste sistema de jogo que evidenciará as suas melhores qualidades. E prefiro acreditar nele do que enterrar dinheiro num qualquer Cristiano. Porque ser-se talentoso com a bola não significa ser-se jogador para o Sporting e - YD20 como outros - tem uma escola que não está ao alcance de todos.

    É preciso um lateral esquerdo apenas. E dispensar o LG18. Porque o AM55 é bem melhor que ele.

    ResponderEliminar
  6. JVL,

    esqueci-me desta: vamos acreditar que - depois das trevas e de fazer aquelas continhas de somar e dividir - o Sporting volta a estruturar o seu futebol profissional de acordo o modelo de jogo que pratica nos seus escalões de formação e que, nessa medida, tem de corrigir alguns erros do passado.

    ResponderEliminar
  7. Leão de Alvalade,

    já agora, não me assusta nada ter o CS9 como único avançado.

    Pode não ser brilhante como o L31, mas posso assegurar que oferecerá outro tipo de soluções para jogar como referência ofensiva. Como avançado conhece bem os terrenos que deve pisar no 4-3-3 e parece-me que se colocará melhor e decidirá melhor que o L31 para jogar no centro sozinho. Isto permitirá ligar os sectores porque ainda falta muito ao Sporting - como ontem referia a propósito do MF14 - colocar a bola no centro.

    Já o HP23 oferece outras soluções, que não gosto tanto, mas não achávamos o ataque do FCPorto uma nulidade quando jogava em 4-3-3 e ele era a referência ofensiva...

    ResponderEliminar
  8. senhor plf, não lhe dirigi a palavra, nem sei para que é o Bento chamado à conversa. Get over it!

    ResponderEliminar
  9. Ana,

    "pensei que fosse disto que o adepto sportinguista tinha saudades: das constantes nocvidades, corrupio de caras novas, de seis em seis meses, de 12 em 12..."

    Pensou, como é seu apanágio, mal.

    ResponderEliminar
  10. Cara ana,

    O PLF percebeu o que eu quis dizer. Aconselho a leitura do seu comentário das 13:29.

    ResponderEliminar
  11. LdA:


    PREC? Por acaso até acho que foi um período bastante conturbado… :)


    Mas concordo com a ideia de q faz falta uma 'espécie' de 25 de Abril no SCP… uma ‘revolução’ à portuguesa: pacifica, sem mts ondas ou tiros e, a haver sangue no plantel, que seja novo mas com qualidade. Qualidade que Alcochete até tem garantido com assiduidade.

    Só é necessário quem faça bem o papel dos capitães…

    Corroboro esta opinião do PLF: "É preciso um lateral esquerdo apenas. E dispensar o LG18. Porque o AM55 é bem melhor que ele." Têm pc dinheiro? Gastem-no num lateral esquerdo, volto a repetir, 'comme il faut'!

    Abraço e até logo!

    ResponderEliminar
  12. JVL:
    Para mim era simples e à PDC: acabava de imediato com o suspense e declarava o contrato válido até final da proxima época ou então ficava tudo como está, aguardando novo técnico. Temos plantel mais que suficiente para ficar em 4º lugar, que seria o máximo exigivel face ao que CC encontrou.

    Ana:
    Vejo que não tenho o perfil tipo que preconizas para o adepto Sportinguista. Novidades, novidades nem as do Continente e corrupio, tipo bailinho, na Madeira é melhor, com sol em condições.

    Dina:
    Como sabes eu também acho que Postiga pode fazer muito melhor do que tem feito, o que se aplica neste momento a quase todos os jogadores do Sporting. No actual sistema com apenas um avançado referência na frente, teria que haver um Postiga a sério, coisa que ainda não se viu por Alvalade.

    PLF:
    O que se tem visto leva-me a duvidar "que o diagnóstico das necessidades da equipa é feito por uma estrutura e projectado para o médio e longo prazo e não para suprir os desejos pontuais de um treinador." Basta ver o caso do Rabiu para perceber que a sua renovação estará mais dependente do parecer de CC, também ele em provas, do que de uma visão estruturante do Dep. de Futebol.

