quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

"Ninguém gosta de jogar sózinho"

Tenho a sensação de que no jogo de hoje com os Holandeses, o Sporting jogou em 4-4-2 clássico, voltando a espaços ao losango. Contudo, as declarações de Liedson no fim do jogo, deixam-me algumas dúvidas.

Ninguém gosta de jogar sozinho, é um facto. Também é verdade que na Selecção estão os extremos que o Sporting formou e que hoje desequilibram nos gigantes europeus. Não deixa de ser verdade que para jogarmos no sistema de 4x3x3, são necessários reforços, nomeadamente dois bons extremos. Compreendo portanto a solidão do Levezinho. Não compreendo no entanto, a oportunidade das mesmas, que de certa forma, me parecem infelizes.

O Sporting fez no passado recente, exibições tão ou mais paupérrimas do que esta. Não vi Liedson a proferir tais declarações. O contexto em que as profere é no mínimo estranho, se tivermos em conta a mudança técnica e o pouco tempo que a mesma leva no comando da equipa.

Tempos houve em que se especulou, que num sistema de 4x3x3 Liedson não renderia o mesmo, porque as suas características, carecem de um avançado por perto. Na verdade, só Derlei, embora nem sempre, se pareceu entender com o Levezinho, dado que tanto Postiga, como Djalo, não há maneira de formarem uma dupla estável com o brasileiro, não esquecendo outros avançados entretanto despachados de Alvalade na última meia-dúzia de anos. Seja como for, para mim, isso não faz sentido, porque um bom jogador, joga em qualquer sistema.

Terá o levezinho saudades de alguém?

34 comentários:

  1. Pois é. A oportunidade destas declarações não terão sido as melhores. Com esta atitude Liedson não estará a ajudar muito o processo de recuperação, que mesmo lento, todos ainda acreditamos como possível.
    Não me parece correcta esta atiude de Liedson, mas recuando no tempo algumas vezes, até não nos deverá surpreender muito. Ser jogador de futebol de eleição passa em muito pelas atitudes e pelo profissionalismo, e aí dizem-nos os exemplos vários que ele tem falhado humanamente.
    Um profissional de futebol - ou de qualquer outra modalidade - tem que ter todas estas componentes para ser um CRAQUE!

    ResponderEliminar
  2. Não será caso de perguntar porque não arranjar outros 2 avançados ja que com Liedson ninguém consegue jogar em conjunto e sozinho ele não quer?

    ResponderEliminar
  3. Caro Juvenal,

    Eu também fiquei um pouco perplexo. Estive para nem colocar o post, porque poderei estar a exagerar ou a dar demasiada ênfase às declarações do nosso 31. Mas não me caiu nada bem. Para se ser um Craque é necessário muito mais do que talento.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Leão Transmontano,

    A valia do vosso blog passa por isso mesmo. Opinar de forma apaixonada tudo aquilo que se passa no nosso Clube e ainda por cima com uma visão de quem está longe da vista mas perto do coração.
    Este "caso" Liedson pode atingir foros de preocupante. Aguardemos que seja apenas uma tempestade num copo de água mas não o creio.Declarações destas têm um carácter preocupante e CC bem como a restante estrutura têm que tirar as devidas ilações. Bom senso precisa-se.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Algoncalves,

    O Sporting jogou em losango nas últimas 5 ou 6 épocas, ou seja, desde que o Levezinho está em Alvalade que se jogou nessa táctica que eu até nem desgosto se tiver a dinâmica certa. É natural que haja alguma resistência ou que esteja a ser difícil assimilar novos métodos. mas nada disso justificam certas declarações. Liedson só precisa de estar em forma e confiante. Não precisa de ninguém ao lado. Quantas bolas tem falhado? Veja-se a estatistica... as bolas continuam a chegar lá, ele é que as manda ao lado porque está com falta de confiança.

    ResponderEliminar
  6. As declarações de Liedson, que infelizmente não ouvi em directo mas sim comentadas num programa da RTPN, são verdadeiramente infelizes. Quando parecia que era um dos que tinha a cabeça no lugar, resolve ter um apontamento destes...
    Como digo num comentário ao post abaixo, será possível o SCP viver sem casos? Não me parece fácil.