    Não estamos assim tão em desacordo em relação ao Djaló, uma vez que é fácil de perceber que um jogador com as suas qualidades beneficiaria e seria beneficiado neste sistema. O que me leva a desconfiar é as suas debilidades, já aqui faladas entre nós, como o controlo de bola e definição de passe. Poderá um jogador com 24 anos corrigir algo que devia ter sido feito de berço?

    Quanto ao Cristiano digo muito claramente: no Sporting não joga ou não devia jogar qualquer um. O comportamento do jogador com o clube que lhe deu notoriedade e faz um enorme sacrificio para lhe pagar os vencimentos é inqualificável. Não precisamos disso no Sporting.

    ResponderEliminar
  13. LdA,

    Exacto. Ou o JEB punha os pontos nos ii's (Carvalhal técnico para a próxima época) ou não se mexeria (muito) no plantel. A não ser, claro, que houvesse a hipótese de fazer um excelente negócio ou que o SCP passasse a fazer contratações com objectivos de médio/longo prazo.

    ResponderEliminar
  14. Já li, jvl, já li. Tu é que não deves ter lido, para me estares a recomendar a sua releitura... Sou masoquista só a ver os jogos do Sporting desta época. Não sou obrigada a levar com as arrogâncias e más-educações de certos iluminados.

    Boas!

    ResponderEliminar
  15. Virgilio:
    Este não será menos, estou em crer. Os sinais estão aí, é só "lê-los". oa mesmos que diziam que, com este plantel, era impossível fazer melhor, já querem tango e chicuelinas. Eu continuo a pensar que há soluções neste plantel, que temos um meio-campo com qualidade individual acima do que consegue produzir e em nada inferior ao que fomos campeões pela última vez. O pior é o resto... Mas com gente capaz de fazer melhor, sem dúvida!

    ResponderEliminar
  16. Olha, olha, o Jeb a colocar os pontos nos ii's...

    Deixá-lo lá tar caladinho, q assim é q ele tá bem... Não vá começar a por pontos nos cc's... ;)

    SL!

    Tha is I, Virgílio... hehehe... Inté!

    ResponderEliminar
  17. ana,

    Só recomendo leituras e re-leituras de algo que tenha lido previamente.

    ResponderEliminar
  18. Leão de Alvalade,

    O Sporting perdeu a sua "estrutura para o futebol". É evidente que quem decidia no Sporting era o PB e o Barbosa e não havia quem pudesse fazer-lhes frente. MRT era - nesse sentido - uma marioneta dos 2, que o manipulavam para obter quase tudo o que queriam. A inimputabilidade do MRT perante esta dupla diz bem do seu perfil como líder. O Sporting não chorará a partida destes 3.

    Na verdade, com aquele triunvirato, não havia estruturação do futebol a longo prazo que resistisse. A filosofia deles, que constatámos ser uma filosofia ERRADA, estava a afastar o clube da sua essência. PB e Barbosa queriam mudar muito mais no clube do que a sua cultura vencedora ou a sua própria história, queriam mudar o modelo de jogo praticado nos escalões de formação para o adequar à sua concepção própria. Felizmente tivemos um Aurélio Pereira (e um corpo científico atrás) que se opuseram reiteradamente a que isto fosse concretizado.

    Isto para dizer que - face ao enraizamento destes triunvirato na estrutura do futebol - é normal que a programação do médio e longo prazo fosse feita de forma diferente. A obediência a outros princípios - que se esperam sejam impostos de cima para baixo e não pelo CC (como referi no comentário acima) - obviamente conduz à adopção de medidas diferentes.

    Mas há aqui um ponto em que discordamos: a integração do Rabiu no plantel principal não deve ser dissociada da convocatória do Stojkovic. Parecem ser assuntos diferentes, mas a mim não me parece. Não traduz apenas uma diferente concepção do jogo, traduz uma gestão diferente dos casos disciplinares.