    E se Liedson não consegue jogar nesta táctica, talvez seja altura de experimentar outras opções no seu lugar. Uma passagem pelo banco não lhe faria mal. Ou terá sido pela ausência de extremos que falhou as oportunidades flagrantes que teve? Terá sido pela táctica não ser da sua preferência que não tem um rendimento muito abaixo do esperado e do que nos habituou? É que tem estado assim há mais de 3 jogos.

    Além de que o Liedson deveria ter muito mais atenção com o que diz. Não só é um dos elementos mais antigos do plantel, como tem telhados de vidro.

    ResponderEliminar
  7. *Terá sido pela táctica não ser da sua preferência que tem tido um rendimento muito abaixo do esperado e do que nos habituou?

    ResponderEliminar
  8. "será possível o SCP viver sem casos? Não me parece fácil."

    JVL, eu diria que é impossível, infelizmente...

    ResponderEliminar
  9. Andámos anos a falar no parceiro do Liedson, temos é que nos preocupar em arranjar um substituto.

    Quantos jogos bons realizou esta época? Bem sei que é dificil neste panorama mas a realidade é que tem feito uma época bastante fraquinha.

    Será má forma ou o fim que se aproxima ?

    ResponderEliminar
  10. FCS,

    A sua substituição será difícil mas é urgente que se acautele essa possibilidade. Gosto bastante do Liedson mas sabemos bem que não ha insubstituíveis no futebol.

    ResponderEliminar
  11. "Andámos anos a falar no parceiro do Liedson, temos é que nos preocupar em arranjar um substituto."

    É preciso pensar nisso quanto antes... o 31 já tem 31... nem é por estas declarações... mas que tenha um fim de leão ao peito e digno do que já fez no clube.

    ResponderEliminar
  12. LT,

    Exactamente. Além de que se tivermos em conta o episódio do substituto do Izmailov, é caso para ficarmos ainda mais preocupados. Arranjar um substituto à altura do Liedson não é fácil, mais difícil se torna com a nossa situação financeira. Não vale a pena tornar as coisas mais difíceis do que já são.

    ResponderEliminar
  13. Agora não me parecem tão graves:

    "A minha vida não está a ser fácil. Já disse ao treinador que não me estou na sentir bem e que melhor colocar algum companheiro que se esteja a sentir melhor. Talvez seja melhor estar um tempo sem jogar, para recuperar melhor. Não me estou a sentir bem e as coisas não me estão a sair bem. Infelizmente não estou a ajudar a equipa com golos. É pensar direitinho e talvez o melhor seja tirar-me da equipa e dar oportunidade aos meus companheiros, se o treinador achar melhor"

    Aqui

    ResponderEliminar
  14. É óbvio que sente saudades de Paulo Bento. E o pior é que eu acho que nós também ainda vamos sentir.

    ResponderEliminar
  15. Sporting sempre,

    Seria um péssimo sinal.

    ResponderEliminar
  16. Acho que os sportinguistas dão muita importância a este tipo de situações.
    Devemos é valorizar o primeiro lugar e a passagem a próxima fase, ainda com um jogo por desputar.
    Em relação ao lieson devi ter estado calado, vamos esperar pelo próximos ep. Para ver com CC e Sá Pinto gerem a situação

    Ass. @leo@

    ResponderEliminar
  17. Muitos julgavam que isto ia lá, como num passe de mágica, com a simples substituição do treinador. Afinal o que se constata é que o fraco plantel está mais habituado e vocacionado para jogar em losango.Para este sistema é urgentíssimo 2 laterais rápidos bons a defender e a subir. Para optar por outro sistema,precisamos de extremos. Ontem Carvalhal teve erros tácticos flagrantes.Tantas aterações num jogo.Assim não dá. Por exemplo: Adrien, bom a destruir e fraco a passar, não pode jogar a construir. Devia ter saído quando fomos à procura do empate. Veloso não pode jogar a extremo, ou é trinco ou defesa esquerdo; Matias descaído para as laterais (?), o Pereirinha que é rápido não podia jogar a defesa-direito? Enfim esta é a minha opinião, de mais um treinador de bancada...

    ResponderEliminar
  18. LT:
    Lamento as declarações do Liedson por permitirem a 1ª página de hoje na bola mesmo ao lado dos 18 milhões para gastar. Como diria Jesus, estas declarações deviam ser feitas no "forno" interno do clube.

    Mas fazem sentido, especialmente no jogo de ontem e neste momento em geral. a) porque Liedson está habituado a jogar de outra forma há muitos anos e não é fácil mudar as rotinas; b)porque joga mais só do que este modelo devia supor, porque não houve, em grande parte do jogo que fizesse o movimento para o interior vindo das laterais ou nas suas costas, para lhe permitir as tabelas ou apoio.

    Por outro lado, prefiro ver nas declarações de Liedson o inconformismo de quem quer fazer mais e melhor por oposição ao conformismo do "dou o meu melhor" ou "fiz o que podia".

    ResponderEliminar
  19. Claro que ninguem gosta de jogar sozinho, principalmente quando se tem um poste ao lado dele a atrapalhar chamado Helder Postiga. Ter 3 centrais para 1 avançado é dificil, principalmente qd um está vestido de riscas verdes e brancas.

    ResponderEliminar
  20. Nem acredito que agora falem mal do levezinho, a quem tanto devemos. Memória curta é coisa que os sportinguistas não têm e eu sou uma delas...pode estar em baixo de forma ou com falta de confiança, mas daí até se pôr em causa o seu valor, não me parece justo.
    Ass: Leoa do Norte

    ResponderEliminar
  21. Não sei se foi da táctica, do treinador, do seu estado de forma ou do estado de forma dos colegas, o certo é que não devia ter abordado o assunto desta forma.

    SL

    ResponderEliminar
  22. LT: ora aqui está um post pertinente.

    Saudades de PB? Já?... Há gente mais papista q o próprio do papa.

    Ponto 1 - concordo q um bom jogador, joga em qlq sistema. De qlq forma é certo q ñ produz o mesmo em tds eles. Há sistemas em q se adapta melhor relativamente a outros. Depende das características individuais q apresenta. Os bons jogadores são flexíveis, mas não são nenhumas máquinas infalíveis.

    Ponto 2 - Tb já me tinha parecido no jogo contra o slb q o levezinho estava mt distante do resto dos companheiros. Tem que se estabelecer ali uma maior ligação entre médios, extremos, interiores, enfim, como lhe quieram chamar e o, no presente caso, ponta de lança. De qlq forma, o 31 não atravessa o melhor momento. Ontem apareceu duas vezes isolado: numa permitiu a defesa do GR a um golpe de cabeça à figura e na segunda oportunidade rematou mt torto... Nos seus melhores dias, tinha marcado pelo menos 1.

    Ponto 3 - Julgo q Liedson sente saudades é de estar mais em jogo. De sentir que participa mais no jogo colectivo da equipa. Não é, nem será, avançado q se sinta bem em estar lá em cima 'à mama' e apenas a concretizar.

    Ponto 4 - Não me parece q a intenção de Liedson fosse criticar assim tão abertamente CC, como as declarações aparentam. É verdade que apenas li a frase e não conheço o contexto em q foi proferida, mas não faz o estilo do levezinho contestar tão despudoradamente o(s) seu(s) superior(es) hierárquico(s). De qlq forma, como é habitual nestes casos, há um gde aproveitamento da imprensa desportiva... uma espécie de revanchezinha pela desfeita do sábado.


    Abraço a tds.