    Acresce outra coisa que me parece da maior pertinência: que a integração do Rabiu seja promovida por uma equipa técnica, onde consta o treinador que o orientou durante 2 épocas, José Lima. Parece-me por isso lógico que a aferição da capacidade do Rabiu assimilar as funções (desportivas) necessárias ao mais alto nível seja efectuada pelos actuais responsáveis técnicos, não pela equipa técnica anterior.

    Não sabemos o que dizem os relatórios técnicos anteriores - e eu já exprimi as maiores dúvidas acerca da capacidade do Rabiu jogar ao mais alto nível com os seus defeitos actuais - mas suponhamos que o Lima tinha dado um parecer positivo acerca da integração do Rabiu no plantel sénior e que este, quando tinha sido chamado, não tinha agradado ao PB e respectiva equipa técnica. Não será lógico chamá-lo para aferir isso mesmo: se o Rabiu tem capacidade para estar ao nível dos demais, uma vez que não era o Lima a elaborar o relatório técnico que dizia que ele deveria ser emprestado?

    Tenho poucas dúvidas que o Sporting tenha interesse em renovar com o Rabiu. A questão parece-me que nunca foi essa. As verdadeiras questões são (i) por que preço e (ii) em que condições. O Sporting também tinha interesse em renovar com o Diogo Tavares mas este exigiu ir directo para a equipa principal e nunca se chegou a acordo. Por isso, para que haja renovação, é preciso que, sendo premissa (a) valor técnico, haja acordo sobre o (b) preço e o (c) trajecto profissional.

    No caso do Rabiu há que limitar esse factor de risco no preço, porque é dos poucos jogadores do Sporting que (i) tem muito mercado a nível internacional e (ii) já tem uma experiência no estrangeiro o que, em si, significa que lhe é mais ou menos indiferente emigrar novamente. O mesmo não aconteceu, por exemplo, com o AS6 que cogitou ir para o Chelsea e voltou também por causa da possibilidade de não vir a adaptar-se àquele futebol.

    ResponderEliminar
  19. (continua)

    Quanto ao YD20, sem que seja o Quaresma para matar a bola na recepção, também não estamos de acordo quanto às dificuldades que - actualmente - evidenciará nesse particular. Se me perguntar se decide sempre bem, digo-lhe que não. Mas acho que decidirá mais vezes melhor que o SV10, é um jogador muito mais colectivo (passa muito mais a bola e mais rápido, ainda que às vezes de forma deficiente), embora não esteja certo se conseguirá oferecer uma capacidade de segurar a bola no flanco para pensar o jogo, para controlar os ritmos do jogo, que é tão necessária. Por isso quereria o Desmarets atrás de si, para mandar nele. Como invariavelmente faz o Cédric aos médios que estão à sua frente.

    A inteligência é a "técnica" mais importante no futebol...

    Com 2 bons laterais - Desmarets e Cédric - YD20/SV10 na esquerda, MI7/BP25 na direita, MV24-JM28(AS6)-MF14(JM28) no centro e L31 na frente, como podemos jogar mau futebol? É com o Valeri, o Meireles e o Fernando que se ganham jogos??

    [pedindo antecipadamente desculpa aos leitores de A Norte]

    Ana,

    Não vejo onde possa ter sido mal educado. É curioso que me qualifique de arrogante (expressão que diz apenas respeito à forma da utilizada para dar a minha opinião e não ao seu conteúdo) e de iluminado (no que se imagina ser um exercício de ironia, mas que reconheceria a verdade material do que digo).

    Na realidade, muito do que aqui (e noutros espaços) se previu veio a acontecer, a despeito da opinião veiculada e da opinião - antes ou depois - não jogar futebol. Os factos estão disponíveis para a interpretação de todos, factos que permitem olhar para o passado, o presente e para o futuro. A forma como se interpretam esses factos e as projecções que se fazem podem ser aferidas. No meu caso, tem encaixado tudo como uma luva no que previa há muitos meses. E não foi porque deixei de ir ao estádio que isso aconteceu. Portanto, arrogante ou iluminado, preocupa-me apenas que não se vejam os problemas evidentes ou que, os vendo, não se faça nada para os evitar. E isto diz apenas respeito à minha opinião.