    ResponderEliminar
  23. PG,

    Carvalhal cometeu erros, porque ainda anda a explorar os recursos que tem. Jogamos muitos anos num sistema táctico e agora é torna-se mais difícil a libertação do mesmo. De qq forma, para jogar em 4x3x3 precisamos de reforços com urgência. Aliás, precisamos de reforços seja em que sistema táctico for. Esta é tb a minha opinião e como o meu amigo, tb não passo de um treinador de bancada que apenas quer ver o clube a jogar bem. Abraço

    ResponderEliminar
  24. LDA,

    Concordo com o que dizes. As declarações eram escusadas desde logo pela polémica que podem lançar. Vindas de um jogador mediatico e com o peso de Liedson, já se sabia que a imprensa rival iria explorar o caso. Seja como for, o que me faz confusão é a quantidade de golos que o levezinho tem falhado nas últimas partidas, incluindo as que jogou em losango ainda com PB esta época. Nitida falta de confiança e contrato renovado juntamente com a chamada à selecção, talvez tenham baralhado a cabeça do leve que até aqui parecia mais assente.

    ResponderEliminar
  25. Leoa do Norte,

    No post não falo mal do Levezinho, nem ponho em causa a sua qualidade. Como sócio e accionista do Clube tenho o direito de não achar adequadas as declarações do profissional no fim do jogo nem de ver as capas dos jornais de hoje em função disso.

    ResponderEliminar
  26. Hugo,

    É precisamente isso que eu critico. nada mais. Abraço

    ResponderEliminar
  27. Bom dia a todos:

    Estou ainda estupefacto com as declarações do 31. Se há muito trabalho de recuperação fisica a fazer pelas bandas de Alcochete, psicológicamente este Sporting tem que mudar muito. As declarações do Liedson demonstram um jogador quase em depressão e a pergunta que já fiz no Sangue é esta: como foi possivel deixá-lo chegar a este ponto? Recordo aqui a colaboração que o Tomás Morais iria realizar no Sporting, intervindo sobretudo na área de motivação e avaliação de competências. O projecto foi abortado subitamente. Não seria fulcral retomar o mesmo?

    SL a todos

    ResponderEliminar
  28. Virgílio,

    Ponto 1 - Concordo plenamente.

    Ponto 2 - Nos seus melhores dias, tinha marcado pelo menos 1. Se isso acontecesse nao teria falado no fim do jogo. O Sporting não é a selecção, portanto era escusado vir dizer que na selecção há qualidade nos extremos e no Sporting há pernetas adptados.

    Ponto 3 - Sim, concordo que isso pode ser verdade. Não é um avançado tipo jardel. Jogou foi muitas épocas da mesma forma, sempre com um companheiro ainda que este pouco rendesse a seu lado. É legitimo que o treinador aplique a táctica que melhor entender e não jogar em função de um jogador.

    Ponto 4 - Não havia necessidade de tais declarações. Carvalhal tem 3 jogos!

    Abraço

    ResponderEliminar
  29. "Se há muito trabalho de recuperação fisica a fazer pelas bandas de Alcochete, psicológicamente este Sporting tem que mudar muito"

    Jonhy Green,

    Também a mim me parece que o grande problema está precisamente no factor psicológico. Há mesmo muito trabalho a fazer a esse nível.

    ResponderEliminar
  30. E o Carvalhal já frisou que esse é um aspecto em que está empenhado a melhorar

    ResponderEliminar
  31. Leão Transmontano:
    não me estava a referir a si mas sim ao comentário do "Algoncalves"

    Saudações leoninas a todos aqueles que vivem, sofrem e amam o Sporting

    Ass: Leoa do Norte

    ResponderEliminar
  32. Em casa onde não há pão,todos ralham e ninguém tem razão!
    Este é que é o grande problema,a falta de pão(leia-se jogadores).Podem brincar às tácticas que o grande problema é mesmo a falta de qualidade.

    ResponderEliminar
  33. Também eu reitero: A ingratidão é o pior dos defeitos humanos...
    Criticar Liedson e clamar pela sua saída olvidando tudo o que já fez pelo SCP não pode ser de verdadeiro sportinguista!!! Eu estou-lhe eternamente grato e agradeço o dia em que veio para Alvalade! Viva o LIEDSON!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (7) 40anosdisto (4) 8 (69) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (112) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (84) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (5) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (7) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (95) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (5) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (4) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (23) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (107) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (30) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (20) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (13) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (4) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (4) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)