    A sua temos - todos - dificuldades em perceber qual é. Fiz-lhe uma pergunta à qual, e no seu direito, não respondeu. Mas parece ser da opinião que os sportinguistas gostam é do corrupio das contratações e deveriam era estar contentes. Ora, a mim, isso ofende como sportinguista.

    Mas pior do que isso, tenho a dizer-lhe que - para mim - a opinião não tem sexo. Não sei se "ana" é um acrónimo ou um nome próprio, sei que noto alguma deferência e/ou condescendência pelo facto de parecer ser mulher o que, francamente, acho redutor para as mulheres em geral, que têm igual capacidade para perceber de futebol ou de proceder a um simples silogismo.

    Digo-lhe hoje o que disse há tempos: não polua os bons espaços de opinião com vacuidades. Porque enquanto passarmos o nosso tempo a discutir o óbvio e a ser permissivos com a irracionalidade, perdemos o tempo de discutir o que é importante.

    ResponderEliminar
  20. Dois comentários estragados pela minha net que anda parva...

    Resumindo o resumo, estamos numa segunda pré-época, pelo menos é assim que tenho avaliado o desempenho da equipa nos jogos era-Carvalhal e se os jogadores a adquirir forem de qualidade não há treinador que os dispense.

    ResponderEliminar
  21. Dina:
    Como sabes eu também acho que Postiga pode fazer muito melhor do que tem feito, o que se aplica neste momento a quase todos os jogadores do Sporting. No actual sistema com apenas um avançado referência na frente, teria que haver um Postiga a sério, coisa que ainda não se viu por Alvalade.


    LdA...já leste o meu último post no Leoa Verde?
    Se nós acreditamos que ele é capaz...porque é que ele não??

    ResponderEliminar
  22. Leão de Alvalade,
    Como tu, também eu não sou um incondicional optimista e tenho até alguma relutância em acreditar em francas melhoras para o que resta, embora me procure auto-motivar.
    No "PREC" de Carlos Carvalhal sublinho por baixo o teu raciocínio. Nada de loucuras em aquisições que por norma, e dado o nosso desconfortante sexto lugar pouco acrescentarão, sendo realmente o processo de revolução de mentalidades e de concepção de jogo o melhor e mais seguro passo para um futuro risonho.
    A CC esperam-lhe tempos difíceis. Acredito contudo nele para a mudança positiva, já que tem sido para mim, que fui um céptico quanto a esta entrada, uma agradável surpresa. Até ao momento mais lado comportamental do que pela vertente desportiva, mas mesmo nesta reconheço-lhe capacidade para dar a volta.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  23. Eh pá, peço desculpa pelas minhas vacuidades. Realmente este blogue tem subido muito o nível desde que se regista a presença assídua de vocência. As minhas humildes desculpas por ter dado uma opinião tão descabida. A vergonha cobre-me. A única coisa digna de fazer é retirar-me.

    Queria no entanto aconselhá-lo a não destruir tão valorosa reputação com imbecilidades como "Bem sei que foram exigências do seu adorado Bento XVII, mas olhe que ainda pode voltar a ter a alegria de os ver jogar juntos. Basta que o PB encontre clube e insista outra vez em contratá-los." Não lhe fica bem. A mim, pelo menos, caiu-me muito mal.

    Quanto a responder ou não à pergunta que me fez, teria respondido se tivesse parado a leitura pelo ponto de interrogação. Mas esta minha maldita mania de ler as coisas até ao fim. Ou até onde me agradam, pelo menos, que já nem li o resto, nem faço intenção de o fazer, porque já vi que, apesar de dizer que não preconceito a discutir futebol com mulheres, só o facto de o mencionar, bem como a frase a seguir à pergunta, demonstram que não é bem assim que pensa. Aliás (e desde já peço desculpa se me estou a equivocar), o senhor PLF não escrevia na Centúria?...

    Só para acabar, quando aqui comecei a escrever, foram-me dadas as boas vindas, tendo o autor das mesmas conhecimento sobre a forma de estar de quem ele estava a acolher, por já me conhecer de outras paragens. Mas realmente os tempos são outros, e neste momento só se toleram conversas a sério e cheias de conteúdo. Lamento não preencher os requisitos para frequentar tão sóbria casa.

    Cumprimentos a todos, e boas discussões. Vou passando de vez em quando, para aprender alguma coisinha...

    ResponderEliminar
  24. Ana,

    não tenho preconceitos em discutir futebol com ninguém. Faço-o muitíssimo com a minha mãe, que não será menos sportinguista que a Ana, e que é doutorada em Educação Física. E sim, escrevia na Centúria.

    Agora, se em vez de tentar interpretar o que vai na minha cabeça acerca da capacidade das mulheres discutirem futebol, nos esclarecesse o que é que isto adianta: "Andámos tantos anos nisso: despede treinador, contrata treinador, dispensa jiogadores, contrata outros. Não funciona? Despede treinador, contrata treinador, dispensa jogadores, contrata outros. Continua sem funcionar?... mas pensei que fosse disto que o adepto sportinguista tinha saudades: das constantes nocvidades, corrupio de caras novas, de seis em seis meses, de 12 em 12...". Em que isto é construtivo?

    E mais, se faz honra a esta casa que a acolheu, como eu, diga-me por favor onde é que A Norte de Alvalade se pedem revoluções, se pedem jogadores sem critério, se pede uma acção irresponsável e contratações para distrair.

    É a minha opinião, mas se há muita crítica irresponsável, nenhuma se encontra em A Norte de Alvalade. Esse perfil de sportinguista que enunciou não encaixa nos destinatários da sua mensagem. E ainda fica ofendida com isto: "em sei que foram exigências do seu adorado Bento XVII, mas olhe que ainda pode voltar a ter a alegria de os ver jogar juntos. Basta que o PB encontre clube e insista outra vez em contratá-los"?? Ponha a mão na consciência.

    Não falo por ninguém neste blog de que gosto muito, mas que não é meu. Sei, pelo que veja, que admite todo o tipo de participações. As mais e as menos elaboradas, as mais e as menos instintivas. Mas não é espaço que acolha comentários meramente destrutivos, porque não é esse o perfil das pessoas que aqui comentam. Insultar, sem sequer fundamentar, não vale nada.

    Termino dizendo que a falsa modéstia, pela mensagem dissimulada, é bem pior do que a arrogância. Eu aprendo muito de todos os que por aqui (e ali) escrevem.

    Peço desculpa aos editores do blog se fui demasiado frontal, sugiro uma sanção semelhante ao período de inactividade da Ana.

    ResponderEliminar
  25. ANA:
    As boas vindas ainda se mantêm, são genuínas e não resultado de qualquer formalismo. A tolerância permanece também igual, como poderás verificar na resposta que te deixei mais acima. O espirito aqui é o de sempre, mas se quiseres apontar falhas garanto-te que acolherei com fair-play e sentido de auto-critica. Farás desta postura o que bem entenderes, parecendo-me, pelos últimos comentários, que quem mudou de opinião e postura foste tu.

    No resto, concordo quando afirmas, mesmo que com ironia, que este blogue beneficia em muito com os comentários do PLF. Este ou qualquer outro que tenha a mesma sorte que nós. Por várias razões, vou apontar 2, que me ocorrem de imediato:

    1) Porque sabe do que fala e fundamenta de forma coerente as suas ideias. E há poucos que falem sobre o Sporting com o seu conhecimento de causa.

    2) Tendo o PLF dos melhores blogues sobre o Sporting ou sobre o futebol em geral, tem a deferência de partilhar connosco as suas ideias, coisa pouco vulgar na blogosfera.

    Da parte que me toca fico-lhe agradecido e vejo-me obrigado a fazer-lhe essa justiça pelo teu comentário.

    Na verdade o PLF só me causa "dificuldades": vejo-me obrigado a concordar com ele muitas vezes e quando não concordo com ele tenho que fundamentar bem as minhas afirmações. O mesmo que aliás sempre fiz contigo, como convirás.

    Se a presença do PLF muda alguma coisa neste espaço parece-me que é para melhor, não impedindo os demais de aqui deixarem a sua opinião, como aliás tem acontecido.

    ResponderEliminar
  26. senhor plf, quanto à primeira parte do meu comentário, o que de construtivo ele encerra, digo-lhe que o mesmo que a actuação das sucessivas direcções anteriores a Roquette fizeram, na vertente desportiva, atenção, que na financeira não falo. Daí ir buscar os corrupios e as caras novas, que parece ser disso que o adepto sportinguista gosta, como, de resto, o dos outros clubes. Quando me refiro ao adepto sportinguista não me refiro ao adepto que escreve no A Norte de Alvalade, nem a si, para ficar tão ofendido. O leaodealvalade foi bem menos agressivo do que o senhor para dizer que não se encaixa nesse perfil.

    Quanto às dispensas, não, não concordo com elas já, ao fim de três jogos do novo treinador, sem quase lhes ser dada oportunidade de jogar de acordo com as ideias dele. O Angulo não se enquadra num esquema de extremos? Nunca viu o Angulo jogar? O Caicedo não se enquadra num esquema de extremos? Com um porte físico daqueles? Já o viu jogar de cabeça? Eu não. Talvez porque até aqui ia tudo pelo meio e não havia centros para a grande área. Com extremos, é capaz de acontecer mais vezes. Porque não dar-lhe uma oportunidade. Peço desculpa, ,mas isto parece-me um bocado querer apagar tudo o que foi feito esta época e começar de novo. Só que a época já vai adiantada, e não me parece assim tão boa ideia recomeçar do zero.

    Quando diz que a Dina é ingénua por pensar que o Postiga não é tão mau como o pintam e gostava de o ver jogar sem Liedson, não estará a impor a sua visão como verdade absoluta? Também eu defendo experiências: uma dupla Saleiro/Postiga, por exemplo. Porquê estarmos sempre reféns da boa forma do Liedson, que joga quer esteja em alta ou em baixo de forma? Porquê esta insistência? Está acima de todos os outros? Quer dizer, o senhor não marca, mais ninguém marca, porque tudo está habituado a endossar-lhe tudo o quie seja bola para rematar, e por consequência, o Sporting vai empatando, perdendo... pode explicar-me o porquê de o Liedson ser intocável?

    Não tenho o dom da palavra nem pachorra para escrever textos muito extensos como vossa excelência. São muitas as ideias que me vêm à cabeça, e acabo por me dispersar. Gostava de ter poder de síntese, que não o tenho.

    Quanto a este blogue, admite todo o tipo de participações, sim. O senhor é que não. Como diz o outro, já fui feliz aqui. Agora, não posso "abrir a boca" sem levar logo com o plf. Se é meu apanágio não saber pensar e só dizer disparates, faça-me o especial favor de passar à frente num próximo comentário que eu faça. Poupa tempo e poupa-me arreliações. Não custa nada, vai ver. Eu passo por cima de muito do que diz...

    E não tem de pedir desculpa a editores nenhuns, nem propor "punição" nenhuma. Deixe-se disso. Ou está à espera de defesa?

    ResponderEliminar
  27. Ana,

    A minha única preocupação é de que um blog que não é meu perca um leitor e um participante (e eles são necessários para a vida e para a saúde de um blog) por minha causa. Este blog tem 10xs mais visitas que o meu o que diz simplesmente que é 10xs melhor. E por ser um espaço que me habituei a ver de referência, não o quero colocar em causa de nenhuma maneira.

    Não precisava de defesa, precisava apenas da confirmação de que a nossa presença continua a ser bem-vinda (pois estava certo que seria a de ambos).

    Mas confesso ser pouco tolerante com as verdades rápidas e simples. O tipo de generalização que fez - a que respondi com uma pergunta em concreto, sobre qual o problema da dispensa do FC11 e do MA17 - conforme acima referi, não é apenas inútil, é também provocatória. Se não o percebeu, reflicta um pouco sobre isso. Porque aqueles a quem acusou tantas vezes de serem incendiários e provocadores da desgraça futebolística do Sporting (apesar de nunca ter reconhecido qualquer relação causal), são aqueles que hoje se aprestam a oferecer condições e margem, sem excessos, a esta nova estrutura para trabalhar. Como salientou o Leão de Alvalade, não me parece que tenha sido eu (ou ele) a mudar de postura.

    Quanto ao comentário relativamente à Dina, não o consigo compreender: foi a Dina (que acredito não se terá sentido ofendida) que nos sugeriu uma resposta A (serei eu benevolente ou ingénua) ou B (não serei eu benevolente ou ingénua). De qualquer das formas, e aproveitando para responder ao seu comentário sobre o L31, se desta vez quiser ler-me, acima refiro que não me choca nem me assusta ter o HP23 ou CS9 como únicos avançados.

    Já diferente é achar que se tem de dar oportunidade para jogar para se tomarem decisões. Há uma enorme diferença entre nós (adeptos) constatarmos que um jogador não tem qualidade e eles (técnicos) o constatarem. Se eles o constatam ainda que não os ponham a jogar, podemos acreditar - embora o Varela sugira que nem sempre é esse o caso - que sabem mais do que nós e não precisam de nos fazer a demonstração.

    Relativamente ao FC11 e ao MA17, parece-me que a explicação - como sempre - vai um pouco mais além da embirração com o ex-técnico ou de tentar recomeçar tudo do zero. Passa (i) pelos salários que auferem (estão entre os mais caros e ficariam entre os menos utilizados), (ii) pela mudança de modelo de jogo passar a contemplar um único avançado (L31, HP23 e CS9 oferecem 3 soluções distintas para a posição) e (iii) porque para os extremos, pela esquerda e pela direita já parece haver 4 soluções (YD20, SV10, MI7 e BP25). Todos são jogadores que (iv) pertencem ao clube e que (v) poderão gerar mais-valias no futuro.

    É livre de achar que estes factores, quando postos em equação com aquilo que o FC11 e o MA17 poderiam oferecer à equipa, não justificam a sua dispensa. Eu acho que sim, mas a minha opinião é parcial, porque desde o início disse que não se justificava sequer a sua contratação. Para mim, é um ajuste natural em função da qualidade dos jogadores, qualidade que também é função do dinheiro que o Sporting tem para pagar por eles.

    (continua)

    ResponderEliminar
  28. Por último, acho que em vez de desvalorizar os sportinguistas que pedem revoluções no plantel - e eu também desvalorizo - deveria valorizar aqueles que (desinteressadamente) se dedicam ao clube e apontam soluções minimamente exequíveis. Valorizar não significa estar de acordo, significa aceitar as opiniões como válidas e fundamentadas, ainda que se oponham à convicção pessoal quanto a determinada situação.

    No início da temporada propunha que o Sporting reduzisse substancialmente o seu orçamento, apesar de saber dos orçamentos dos rivais e não gostar nada de ver o Sporting perder. Mas também não quero ver o Sporting a patinar na lama durante mais anos, porque foi a política de contratações irresponsáveis destes últimos 15 anos que nos levou onde estamos. Foi um MILAGRE o Sporting ter tido a visão (e sensatez) de apostar na formação e de ter tido a SORTE - porque nisto há muita sorte - de ter sacado vários coelhos da cartola no que diz respeito à formação de grandes jogadores. Formar jogadores é como escavar em busca de ouro, só se torna rentável quando se encontra um filão e muitas vezes não é nada rentável.

    E, mais do que tudo, precisamos do juízo crítico de todos os sportinguistas para impedir - agora que os anéis já se foram - que isso volte a acontecer. Este debate de hoje é um debate sobre o futuro do clube que - sem querer ser catastrofista - está em causa. Por isso é importante que se discuta com seriedade. Porque isso permitirá igualmente valorizar o que de bom é realizado no Sporting e pelo Sporting, não apenas apontar o que de mal se faz.

    Leão de Alvalade,

    agradeço os elogios que não mereço. Renovo o meu pedido de desculpas.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (7) 40anosdisto (4) 8 (69) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (112) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (84) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (5) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (7) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (95) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (5) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (4) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (23) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (107) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (30) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (13) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (4) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (4) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)